Como a tecnologia pode tornar a cidade acessível para todos

Wallace Ugulino conversará com os internautas no Diversidade na Rua para debater como os cidadãos podem tornar a mobilidade um direito (efetivo) para todos

Símbolos das deficiências intelectual, visual, física e auditiva, em fundo azul.
Compartilhe:

Coisas simples como a ausência de piso tátil, não podar árvores que se projetam para as calçadas (o que gera um risco para a segurança de pedestres cegos), a falta de rampas e calçadas regulares para o tráfego de cadeirantes, idosos e muitos outros problemas de acessibilidade tornam nossas cidades um espaço excludente, cujas possibilidades de uso prejudicam em muito a mobilidade das pessoas. É necessário compreender quais são os principais problemas, mas também quais são as oportunidades de desenvolvimento tecnológico que nós – enquanto sociedade – devemos aproveitar, independente do investimento público, para que essa realidade se transforme.

Diante desse cenário, na próxima quarta-feira, 29 de junho, às 19h30, o site Diversidade na Rua, da Mercur realizará um Debate Aberto ao público com o pesquisador em pós-doutorado na UFRJ, Wallace Ugulino. Ele conduz pesquisas em computação móvel e wearable, com especialidade em tecnologia assistiva para idosos e indivíduos com deficiência. Wallace criou, em sua tese de doutorado, óculos para pessoas cegas ou com deficiência visual, que fazem o mapeamento e a descrição do local e dos objetos presentes.

“Quais tecnologias um pesquisador como eu deveria investigar para melhorar a mobilidade de cegos? Sabemos que GPS tem uma precisão ainda inadequada para a mobilidade de cegos, mas quais detalhes devemos adicionar para que o conjunto de informações seja mais útil para o pedestre cego, para o cadeirante, para o surdo? Se você foi cadeirante por uma semana, como fez para transitar? Que recursos da cidade lhe foram úteis? Se você é cego e memoriza algum ponto de referência para se encontrar nessa cidade que não te apoia, que pontos de referência são esses? Será que nós, cidadãos, poderíamos mapeá-los com tecnologia para ajudar a tornar a mobilidade um direito (efetivo) de todos?”, questiona Wallace.

Por ser aberto ao público, qualquer pessoa que tenha interesse no tema pode participar do debate. Basta acessar o site (www.diversidadenarua.cc/debate). O formato é como o de um fórum: as questões são lançadas pelos participantes e todas as respostas podem ser replicadas. Para interagir é preciso fazer um cadastro rápido e simples. Também é possível acompanhar os principais momentos do debate pelo Twitter do Diversidade na Rua.

Serviço:

Debate aberto Diversidade na Rua
Tema: Tecnologia para tornar a cidade para todos
Data: 29 de junho
Horário: 19h30
Para participar acesse: http://www.diversidadenarua.cc/debate

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *