Gostaria de saber se perda auditiva profunda (CID H90.4) em um dos lados é considerado deficiência física para fim de contratação visando as cotas para deficientes.

Pergunta feita em 26 de outubro de 2010 - 18:15

Respondida em 26 de janeiro de 2011 - 16:30

Perda unilateral da audição não é considerada uma deficiência passível de enquadramento para a Lei de Cotas. Para se enquadrar na cota de deficientes é preciso ter perda bilateral, ou seja, nos dois ouvidos. De acordo com o Decreto 5.296/04 a deficiência auditiva é caracterizada pela perda bilateral, total ou parcial de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz. Para saber mais sobre a Lei de Cotas faça o download gratuíto do livro da www.isocial.com.brSite externo. escrito por Jaques Haber e Andrea Schwarz - "COTAS - Como Vencer os Desafios da Contratação de Pessoas com Deficiência". Acesse o nosso site www.isocial.com.br e faça o download.

Comentários

Enviado em 03/01/12 às 22h33

kelly (kellysantos.r@gmail.com):

H90.5 OU H91 E CONSIDERADO DEFICIENCIA VISANDO LEI DE COTAS.LADO DIREITO PERDA DE 90% E ESQUERDO 30%.E CONSIDERADO BILATERAL

Enviado em 07/04/12 às 20h37

leiliane lopes (leilalpss@gmail.com):

bom,meu nome é leiliane. me identifiquei com este assunto,pois tenho perca auditiva unilateral, perca quase total e não sou considerada deficiente. estou com muita dificuldade de arranjar um emprego tentei em algumas empresas,mas não consegui por o motivo da perca da audição. estou desempregada tenho vontade de trabalhar, não só vontade,eu preciso!a quem recorrer, me ajuda mande-me uma resposta.

Enviado em 20/04/12 às 18h23

Rafael (rafael_filen@hotmail.com):

Tb tenho perca auditiva unilateral, e estou passando pelo mesmo problema que Leiliane,,,,Todo emprego que consigo, o médico do trabalho me impede de trabalhar, uma situação muito dificil , porque não consigo trabalhar e o governo não da assistencia nenhuma,,,,Eu não consigo entender um lei que impede a pessoa de trabalhar por perca auditiva....O que fazer ? Roubar, matar, traficar. É revoltante e desesperador tb .

Enviado em 22/06/12 às 13h15

Patricia (patricia.pitanga@hotmail.com):

Tenho perda severa unilateral ,e também muito zumbido tenho dificuldade em conseguir emprego desde que perdi a audição ,teria alugum centro de reabilitação para o trabalho?

Enviado em 10/08/12 às 13h58

Cecely Bernadete Jablonski Gorski (cecelybjg@hotmail.com):

O assunto é o mesmo que os demais. Meu filho tem audição somente no ouvido direito, por isso queria saber porque não é considerado deficiente, se as vezes precisaqmos repetir o que falamos porque não estende.Como uma pessoa assim vai trabalhar com o público.

Enviado em 24/10/12 às 10h51

Sueli aparecida novelli (sanmasuquini@bol.com.br):

Eu tenho perda de audição leve,e por esse motivo não arrumo emprego ,o que devo fazer por favor alguém me ajuda ,arrumei emprego em empresa como auxiliar de produção, e quando fiz o exame de audiometria fui reprovada e empresa não me contratou,isso ocorreu em 3 empresas.Estou sem trabalhar a 4 anos e tenho 44anos de idade e cada ano que passa fica mas dificil eu quero trabalhar como sempre trabalhei,o que eu faço peço que alguém me de uma resposta

Enviado em 02/11/12 às 10h59

jose caetano (lucascaetano_3@hotmail.com):

ola gostaria de saber se considerado deficiente auditivo no pois tenho perca auditiva profunda no ouvido direito e leve a moderada no esquedo

Enviado em 20/11/12 às 19h44

Amara Matazzio (amara.matazzio@bol.com.br):

Tenho perda bilateral, um ouvido tenho perda de leve moderada de 1 a 8kz, no outro ouvido é leve moderamente severa de 02 a 8kz. como determina laudo o cid é H90.3 PERDA AUDITIVA NEUROSESSORIAL BILATERAL MODERADA A SEVERA. Como vc considera no mercado de trabalho?

Enviado em 27/11/12 às 18h34

Carlos Americo Tavares Pereira (vandaheloisa1@hotmail.com):

Boa tarde,fui reformado por dois cids F60.3 e H90.4,pelo estado,enquadrado pela lei estadual numero 443,art.104,inciso V,pois bem nao posso trabalha no estado,e como posso trabalhar em serviço,na vida normal em outro orgao,pois sou militar,pra entra na policia entrei bem,ao me reformar apresentei estes cids com o decorrer da minha,vida de policial,sem direito ao porte de arma,tomo varios remedios,me diga como vou trabalhar se dependo de remedio,para dormir e ficar calmo,sem falar da audiçao prejudicada dos dois lados,sendo que ja uso aparelho do lado direito,feito pelo orgao municipal,e a policia nao libera um outro oficio para fazer outro,porque para nao dar invalideis permanente.queria ver quando fui fazer exame de audiometria,e apresenta-se estes cids eu entraria na policia.podem me ajudar.

Enviado em 13/12/12 às 13h05

clandio (clandiosilveira@hotmail.com):

ola, eu tenho perda auditiva unilateral, leve a severa, e eu gostaria de saber qual a porcentagem de perda da audição?

Enviado em 04/01/13 às 00h07

mario cesar pariz (tata.pariz@hotmail.com):

boa noite estou com perca auditiva apresenta hipoacusia neurossensoeial grau moderado bilateralocupasional aruido cid.10 h.90.3 tenho direito a posentadoria por invalides agraso se me der uma resposta obrigado.

Enviado em 20/01/13 às 13h16

Denise Pereira dos Santos Velasco (denise.velasco@uol.com.br):

Boa Tarde! Por favor, tenho 51 anos, e gostaria de saber se o portador de hipoacusia neurosensorial de grau leve a profunda do O.D. e hipoacusia neurosensorial de grau moderado a severa do O.E., com V.A./O.D. = 55 dB e V.A./O.E. = 65 dB e V.O./O.D. = 55dB e V.O./O.E. = 60 dB é considerado deficiente auditivo, podendo se aposentar?

O médico declarou que o CID = H-90.5.

Enviado em 25/01/13 às 22h17

jose valdeci (josevaldeci67@hotmail.com):

gostaria de saber se o portador de perda a ssistida neurosessorial surdez para aguda no ouvido direito é esquedo murmoacustico -2- h90.5
essas pessoas tem direito a carterinha especial
o brigado

Enviado em 26/01/13 às 11h47

jose valdeci (josevaldeci67@hotmail.com):

costaria de saber se o portador com com surdez para a guda neurosessorial cid-90.5 tem direito a carterinha especial

obrigad

Enviado em 26/01/13 às 18h08

valdeci (josevaldeci67@hotmail.com):

o portador de perda asistida neurosessorial surdez para a guda H-90.5 , pode pegar carteira especial.

Enviado em 29/01/13 às 21h16

selma coutinho (coutinho.costa@ig.com.br):

Gostaria de uma orientação ,sou professora e tenho perca auditiva profunda no ouvido direito e a seis meses o esuquerdo começou a apresentar problemas, o otorrino falou que o meu caso é irreversivel.Pois bem estou com dificuldades para escutar em local com muito barulho dei entrada na junta médica para readaptação ela negou afirmando que uma audição é quase boa .estou desesperada pois os alunos ja estão fazendo gracinha com a minha deficiencia . o que fazer?

Enviado em 05/03/13 às 21h33

Rafaela (mia.rafa.2007@hotmail.com):

É pessoal, acho um absurdo mesmo não sermos considerados como deficiente, perdi uma vaga de uma empresa grande porque no exame admissional falaram que eu não me enquadro no PNE, sendo que desde que nasci não tenho a audição esquerda, to quase a 1 ano atrás de emprego, fui atras de vagas para PCD achando que por não ter audição do esquerdo conseguiria um emprego mais fácil, mas to vendo que vou ter que lutar para uma vaga normal por mais tempo porque hoje exigem muito. Essa lei de cota deveria mudar, quer dizer q eu nao escuto NADA do lado esquerdo e me veem como normal? sendo que ja passei por ofensas entre outros e agora nao consigo emprego por essa frescura de PNE sendo que tenho o laudo com o cid H90...

Enviado em 11/03/13 às 16h47

Regina Relvas (reginarelvas@gmail.com):

Sou surdo do ouvido direito 100%, gostaria de saber se é considerado uma deficiência e como faço para obter o CID.

Obrigada,

Regina Relvas

Enviado em 12/03/13 às 11h05

julio south (nunessouth@hotmail.com):

ola sou julio south perdi audicao ja a 3 anos atras por resultado de tuberculosa a tuberculose foi curada mas fiquei profundamente surdo fiz a consulta medica no hospital de tygeberg fui avaliado por especialista que tratam pacientes profundamente surdo sendo assim o que ira restaurar a minha audicao e um implante coclear que custa 50.000 dolares e a minha familia e pobre ja fui a junta medica mas ate agora nada sinto-me num fracasso estou desesperado so tenho 24 anos de idade axo que o mundo acabou pra mim nao tenho vontade de viver neste momento sinto falta de jesus cristo fico imaginando quando ele restauro audicao de um surdo so com um toc por isso digo se ele estiver ai olhando pra mim peco que me juda eu sei que tudo pra jesus e possivel eu tenho a certeza q ele e capaz de me ajudar de qualquer maneira obrigado

Enviado em 21/03/13 às 18h11

sangia (sangiatel@hotmail.com):

quero saber se perda neurosensorial bilateral moderada nas frequencias 3-8khz cid h90 se enclui na lei de cotas?

Enviado em 26/03/13 às 09h23

Antonio (aa0344030@hotmail.com):

Esse assunto também me a sustar pois tenho uma perda auditiva profunda no ouvido esquerdo;Gente quem ta sofrendo somos nós quer dizer se vamos fazer um exame admissional somos negado se somos negado então ai era pra caber uma aposentadoria por invalidez ou não se estou sendo negado ao trabalho alguém vai ter que arcar com essa situação ou então vamos roubar,traficar,traficar arma;queremos trabalhar viver dignamente mas ta difícil.

Enviado em 04/04/13 às 14h44

Simone Carvalho (siebiel.zanette@gmail.com):

Olá,
tenho perda auditiva e moro no interior. Meu médico se recusou a me dar o laudo de deficiente pois disse que não tenho deficiência bilateral.
Não entendo o exame de audiometria e por isso não sei se me enquadro ou não.
Preciso do laudo para apresentar no concurso e não sei como farei isso. Alguém pode me ajudar?
Grata.

Enviado em 13/04/13 às 08h27

welton souza (marlonlimasou@yahoo.com.br):

tenho perda de audição total do meu lado esquerdo e não consigo emprego na minha area de motorista e operador de maquinas. As empresas não aceitão pessoas que tenham esse tipo de problemas nesta fuñção. pessoas igual eu deveria ter pelo menos algum tipo de credibilidade nas empresas não deveriamos ter esse tipo de preconceito que as empresas tem com agente

Enviado em 02/05/13 às 16h51

luciane:

Ja passei por tudo isso mencionado pelos meus colegas acima, tbm não possuo audição no ouvido esquerdo, sempre foi dificil conseguir emprego, no final doa ano é mais facil e lojas não pede exame, mais é horrivel atender naquele barulho e escutar que o cliente quer tenho que prestar atenção nos labios para poder entender mais ou menos , sem falar que as pessoas acham que sou vagabunda ainda , num quero trabalhar, luto com isso desde meus 7 anos e hoje estou com 33 anos e na luta ainda as vezes fico triste , como agora escrevendo e lendo os comentarios, mais passa , pq Deus me deu a vida então tenho que lutar...

Enviado em 09/05/13 às 21h27

jacques betim (jacquesbetim@yahoo.com.br):

boa noite tenho o mesmo problema dos meus amigos acima tenho surdez total no ouvido direito nao consiguo arrumar emprego fui discriminado em varias empresas na minhacidade gostaria de saber se eu aposento com 35 anos de idade com 10 anos de contribuiçao porque nao consiguo laudo de deficiente

Enviado em 16/05/13 às 14h00

alex silva (alxss_@hotmail.com):

tenho perca auditiva total do lado esquerdo e não consigo emprego por causa disso o que devo fazer?

Enviado em 16/05/13 às 19h28

Michele da S. lopes (michelevolotao@hotmail.com):

Também passo pelos mesmos problemas, em ambos ouvidos. Estou de licença no INSS e não consegui me aposentar. tenho 35 anos e 12 anos de contribuição.

Enviado em 20/05/13 às 11h53

Ivani da silva santos (Fanir_bomba@hotmail.com):

tenho perda auditiva de 70% do ouvido esquerdo,queria saber se com esse problema sou considerada deficiente

Enviado em 24/05/13 às 23h30

Osvaldo:

Meus queridos,

Li muitos comentários e acho que a maioria é semelhante!
Pode ser que digam que sou maluco mas acreditem, sou como muitos de vocês e talvez até pior, em termos de audição.
Tenho 57 anos e perdi a audição aos 15 anos, em decorrência de uma meningite.
Durante alguns anos não ouvia nada e depois, fazendo tratamento recuperei aproximadamente 40% da audição no ouvido direito. O esquerdo é zero!
A história é longa mas de pura superação! Concluí todo o ensino básico e, só por desafio, fiz TRÊS FACULDADES!!! (Administração, Comércio Exterior e Direito).
A força de vontade, unida à tecnologia em aparelhos auditivos, leva você quase à normalidade, a ponto de ninguém saber que é deficiente auditivo.
Tive problemas para conseguir empregos no passado, mas só quando eu pensava que realmente tinha um sério problema!
A partir do instante que superei o "grande problema" e ele ficou pequeno, eu comecei a ganhar o mundo, acreditem!
Só é deficiente quem quer!!! Triste? Cruel? Não! É a realidade! Somos o que queremos ser. Se pensarmos que somos vítimas de doenças, que o universo conspira contra nós, assim o será!
Deficiência auditiva não é a definição adequada. PERDA AUDITIVA soa melhor. Procure um otorrinolaringologista de sua confiança ou um fonoaudiólogo e ele lhe indicará a solução para superar, COM CERTEZA!
Pensamos que SOMOS SADIOS e assim o seremos! Somos O QUE QUEREMOS SER!!!!
Não lamente. Aceite, supere e encare como um obstáculo que só é superado POR VOCÊ! ...que é forte! Os fracos é que ficam para trás.

Deus os abençoe e lhes dê consciência!

Osvaldo

Enviado em 15/07/13 às 10h06

aparecido rodrigues de oliveira (aparecido3330@itelefonica.com.br):

tenho perca auditivas de 59,4 OD e 48,8 OE gostaria de saber qual o cid desde ja agradeço

Enviado em 25/07/13 às 09h48

jean (jcgetassi@hotmail.com):

Deficiencia auditiva unilateral é considerado PNE. Sopu deficiente unilateral e já passei em 3 concursos públicos como PNE e assumi as três vagas. Hoje estou concursado como PNE. Lutem, vão a justiça. Não podemos nos calar ..

Enviado em 25/07/13 às 15h40

fábio Martins (fabio.xp87@gmail.com):

Olá, tenho perca auditiva de 90% no OE e como o resto do pessoal tenho serias dificuldades para conseguir emprego. Tentei cotas em concursos e empregos PNE porem sempre meus laudos e exames médicos eram reprovados. É muito difícil conseguir trabalho e não existe órgão que lhe dê assistência em relação ao assunto. Triste realidade, o jeito é lutar sem destino.

Enviado em 01/08/13 às 07h08

decio (decio_@live.com):

Ola tenho perde auditiva dr 80% do ouvido esquerdo atualmente tou desenpregado. Visando volta para o mercado de trabalho tenho medo de ser regeitado. Alguem podeme ajuda

Enviado em 13/08/13 às 08h04

nalzedir (nalzedir2010@hotmail.com):

Eu tbm tenho uma deficiencia nos dois ouvidos,inclusive tirei um tumor no ouvido esquerdo.Perdir 45% da audição direita, e agora estou com mais de 45% do ouvido esquerdo,tenho 51 anos, não arrumo serviço por causa da idade, e agora por causa dessa perda de audição q tem 6 anos.Pergunto eu pras autoridades maiores; O que eu faço agora pra sobreviver? sou velha pra o comercio, e sou nova pra me aposentar, como irei sobreviver desse geito? vender meu corpo? ou formar uma gangue e roubar todo mundo q esta me fechando as portas? sou operadora de caixa, o comercio não da emprego pra mim por causa da idade;51 o governo não da aposentadoria pq sou nova? o q eu faço gente ? pelo amor de Deus, não uero ser uma bandida, so quero trabalhar e mostrar pra o comercio q sou capaz.

Enviado em 31/10/13 às 14h44

manoel coutinho (carlinhos_byke10@hotmail.com):

Tenho 48 anos fiquei surdo após meningite aos 6 anos de idade atualmente estou desempregado. Meu assunto tb é o mesmo, semelhantes ao de todos acima, tenho grau severo no ouvido direito e profundo no esquerdo isso é cid H 90.5 muitas dificuldades no entendimento das vozes e em social, isso é triste, existe aposentadoria para esse tipo de deficiência?

Enviado em 23/11/13 às 18h55

leticia madalena (leticia10madalena@gamil.com):

tenho perga de audiçao esquerdo nao consigo escuta nada o direito escuto um pouco tenho zumbido direto no ouvido

Enviado em 28/11/13 às 10h21

silvana aparecida venturelli (silvana.venturelli@gmail.com):

perda auditiva cid h 90.3 bilateral,


na audiometria diz assim oe da mista severa od da mista leve severa gostaria de saber quantos porcentagem e se isto me daria o direito de requerer a minha aposentadoria já que estou sendo excluída de diversar vagas de empregos por este motivo por favor aguardo resposta


Enviado em 14/12/13 às 19h19

enoc fco da silva (enocfsilva@gmail.com):

Trabalho na empresa a 27 anos quando me contrataro a minha audicao era 100% depois de 20 anos feito laudo medico e o cid e h90.3 e me colocaram na cota dos deficiente fisico,e doenca causado pelo ruido tenho direito a indenizacao

Enviado em 17/12/13 às 22h08

Claudia Regina Zaine deSouza (claudiarzaines@hotmail.com):

Perda auditiva Disacusia bi lateral neussenssorial profunda da direito a carteira especial de motorista e compra de carro sem impostos? Sei de pessoas que conseguiu,mas minha filha num consegue por que?É congenito.

Enviado em 30/01/14 às 12h57

GESILAINE (gesilainehtinha@hotmail.com):

gostaria de saber qual meu cid correto pois minha perca auditiva é
85 db no OD e 65 db no OV desde já agradeço .????

Enviado em 18/02/14 às 14h38

Elizabeth (bethsoliveira1989@gmail.com):

boa tarde trabalho num salão de beleza ha 1 ano e já perde uma parte da minha audição. O que devo fazer e ha quem devo procurar.

agradeço pela atenção:

Enviado em 15/04/14 às 16h52

ERIC RODRIGO (eric.rodrigo.silva@gmail.com):

já existe jurisprudência para esses casos!

http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10403&revista_caderno=4

Enviado em 07/05/14 às 21h51

Alexandre Costa (direito.rj@pop.com.br):

Pessoal, nada disso ... o STJ - Superior Tribunal de Justiça, j´ase posicionou no que tange ao artigo 5 º do Decreto nº. 5.296/04. Este artigo veio a revogar o artigo 4 º do Decreto nº. 3.298/99. Foi desconsiderado pelo STJ em razão do Princípio da Isonomia Constitucional (igualdade)nos termos do artigo. 5 º da Carta Magna, bem como, Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, artigo 1 º, inciso III, pois, trata - se de matéria exclusivamente de direito. Várias foram as decisões do STJ a favor dos Deficientes auditivos unilaterais para tomarem posse em concurso público que foram aprovados. O que deu origem a essa discussão, foi uma Resolução nº 17/2003 do CONADE e resolução é inferior a leis federais infra - constitucional e da lei maior Constituição Federal. Onde os legisladores deram um tiro no pé, foi no artigo 3 º e incisos do Decreto nº. 3.298/99 que continua em vigor, no qual se contradiz com o artigo 5 º do Decreto nº. 5.296/04. São mais de 6 milhões de deficientes no Brasil,sendo a metade deficiente unilateral, ou seja, foi por mera questão política para descaracterizar o unilateral e considerar apenas o Bilateral. Para tomar posse de vaga em órgão público que fora aprovado, há necessidade de Impetrar com Mandado de Segurança em Vara de Fazenda Pública de sua cidade e se não houver, na Vara Cível. É
desgastante e não irei iludir que seja fácil, mas, o resultado é vitorioso contra esse Estado (união - Estado - Município) que tentam retirar o direito dos deficientes auditivos unilaterais. Procurem advogados em sua cidade, a OAB ou a Defensoria Pública.

Enviado em 01/07/14 às 21h34

aldalicia (aldalicia@gmail.com):

Tenho perda auditiva neurossensorial profunda do lado esquerdo (100%)
Sou PNE.

Enviado em 09/07/14 às 17h07

sandra conceição (sandra.23.conceicao@gmail.com):

Boa tarde, por favor faço tratamento dos meus ouvidos,já passei também por cirurgias...hoje uso aparelhos auditivo nos 2 lados do lado esquerdo estou com perca mista de grau severo e do lado direito estou com perda sensório neural de grau moderado estou com dificuldade de arrumar trabalho gostaria de saber se o cid 90.3/90.5 da direito a aposentadoria? espero retorno urgente.

Enviado em 07/08/14 às 10h55

Silvia (sil27tata@hotmail.com):

meu esposo tem nasceu com o ouvido esquerdo vedado não existe recurso para ele e já fazem 4 anos que ele esta desempregado, li todos os comentários e não concordo com quem trata com desdém as pessoas que sofrem de perca auditiva unilateral, pois é mais um problema que existe e as autoridades fazem vistas grossas, essas pessoas não conseguem trabalho para vagas normais e não podem ocupar vagas para deficientes e um problema sério só sabe quem passa, já pensamos em mover uma ação mas não sabemos se é possível, se alguém souber por favor postem.

Contribua com seu comentário!

Parceiro oficial Logo do Instituto Mara Gabrili

A i.SocialSite externo.

A i.Social é uma consultoria focada na inclusão social e econômica de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Fundada pelos sócios Andrea Schwarz e Jaques Haber em 1999, a empresa fornece serviços que facilitem a promoção de todas as etapas de um Programa Sustentável de Inclusão Social nas corporações.

Acesse o livro "Cotas - Como Vencer os Desafios da Contratação de Pessoas com Deficiência" em formato PDF ou em formato DOC

©2014 Espiral Interativa. O conteúdo produzido por colunistas e blogueiros, bem como os comentários de leitores publicados no Vida Mais Livre, não refletem a opinião da redação do portal.