Andrea Schwarz

Prazer, eu sou Andrea Schwarz

Publicada em 10 de fevereiro de 2010

É com grande entusiasmo que inauguro meu espaço no Portal Vida Mais Livre, no qual terei uma coluna mensal sobre empregabilidade.
 
Me chamo Andrea Schwarz, sou cadeirante há 10 anos e presidente da empresa i.Social – Soluções em Inclusão Social. Só para situar: a i.Social é um empresa que, há dez anos, atua em favor da inserção profissional de pessoas com deficiência e já incluiu no mercado de trabalho formal mais de seis mil pessoas com deficiência, nos mais diversos ramos e nas mais diversificadas funções.
 
Não sei se todos sabem, mas existe uma lei no Brasil, a de número 8.213 promulgada em 1991, que obriga empresas a incluírem em seus quadros de funcionários um percentual de profissionais com deficiência. É a chamada Lei de Cotas, que se insere em um sistema de ações afirmativas ou de políticas compensatórias.
 
Essa legislação alavancou oportunidades de inserção e de empregos formais a um grupo de cidadãos e cidadãs que por muitos séculos permaneceram excluídos da sociedade e privados de direitos. Para vocês terem uma ideia do impacto da lei: em 2001 tínhamos, no estado de São Paulo, cerca de 600 profissionais com deficiência contratados por apenas 12 empresas. No ano passado eram mais de 100 mil pessoas com deficiência ocupando postos de trabalho em quase 8 mil empresas paulistas (SRTE – SP).
 
Por conta disso, hoje temos um contingente de pessoas com deficiência que são chefes de família, têm um grande potencial de consumo, circulam pelas cidades e, acima de tudo, têm muitos de seus direitos garantidos.
 
Sabemos que o Brasil ideal está longe de existir, mas o cumprimento dessa legislação o coloca no rumo certo.

Comentários

Enviado em 02/10/10 às 21h02

Eline Maria Squassoni Saporito (4080.eline@bradesco.com.br):

Andrea e Jaques

A cada dia aumenta minha admiração por vocês.

Hoje, no evento Aprender para o Bem no Bradesco vocês foram excelentes.

Grande abraço

Contribua com seu comentário!

Parceiro oficial Logo do Instituto Mara Gabrili

Perfil

Foto da(o) colunista Andrea Schwarz

Andrea Schwarz é formada em fonoaudiologia pela PUC – SP. Há dez anos atua como consultora em inclusão social, com foco na empregabilidade de pessoas com deficiência. Em 1998 Andrea se tornou cadeirante devido a uma má formação congênita na medula espinhal.

Outros colunistas

Arquivo

©2014 Espiral Interativa. O conteúdo produzido por colunistas e blogueiros, bem como os comentários de leitores publicados no Vida Mais Livre, não refletem a opinião da redação do portal.