Tenho visão monocular e nas entrevistas de emprego sempre sou reprovado como deficiente. Dessa forma, perco muitas oportunidades. Devo colocar ou não no currículo que possuo essa deficiência?

Pergunta feita em 13 de julho de 2011 - 13:00

Respondida em 03 de agosto de 2011 - 17:15

Se você coloca ou não em seu currículo que possui esta deficiência é uma decisão sua. Normalmente, quando o candidato se inscreve para uma vaga destinada à pessoas com deficiência aconselhamos a colocar o tipo de deficiência no currículo e, quando houver, descrever a necessidade específica para trabalhar. Porém, quanto ao seu caso (monocular) alguns estados já consideram para a cota e outros ainda não. É um assunto ainda bastante polêmico. O estado do Paraná, por exemplo, já aceita monocular para a cota. São Paulo, de acordo com a SRTE/SP, ainda não. Se você concorrer a uma vaga que não é exclusiva para PCDs deve informar no processo seletivo sobre sua condição de monocular, mas não deixe de explicar que isto não o limita em nada para desempenhar as funções, se for o caso. A empresa não deveria te excluir no exame médico admissional por esta questão.

Comentários

Enviado em 25/08/11 às 22h38

ROBERTO FARIAS (ROBERTOGOMES0@HOTMAIL.COM):

OLA ACHO QUE TEM MUITA GENTE PORAI SEM INFORMAÇÃO.
NO ESTADO DE SÃO PAULO FOI APROVADO A LEI CRASSIFICANDO AS PESSOAS COM VISÃO MONOCULAR COMO DEFICIENTES. ISSO ACONTECEU NO DIA 13 OU 14 DE JULHO SANCIONADO PELO GOVERNADOR DO ESTADO,PORTANTO FOI ASEGURADO A TODOS MONOCULARES NO ESTADO DE SP OS MESMO DIREITOS DOS DEFICIENTES, QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO COMO A CAMARA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO E VERA QUE OQUE FALO É VERDADE, ABRAÇO A TODOS

Enviado em 26/08/11 às 09h53

Daniel Limas (daniel@vidamaislivre.com.br):

Recentemente em São Paulo, na data de 13 de julho de 2011, o governador Geraldo Alckmin promulgou a Lei 14.481/11 que classificou a visão monocular como deficiência visual. Muitas pessoas que se encontram nesta condição, incluindo o seu caso, nos questionaram se a partir de agora poderiam ser contempladas pela Lei de Cotas e concorrer nas empresas às vagas destinadas aos profissionais com deficiência. Perguntamos diretamente à SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo) se eles passarão a considerar estes casos para a cota das empresas, com base nesta legislação. A resposta que recebemos é que, pelo menos por enquanto, a pessoa monocular não será considerada para a cota, pois a legislação que regula quem é ou não enquadrado é federal e a Lei 14.481/11 é estadual. Portanto os monoculares passariam a poder concorrer em concursos públicos estaduais como pessoas com deficiência ou requerer recursos ou benefícios do estado de São Paulo destinados às pessoas com deficiência, mas não seriam consideradas para a cota.

Enviado em 29/09/11 às 10h53

Henderson Souza (hend@hotmail.com):

oi!bom dia, Eu tenho visão monocular e a situação de ser reprovado na maioria dos exames médicos é real. Sendo que não sou classificado como uma pessoa "NORMAL" e nem pelo que eu entendi como "DEFICIENTE". Entretanto, não posso trocar a categoria da minha CNH, não posso seguir carreira militar e varias outras limitações. Fica essa duvida se coloco que sou monocular no meu currículo,que pode me prejudicar ou não colocar e ser reprovado no exame medico.como devo prosseguir? obrigado..

Enviado em 16/11/11 às 14h50

Eli (eliana73@ig.com.br):

Fui aprovada no concurso do TJ/MG. Tenho visão monocular. Mas não sabia que poderia ter feito a prova como deficiente, não li o edital. E nele constava, citando a súmula 377 Esse concurso é pra cadastro reserva.Até agora foram convocados 4 candidatos. Eu sou a 13ª. Gostaria de saber se pode ser feita alguma coisa, a fim de que eu entre nas cotas pra deficiente. TEnho medo de não ser convocada por ser CR, e perder a chance de ter entrado como deficiente. Pois parece que a cada 10 pessoas, tem que ser convocado uma deficiente. Tem algo que posso fazer?

Enviado em 14/12/11 às 14h20

Jaques Haber (jaques@isocial.com.br):

Atenção! Na data que respondemos à esta pergunta a SRTE realmente não estava considerando o monocular para efeito de cota.
Entretanto esta situação mudou e o monocular passou a ser sim considerado para a cota das empresas. Vejam mais detalhes sobre este assunto no Blog da iSocial.
http://blog.isocial.com.br/2011/10/parecer-juridico-recomenda-que.html

Enviado em 18/12/11 às 21h24

Roberto Francisco Martins (robertof_martins@hotmail.com):

Tenho 36 anos estou participando de alguns processo seletivos.
Possuo visão monocular e gostaria de saber se entro ou não na lei de cotas, pois estou ficando confuso.

Enviado em 06/01/12 às 18h28

ROBERTO FARIAS (ROBERTOGOMES0@HOTMAIL.COM):

SIM ROBERTO VOÇE PODE CONCORRER COMO DEFICIENTE, ISSO SE FOR EM SP OU PARANA,ESPIRITO SANTO, AMAZONAS, MATO GROSSO DO SUL, LEGAL NÉ,MUITO BOM, UM ABRAÇO A TODOS

Enviado em 09/01/12 às 13h40

Glauter (glauterlemos@hotmail.com):

Olá amigos "ATENÇÂO" Peala nova “lei”, vou tirar algumas duvidas importantes aqui sobre a CNH, bom começando com a restrição "Z" ela que dizer que o candidato deve usar equipamentos necessários para proteger a visão ao pilotar uma "moto" geralmente para que possuam visão "monocular", ou seja, enxerga de um olho só, porém esse olho deve ter pelo menos 80 a 90% de visão mesmo com óculos, então para esse candidato as restrições são "Z" e "x"
X = visão monocular
Z = restrições como uso de viseira totalmente fechada bem protegida.
Agora algo importante foi que a nova legislação determinou que quem possui visão monocular também poderá exercer "atividade remunerada"; Ora se o individuo é capaz de conduzir carro ou moto com familiares ou conhecidos, o que impede o mesmo de conduzir um taxi ou um carro da firma onde trabalha com o nome estampado na lateral?
Tal como a evolução caminha foi entendido pelos legisladores que a lei antiga era desinteligente. (Veja que quem enxerga de um olho consegue ter visão de 360 graus movendo a cabeça 5 centímetros a mais para o lado do olho cego, nos veículos são obrigatórios 2 retrovisores além disso a visão de profundidade não é necessária para conduzir veículos, pois ela não afeta absolutamente em nada na “distancia perceptiva” que o motorista vê do veiculo adiante; “Só não da para ver filmes em 3D claro!” o que não tem nada a ver com percepção de distancia de um objeto).
Então não devemos confundir, pois, a percepção da distancia de um objeto é uma coisa que não tem nada a ver com visão tridimensional “3D”ou seja, profundidade é o que chamamos de3D.
Você não precisa de óculos 3D para dirigir! Simples assim.
Essa lei foi realmente revolucionaria e importante para igualdade e inclusão de direitos.
Para quem discordar primeiro pesquise as estatísticas de acidentes, quem provoca mais acidentes? Em minha opinião são os imprudentes generalizados e não os que levam a vida a serio.
Abraço

Enviado em 12/01/12 às 19h23

Márcia (marcia.nicolino@bol.com.br):

Olá, gostaria de uma informação:Fui aprovada no concurso de agente educador e tenho visão monocular e não sabia que era considerada uma deficiente visual. Tenho 100% devisão numa vista e concorri as vagas regulares. Gostaria de saber se posso ser reprovada por isto.

Grata

Enviado em 08/02/12 às 20h53

REGIANE (regianems_rms@hotmail.com):

tenho ambliopia funcional,acuidade O.D
20/200 O.E ACUIDADE 20/20 ,Tenho 10% de visão O.E e 100% O.D CIDS H 53.0 e H 54.5 considerada nos laudos como visão monocular gostaria de saber se me enquadro para cotas PNE
OBRIGADA

Enviado em 02/03/12 às 22h14

SARA MARIA DA SILVA (sbleme@yahoo.com.br):

Eu gostaria de saber se essa lei de monocular vale para empresas de sao paulo ou nao pelo que saiba banco itau i social sp trans cptm metrô nao aceitam vale para que essa lei

Enviado em 10/03/12 às 14h53

evc (egidio13@hotmail.com):

minha visão 20/20 e 20/200 sou considerado deficiente para concorrer as cotas nos concursos?

Enviado em 02/04/12 às 15h32

wanderson moreira campos (wanderson_mc@yahoo.com.br):

ola boa tarde,sou do estado de minas gerais. tenho visao monocular,gostaria de saber se tenho desconto para comprar carro novo.obrigado

Enviado em 25/05/12 às 18h43

marcos (marcossantos1982@hotmail.com):

somos todos iguais,o que nos impede de dirigir um veiculo?nada! só temos que ter mais atençao,porém podemos dirigir igual ou melhor que muitos por ai que sao "normais".nessa os politicos contribuiram para o fim de uma injustiça e de uma discriminaçao.um abraço a todos.tambem sou portador de visao monocular.

Enviado em 08/06/12 às 10h19

Marcio Angelo (marcio.manutencao@norfil.com.br):

olá eu sou de João pessoa pb.depois de uma sirurgia na retina acabei foi perdendo todo o globo de um olho agora sou monocular eu gostaria de saber si cabe algum recurso junto ao inss para algum beneficio. desde já obg.

Enviado em 13/06/12 às 17h00

joão siqueira leite (joaosiqueira70@hotmeil.com):

ola,tudo bom,fui aprovado no concurso de santo andre e não sabia que podia entrar como df.visual ,ja que tenho visão monocular,gostaria de saber se posso ser reprovado por isso

Enviado em 21/06/12 às 08h27

desio (desio_sat@hotmail.com):

sou portador de visão monocular, o que devo fazer para me tornar um P.N.E, e arrumar um serviço, pois tenho dificuldade de arrumá-lo, alguém pode me ajudar, fui operado de hidrocefalia em 1991, perdi a visão do olho esquerdo, mas não me consideram como p.n.e, pois tenho uma vista boa, dizem assim os peritos, o que devo fazer...tenho 80% da vista direita

Enviado em 26/06/12 às 17h29

Priscilla (ssantos.priscilla@gmail.com):

Olá,

Tenho ambliopia / cegueira legal monocular no O.D 20/200 e 20/20 O.E, H54.5 e 53.0, além disso tenho perda auditiva mista severa no ouvido esquerdo. A combinação destas deficiencia pode se encaixar para uma vaga PNE? Muito Obrigada!

Enviado em 02/09/12 às 06h51

P.A. (pa_pgtu@hotmail.com):

ha + ou - dois anos fiz alguns concursos me escrevendo como deficiennte monocular com visao 20/20 20/200 cid H54.5. mas como a cid era 54.5 não fui aceito na pericia, nem fui avaliado pelo perito, algumas pessoas dizem que foram aprovadas com essa cid mas eu não fui, esse pode ser um entendimento da banca ou do próprio perito, a verdade é que não existe um padrão de avaliação dos peritos e das bancas,cada um segue o seu depois disso eu desisti de fazer concursos como deficiente, e o pior que tenho sentido minha vista direita muito cansada ultimamente.

Enviado em 12/09/12 às 15h18

Luis Doniseti Correa Cezar (luis_cezar@metrosp.com.br):

Sobre a lei 14.481/11, quero saber se serei comtemplado na compra de carro zero km.

Enviado em 16/09/12 às 22h13

valdemir euzebio da silva (valdenoia@hotmail.com):

ola pessoal tenho 27 anos e tbm tenho visao monocular,pois aqui emsao paulo ja esta em vigor a lei de cotas para visao monocular,pois quem estiver precisando de emprego fica aqui minha dica na droga raia de todos os estados q ela atua esta admitindo deficientes indepedende de qual for a deficiencia tarbalho nela e é muito facil entrar pra trabalhar...espero q tenho ajudado

Enviado em 19/09/12 às 08h02

Wagner Ramos (wagner.pb@hotmail.com):

Olá, gostaria de saber se o deficiente monocular são considerado meio deficiente e por que uma pessoa que não tem um dedo é considerado deficiente.Pois fui na FUNADE e uma funcionaria falou monoculares não era nada pois eu poderia fazer de tudo,claro que posso! como uma pessoa que tem apenas uma perna pode,como quase todo deficiente pode, mais nesse caso estamos falando de adaptação ou melhor superação se não fosse assim não teria deficiente físico das duas pernas disputando com pessoas normais.

Enviado em 17/10/12 às 12h12

renan (renanrenan@gmail.com):

Boa tarde.
Tenho visao monocular e moro em MG.
Li todos os comentarios e pelo que entendi no estado de MG ainda nao nao consigo me enquadrar nesta cota obrigatoria que as empresas precisam cobrir (de 2 a 5 %), certo?!
Alguem sabe se em MG tem algo para sair ou se jah saiu?

Enviado em 06/12/12 às 19h22

Mauro Fonseca (maurofonseca82@hotmail.com):

Olá, pessoal.Moro em Minas Gerais e sou portador de Visão Monocular.Gostaria de saber se posso me candidatar as vagas destinada para deficiente físico em empresas privadas.

Enviado em 02/01/13 às 19h20

victor afonso (victor_afonso_costa@hotmail.com):

oi... tenho visão 20/20 e 20/100. sou monocular?

Enviado em 07/01/13 às 11h37

matheus (j.jonnes@hotmail.com):

ola, tenho visao monocular , gostaria de saber se tenho direito a receber algum beneficio? mesmo trabalhando com registro em carteira

Enviado em 14/01/13 às 10h58

Rafaela carvalho (rafaelabc100@hotmail.com):

Olá tenho ambliopia e gostaria de saber se existe algum curso tecnico que posso fazer, gosto muito da area de eletroeletronica mas tenho receio de investir no curso e depois não ter retorno, por favor me ajudem. Desde já obrigada.

Enviado em 15/01/13 às 21h26

luciana alvarenga (lucianaalvarenga85@hotmail.com):

Passei no concurso para agente penitenciário, e tenho ambliopia no olho direito, só que não existe vagas para deficientes, ou seja o que fazer pois no edital especifica sobre correções. O oque posso fazer?

Enviado em 21/02/13 às 15h01

rose (douglaswsm@hotmail.com):

decobri que realmente perdi minha visao direita quero saber se sou conciderada deficiente e se tenho algum direito no inss desde ja agradeco

Enviado em 25/02/13 às 08h09

desio (desio_sat@hotmail.com):

a todos q possa interessar, sou tbm portador de visão monocular, e consegui o registro de P.N.E, fui até o ministério do trabalho, paguei uma consulta para que me avaliassem, pois agora temos uma lei a qual nos dá o direito de concorrer a vagas, e tbm usufluir de todos os direitos assim como as outras pessoas normais, é o código 14481 - que classifica pessoas com apenas uma vista como portadora de necessidades especiais, vão atráz, todos monoculares agora podem coseguir este direito. valeu!! pesquisem na internete por este código

Enviado em 25/02/13 às 21h48

estela (estelinha-gi@hotmail.com):

tenho visão monocular,é dificil conseguir passar nos exames das empresas com o curriculo normal,e agora cancelarão nossos direitos,quero saber se é verdade,moro em são jose dos pinhais pr.

Enviado em 28/02/13 às 23h38

Beto (betojjbrasil@hotmail.com):

Boa noite!

Gostaria de saber se o cid 10 - H54,5 é considerado deficiência???

Fiz os seguintes exames oftalmológicos:
Acuidade Visual:Cortical

SC O.D - M.M
O.E - 20/30 (P)

Medida de Desvio:Krimsky
Perto Longe Perto
CC: --- --- ---
SC: XT40^ HotD30^ XT40^HotD30^ ---

Fixão Binocular: Prefere O.E

Rotações Binoculares: -2 RMD
O.D * -2 O.E *

Outras Medidas:
PPC: ---

Acuidade Estereoscópicas:
Mosca: 3000´´-Bichos: 200´´-Circulos: 200´´

No laudo consta: Paciente com Ambliopia no O.D,impossibilitando a melhora da AV no O.D mesmo com correção.

Agradeço desde já!!!

Enviado em 29/04/13 às 20h44

Diego (diegopauloborges@gmail.com):

pessoal me ajudem possuo 20/20 no olho esquerdo e -9.00/-1.25 no olho direito. meu laudo esta cid h54.4 será que a pericia vai me considerar em algum concurso ou me reprovar e detalhe foi retinopatia da prematuridade que lesionou minha retina no OD.....

Enviado em 11/05/13 às 16h28

Roberto Xavier (robertoxavierxavier@yahoo.com.br):

Sou Eletricista de Alta tensão tenho uma visão a outra 20/400, quero saber se a empresa tem que me readaptar no emprego, como funciona isso, meu médico fez um relatório com o CID H54.5?

Enviado em 13/06/13 às 10h09

wagner (wagner.pb@hotmail.com):

Na paraiba foi sancionada uma lei que reconhece o portador de visão monocular como deficiente,mais a FUNAD não emite o laudo,para que possamos concorrer nas lei de cota nas empresas privadas.oque fazer?

Enviado em 14/06/13 às 10h45

wagner (wagner.pb@hotmail.com):

Existe uma lei estadual nova aqui na Paraíba que reconhece o monocular como deficiente físico,mais a FUNAD fala que de nada vale, pois uma lei estadual não pode se sobrepor a uma federal.O que devo fazer?

Enviado em 18/06/13 às 15h30

Angélica Rosa Elias (angelicarosaesilva@hotmail.com):

Já me consultei com vários oftalmologista,do ultimo quis saber o cid que encaixava o meu caso e foi este H 54.5. Realmente sou considerada deficiente? Posso concorrer a vagas de serviço ou concurso como tal? Espero uma resposta.Sem mais obrigado.

Enviado em 26/07/13 às 20h05

Edimar de sousa rocha (edimare10@terra.com.br):

só enxergo do olho esquerdo,do olho direito,não enxergo praticamente nada e nem com óculos,pois tive toxoplasmose e afetou a visão deste olho.tentei tirar carta de categoria D ou E e o médico reprovou.tentei ser soldador e também fui reprovado.
Posso me candidatar para vagas de deficientes visuais?

Enviado em 03/08/13 às 00h20

Antonio Marcos (marcos_bracher@hotmail.com):

Antes de mais nada obrigado ja li muitas informaçoes uteis.
porem quero saber nao so de um mais de todos os beneficios que atendem este tipo de deficiencia a monocular.
por um acidente de infancia sou deficiente monocular desde os 5anos de idade quero muito estudar sobre para poder recorrer pois trabalho como pessoa normal e nao sou clacificado como deficiente fisico porem preenchi um formulario no ato da contrataçao e a empresa nao se manifestou.
varias duvidas.
atenciosamente Antonio M.21 anos
grato!

Enviado em 12/08/13 às 16h05

aline (alinefp24@yahoo.com):

tenho deficiência auditiva bilateral mas acho que não me enquadro a lei de cotas. posso colocar no meu curriculum que não tenho deficiência ou é preciso colocar mesmo assim?

Enviado em 12/08/13 às 20h24

ARMANDO (armandonp1980@hotmail.com):

sou motorista de onibus atualmente trabalhando sou monocular e fui no aftalmologista ele me disse que não vou conseguir renovar a minha carteira de motorista só que ele não quis me afastar ele me disse que tenho que mudar de profissão só que eu disse na empressa eles mandou eu ir trabalhando se eu nao conseguir renovar a carteira oque devo fazer pois ja tenho dez anos que sou motorista da pra aponsentar me ajuden por favor

Enviado em 25/08/13 às 17h52

bruno (bruno.sd16@gmail.com):

oi gente eu gostaria de saber se monocular mesmo com oculos comcegue tirar cnh categoria E obrigado!

Enviado em 11/09/13 às 16h04

fernando antonini del valhe (fernandodelvalhe@gmail.com):

sou monoocular da vista direita..estou trabalhando numa otima empresa dentro da cota p deficientes,e nao deixo nada a desejar em relaçao aos outros funcionarios..por tanto eu aconselho a quem tem esta mesma deficiencia,a por em seu curriculun,pois conseguira um emprego bem mais facil..ha e se for fazer um concurso tb concorra como deficiente..boa sorte a TODOS...

Enviado em 12/09/13 às 21h06

FERNANDO PEREIRA (FERNANDO011984@HOTMAIL.COM):

NÓS PORTADORES DE VISÃO MONOCULAR TEREMOS DE SER PRA SEMPRE AJUDANTES DE SERVIÇOS GERAIS, COM RESPEITO AOS DEMAIS, NÃO PODEMOS MUDAR DE CATEGORIA NA CNH, NÃO PODEMOS SER OPERADORES DE MAQUINAS PESADAS , TINHA QUE SER FEITO UM TESTE DE VISÃO COM CADA PROFISSIONAL, POIS TEM PESSOAS COM CATEGORIA D OU E QUE ENXERGA MENOS QUE UM MONOCULAR. QUEM FEZ ESSA LEI TINHA QUE FAZER A LEI DE NOS APOSENTAR TAMBÉM QUE PAÍS É ESSE?

Enviado em 15/09/13 às 18h01

FERNANDO PEREIRA (FERNANDO011984@HOTMAIL.COM):

Gente, na empresa que trabalho há anos ´´de ajudante de serviços gerais´´meus colegas tudo já mudaram de emprego como motorista, operadores de maquinas;só eu fiquei pra tás sou casado, tenho filhos assim como meus colegas e ganho salário mínimo, a empresa tem vontade de me ajudar mais a LEI FEDERAL não deixa eu mudar de categoria na CNH pois eu enxergo 100% do olho direito nem de óculos eu preciso, nem pra revalidar a CNH. VAMOS CORRER ATRÁS GENTE, OU DE SER RECONHECIDO COMO DEFICIENTE PRA ASSIM PELO MENOS CONSEGUIRMOS NOSSA CASA PRÓPRIA SAIRMOS DO ALUGUEL, OU TRABALHAR NO QUE SOMOS CAPAZES. CADÊ OS NOSSOS AMIGOS POLÍTICOS.

Enviado em 03/10/13 às 19h39

FRANCISCO GEOVANI ROCHA (fcogeovanirocha@r7.com):

tenho visao monocular e gostaria de saber se é criterio das empresas particulares empregar ou nao como deficiente? Pois ja tentei em algumas empresas e sou reprovado como "normal" no exame medico,mas tambem nao aceitam nas cotas de deficiente desde agradeco, obg!

Enviado em 27/11/13 às 16h58

PAULO CESAR DIAS DE SOUZA (pc_souza_1351@hotmail.com):

Tenho Ambliopia no olho esquerdo reprovei em vários exames médicos por causa dessa doença, gostaria muito de saber como faço para provar que tenho visão sub normal, passo em algum oftalmologista para pegar algum laudo ou vou direto ao INSS para passar com um perito? Estou querendo prestar um concurso público, muito obrigado.

Enviado em 30/11/13 às 04h27

Wania Almeida (waniaalmeida22@hotmail.com):

No meu laudo consta:av pl cc od 20-20 od 20-100,ambioplia a esquerda,secundario a estrabismo convergente.não há possibilidade de melhorar esta visão,cid h54-5

Enviado em 04/12/13 às 19h43

DANIEL BORGES PEREIRA (dongadaniel@hotmail.com):

tenho visão monocular no olho esquerdo,em 1998 fiz concurso no correio para técnico operacional junior e fui aprovado em primeiro lugar como portador de deficiência física,mas fui desclassificado na perícia médica por não considerar minha deficiência por uma lei que entrou em vigor em 1999,neste mesmo ano,tentei fazer para carteiro motorizado também fui reprovado,por que aí a minha visão estava muito ruim,será que ainda posso recorrer a justiça para reaver meu cargo na empresa.pois ainda trabalho nela como ott.obrigado

Enviado em 12/12/13 às 00h52

julio (juliosbc17@hotmail.com):

ola pessoal descobri q tenho coriorretinite macular, sera q sou considerado como deficiente visual? cid, h35, obrigado

Enviado em 29/12/13 às 13h53

jose luiz argenta (joseluizargenta1@hot.com):

sou defiente monucular desde 1973 HOJE ESTOU com 63 anos nao aguenta mais estes sofrimentos que me causaram por ter so o olho esquerdo ja passei por varias percias e foi negada pelos peritos do inss pois nao tenho so este ploblema tenho labinritite tres ernias de disco e cinco bico de papagaio gost muit que me ajudace ourinhos29/12/2013 GOST DE UMA RESPOSTA GRAT

Enviado em 19/01/14 às 21h56

ADILSON (adilsonarruda26@bol.com.br):

O CID H 54.5 considerada nos laudos como visão monocular gostaria de saber se me enquadro para cotas PNE
OBRIGADO

Enviado em 07/02/14 às 11h08

GESSYMAR IGIDIO COSTA (GESSYMAR26@HOTMAIL.COM):

BOM DIA MEU NOME E GESSYMAR E MORO NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.
EU TENHO CERATOCONE NO OLHO ESQUERDO E MINHA VISÃO COM LENTES DE CONTATO E 20/200 E NO OLHO DIREITO SEM CORREÇÃO E 20/400 GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONCORRE A VAGAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU A VAGAS DE PNE DESDE JÁ MUITO OBRIGADO E FIQUEM COM DEUS.

Enviado em 05/05/14 às 00h13

Edilson Soares de Oliveira (edilson_etra@hotmail.com):

Trabalhei como operador de colhedeira numa empresa, fui dispensado e por não enxergar de um olho não consigo arrumar emprego na minha função em nenhuma outra empresa, pois não consigo mudar a letra da habilitação, que para mim é restrita a letra B, o perito do inss diz que tenho total capacidade de exercer minha função,pois bem, o medico do inss diz que sou apto, o medico do detran diz que não posso mudar de categoria, e as empresas exigem letra D para minha função, ora, como eu fico. Tem que mudar essas leis,ou o inss nos da algum benefício, reabilitação por exemplo, ou o detran autoriza a mudança da categoria, ou o governo muda a lei para que pessoas monocular possam trabalhar com máquinas pesadas mesmo com letra B.Tenho sete anos de carteira assinada na função de operador de colhedeira, e agora não posso mais exercer esta função, então deveria ter a lei para que eu pudesse me aposentar. Que país é este, chego a pensar que a ditadura seria melhor.

Enviado em 13/07/14 às 13h09

Jessyca (jessyca_fedrigo@hotmail.com):

Ola pessoal estou com uma duvida e bem chateada também ,tenho visão monocular do olho direto ainda criança,então eu estava passando por um processo seletivo e quando fui fazer o exame o médico super ignorante me falou você não entra na lei de cotas de deficiente , eu sei entender perguntei o por que e eles responder por que na melhor visão você tem que entre 0,3 ou 0,5 no melhor olho ou igual ou menor que 0,5 em qualquer dos olhos e graças a Deus eu enxergo bem do melhor olho , fiquei mega desesperada por que a empresa ja tinha assinado a minha carteira pois eles precisavam urgente ai cheguei lá e contei toda história , a minha sorte foi que eles me contrataram , mais fico nessa duvida O que fazer? claro q sou deficiente não posso desfrutar de muitas coisas , mais me pergunto pela lei eu sou ou não ?

Enviado em 17/07/14 às 09h01

LÚCIO CÉSAR COSTA (lucioccosta@r7.com):

Bom dia ,
sou portador de visão monocular desde os dez anos de idade e sinto - me prejudicado ,pois já fiz vários concursos ,passei e no processo seletivo fui descriminado.Gostaria que os politicos atentassem a esse fato e nos garantissem nossos direitos .

Enviado em 01/08/14 às 22h09

Armeson Andrade (www.armeson@gmail.com):

Olá!
eu fiz um concurso público para operador de máquinas pesadas, mas no edital do concurso não especificava o tipo de máquinas que eu deveria operar.
eu sou operador de pá mecánica e eles querem que eu opere uma escavadeira hidráulica, e eu não sei operar.
No edital dizia que tinha 5 vagas para operador de máquinas pesadas, eu não opero o que eles querem eu opero pá mecánica, como faço para não perder o meu concurso e me defender nesse caso?

Enviado em 17/08/14 às 15h40

maxwel toledo (maxwelltoledo_@hotmail.com):

Ola boa tarde a todos ja trabalho na area de segurança e sou pne eu queria sabe seu posso presta comcurso para a segretaria de justiça do meu estado espirito santo na cota de pne. Muinto grato e obrigado

Enviado em 03/10/14 às 16h44

Marcos Gonçalves Ferreira (mgfbio@yahoo.com.br):

Boa tarde pessoal, muito legal todas as informações obtidas aqui, contudo ainda tenho uma dúvida!?

Tenho visão monocular (perca da área central do olho esquerdo, contudo possuo os reflexos e minha visão geral é otimizada, pois tenho visão perfeita do olho direito!!)

Neste caso em alguns estados ou mesmo concursos federais, como devo proceder?
Pergunto fora os estados que já tem legislação especial?

Pois se prestar o concurso como portador de necessidades especiais, posso passar e ser reprovado por não ser caracterizada a deficiência?

Posso, prestar normalmente sem PNE, e ser desclassificado no exames exigidos no processo?

posso usar a prerrogativa de prestar com a PNE, e se caso for descaracterizada a deficiência, usar isso para justificar a visão monocular no exame do processo de qualificação!?

pergunto tudo isso em concursos federais ok!

abs e aguardo!!

Contribua com seu comentário!

Parceiro oficial Logo do Instituto Mara Gabrili
  • Siga o Vida Mais Livre no twitter
  • Conheça a página do Vida Mais Livre no Facebook
  • Conheça o canal do Vida Mais Livre no YouTube

A i.SocialSite externo.

A i.Social é uma consultoria focada na inclusão social e econômica de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Fundada pelos sócios Andrea Schwarz e Jaques Haber em 1999, a empresa fornece serviços que facilitem a promoção de todas as etapas de um Programa Sustentável de Inclusão Social nas corporações.

Acesse o livro "Cotas - Como Vencer os Desafios da Contratação de Pessoas com Deficiência" em formato PDF ou em formato DOC

©2014 Espiral Interativa. O conteúdo produzido por colunistas e blogueiros, bem como os comentários de leitores publicados no Vida Mais Livre, não refletem a opinião da redação do portal.