O desenhista Mauricio de Sousa fala sobre a criação de personagens com deficiências

Confira entrevista com o jornalista e cartunista que, além da Turma da Mônica, também criou personagens para homenagear pessoas com deficiência e mostrar, por meio das histórias, um pouco do universo desse público, contribuindo para a educação e inclusão.

Mauricio de Sousa está ao lado de um desenho do personagem Bidu

Daniel Limas, da Reportagem do Vida Mais Livre

Mauricio de Sousa é criador de histórias e de personagens que divertem, educam e inspiram a imaginação de adultos e crianças há mais de 50 anos. Em 1959, enquanto era repórter policial no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir de uma série de tiras em quadrinhos com Bidu e Franjinha (o dono do cachorro), publicadas semanalmente na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou sua carreira.

Nos anos seguintes, Mauricio criou mais tiras, outros tabloides e diversos personagens - Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta, etc. Até que, em 1970, lançou a revista da Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril. Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 30 países. Entre as revistas de histórias em quadrinhos mais vendidas do País, dez são de Mauricio de Sousa – atualmente, suas revistas respondem por 86% das vendas no mercado brasileiro.

O que poucos sabem é que, além da Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Bidu e companhia, este jornalista e cartunista também criou alguns personagens para homenagear pessoas com deficiência e mostrar, por meio das histórias, um pouco do universo desse público, contribuindo para a educação e inclusão. Luca, um garoto cadeirante, e Dorinha, uma menina com deficiência visual, inspirada na Dorina NowillSite externo., são os dois exemplos mais marcantes.

A primeira em vez que Luca apareceu nos gibis foi em 20 de dezembro de 2004, na edição nº222 do gibi da Mônica. O personagem ama os esportes, principalmente o basquete, e foi apelidado carinhosamente pelos novos amiguinhos de “Da Roda” e “Paralaminha”, por ser muito fã do cantor Herbert Vianna e da banda Os Paralamas do Sucesso. Já Dorinha foi a pioneira, e chegou às bancas no final de novembro deste mesmo ano.

Para conhecer um pouco melhor sobre seu trabalho, entrevistamos Mauricio de Sousa. Confira!

Vida Mais Livre: Quando e por que surgiu o interesse por personagens com algum tipo de deficiência?
Mauricio de Sousa: A Turma da Mônica é um grupo de personagens que vivem e agem como crianças normais, como nossos filhos ou conhecidos. Todos nós temos amigos com algum tipo de deficiência e convivemos harmônica e dinamicamente. Aprendemos as regras da inclusão aí.

Consequentemente, não poderíamos deixar de apresentar, no universo dos nossos personagens, amiguinhos da turma que também tivessem algum tipo de deficiência. Até acho que demorei muito para perceber esse vazio nas nossas histórias.

Vida Mais Livre: Você se recorda da situação em que teve a ideia de criar o primeiro desses personagens?
Mauricio de Sousa: Acho que foi quando criamos uma história onde um novo amiguinho da turma surgia de muletas. Ele participou de uma ou duas histórias, mas depois sumiu. Ficou a necessidade de mantermos esse tipo de convívio. Posteriormente, fui buscar um cadeirante para preencher o espaço.

ImagemVida Mais Livre: Conte um pouco sobre o processo de criação da personagem Dorinha.
Mauricio de Sousa: Quando pensei em criar uma menina cega, busquei uma referência e me veio a figura de Dorina Nowill, da Fundação do mesmo nome. Dorina, líder, de inteligência brilhante, sem preconceitos (para com os videntes), elegante, preocupada com a causa de mostrar caminhos aos cegos. Tirei daí tudo da Dorinha.

Vida Mais Livre: Há uma frequência para ela entrar nas histórias?
Mauricio de Sousa: Não. As histórias fluem e, quando um tema permite, ela entra.

Vida Mais Livre: Qual foi a repercussão entre as crianças?
Mauricio de Sousa: Das melhores. Principalmente, quando a Dorinha, como personagem vivo, no antigo Parque da Mônica, aparecia. Daí era um auê. Todas as crianças se aproximavam dela para perguntar sobre seus hábitos, como fazia isso, como resolvia aquilo. E nossa artista que dava vida à Dorinha estava sempre muito bem preparada para falar como uma deficiente bem resolvida.

Vida Mais Livre: Você também criou o Luca, que é cadeirante. Como ele foi criado? Foi inspirado em alguém, assim como a Dorinha?
Mauricio de Sousa: Para criar o Luca, conversei com os atletas paraolímpicos, o que foi, para mim, uma descoberta e uma alegria. Eles são muito bem resolvidos, também. Entusiasmados, alegres, espertos, inteligentes, com o moral lá em cima. Foi fácil transpor esse clima para o personagem, que continua acontecendo muito fortemente nas nossas histórias, a ponto de a Mônica, nos quadrinhos, estar meio de asinha caída para o Luca.

Vida Mais Livre: E, novamente, qual foi a reação das crianças?
Mauricio de Sousa: Mais uma vez, a curiosidade da criançada, mais sua ousadia, fizeram do Luca um repositório de informações sobre o que é e como é fazer tudo a bordo de uma cadeira de rodas.

Vida Mais Livre: Além da Dorinha e do Luca, há também o André, com autismo, e uma menina com Síndrome de Down, correto? Conte um pouco mais sobre estes personagens.
Mauricio de Sousa: O André nasceu de um estudo que fizemos para uma campanha. Saiu uma revistinha muito gostosa, que serviu e serve para muita gente entender um pouco melhor o autismo e suas diversas manifestações. Já a menina com down é mais recente, pouco conhecida e ainda não suficientemente utilizada nas histórias. Está ainda em fase de estudos, devido à variação de graduações que o Down apresenta. Ainda estou buscando em que nivel está a menina.

Vida Mais Livre: Além dos gibis, esses personagens com deficiência farão parte de DVDs, vídeos educativos, algum projeto especial, etc.?
Mauricio de Sousa: Todo o material educacional que produzimos e que estamos planejando terá a participação desses personagens, sempre com mostras de como vivem numa comunidade onde se instalou a inclusão.

ImagemVida Mais Livre: Há casos de pessoas com deficiência em sua família ou amigos próximos?
Mauricio de Sousa: Sempre há em todas as famílias. Desde criança, até os idosos, no final de suas energias, todos tivemos contato com deficientes. Faltava é a conscientização que agora se percebe.

Vida Mais Livre: E na sua empresa, há muitos empregados com deficiência? Como vocês lidam com a inclusão?
Mauricio de Sousa: Há alguns, sim. Numa convivência onde a gente até se esquece que um ou outro tem alguma limitação. Porque, como sempre, eles rompem os limites. E nos integramos. 

Comentários

Enviado em 19/06/12 às 16h12

Kelly Rizzo Toledo (kelly.rizzo.toledo@hotmail.com):

Boa Tarde,
Sou dessa turminha desde de criança, suas histórias sempre trouxeram riqueza ao meu imaginário. E agora adulta, e picada pelo "bichinho" da acessibilidade, fico extremamente feliz em ver a contribuição que a Turma da Mônica traz a convivência entre as crianças, indiferente das diferenças que cada um possui.
Parabéns Mauricío e parabéns Turma por abordar de forma tão natural e carinhosa um assunto tão excluído e desinteressado pela sociedade.

Enviado em 20/06/12 às 17h05

Rachel Arruda (rachelpr@uol.com.br):

É graças a atitudes afirmativas que a sociedade está se libertando das amarras preconceituosas. A vida é bela e simples, por que complicar tanto, não é?
Agradeço em nome das crianças, jovens e adultos com deficiência que, a cada etapa da vida, são vistos e reconhecidos como cidadãos!

Enviado em 19/07/12 às 11h15

Ariana Chediak (arianachediak@hotmail.com):

É muito importante que pessoas tão admiráveis e queridas como nosso Maurício de Sousa reconheçam suas "ausências"; "Até acho que demorei muito para perceber esse vazio nas nossas histórias."
Homem incrível!

Enviado em 22/07/12 às 20h37

ADM. Janete (terezajanete@hoymail.com):

Parabéns!!!! um excelente trabalho, turma da monica e agora com esse personagens que tanto mefascinam pelas histórias de vida e que muitoaprendemos com eles, adorei sua entrevista e continue fazendo a diferenca.

Enviado em 02/08/12 às 17h20

thays:

nossa fico muito feliz por ele ter feito essa homenage

Enviado em 08/08/12 às 19h16

victor moreira da silva lima (victor1999.scp@hotmail.com):

ola hoje estou aqui pra dizer que tambem gosto de desenhar e nunca fiz um curso de desenho e faço ate caricaturas das pessoas te dou todos parabens e que um dia eu quem estarei ao seu lado

Enviado em 10/08/12 às 14h02

Walter Junior (walveslucci@gmail.com):

Parabéns pela abordagem de um tema que é presente ( de alguma forma ) na vida de todos nós, mas nem sempre é abordada com a seriedade que merece.

JR.

Enviado em 13/08/12 às 18h09

sophia abrahao (sophia_20@hotmail.com):

boa tarde gosto muito de suas historia seus personagens sao incrivel, desde pequena leu.parabens pelas suas historias

Enviado em 20/08/12 às 09h42

alie:

nossa eu adorro o mauricio de sousa ate que eu entrei no ael e eu escoli ele beijos.

Enviado em 18/09/12 às 18h58

carlos henrigue (carlos_lima@globo.com):

otimo ele comsegueu criar uma estoria empre sionate

Enviado em 13/10/12 às 14h11

lana rithielly samuel dias (lanarithelly@hotmail.com):

que legal!♥♥♥♥♥

Enviado em 21/10/12 às 14h37

mariane grella rodriges:

des quando eu era criança eu adorava ler a revista ainda gosto esse meu nome não foce assim ia ser monica beijos

Enviado em 22/10/12 às 00h06

stefa (stefanylorraine1@hotmail.com):

achei esse texro muito criativo e muito interessante , e tambem, esse criador dos personagens da turma da monica ele e muito inteligente e muito sabio
parabens!!!!!!!!!!!!

Enviado em 30/10/12 às 21h11

leila (leilinha11@live.com):

Voçç gosta de fazer histórias ?
qual foii a suas preferidas?:/]]]

Enviado em 06/11/12 às 17h26

larissa emanoely (larissinhagostosinha@live.com):

ficou muito legal

Enviado em 15/11/12 às 16h26

Deborah Santana Dos Santos (deborah.chique@hotmail.com):

Qual foi a sua primeira revistinha que vc criou?

Enviado em 15/11/12 às 16h34

Denise Santana Dos Santos (denise.chique@hotmail.com.br):

1_Qual foi a melhor criação de Mauricio de Souza? 2_De quem ele inspirou a personagem Denise? Eu gostaria muito de te ver de perto?

Enviado em 16/11/12 às 15h48

guilherme (santistaloco@gmail.com):

cade os personagens

Enviado em 27/11/12 às 10h51

erica (erikacarolinesantos_@hotmail.com):

eu acho muito legal os seus quadrinhos

Enviado em 28/11/12 às 09h00

Fausta Cristina (fausta.cris@uol.com.br):

Adorei a entrevista, também sou fã deste universo que povoou minha infância de cor e alegria!
Gostaria de ver o André (personagem com Autismo criado pelo Maurício) mais presente nestas publicações. O Autismo precisa muito ser divulgado por ser uma síndrome muito mais comum do que a capacidade da sociedade em se informar sobre suas características e necessidades. Precisamos muito desta força!
Obrigada Maurício por se engajar nesta causa!

Enviado em 10/12/12 às 21h19

jesiel (jesiel.teodoro@hotmail.com):

mauriciu que dia voce vai fazer os3 personagens

Enviado em 12/12/12 às 10h28

Cláudia Cardoso (claudia.cardoso71@gmail.com):

Parabéns Maurício, adoro os seus desenhos que acompanho desde menina deste lado do Atlântico (Portugal). Já pensou numa personagem surda? Obrigada pelos bons e inesqueciveis momentos!

Enviado em 13/12/12 às 09h30

EUGENIA MARIA ZANDONAI BOU ASSI (e.m.z.b.a@bol.com.br):

Sou Psicopedagoga,professora, trabalho com crianças e jovens com dificuldades acentuadas, parabenizo os trabalhos da equipe do Mauricio de Souza, utilizo suas revistas como referencia.
Att.
Profa. Eugenia Maria

Enviado em 16/12/12 às 17h07

yohanna (yohannasantos@gmail.com):

o mauricio,fez o cebolinha trair a mônica co uma tal de penha a penha é orrivel e a mônica e mais bonita eu quero o número dele pra reclamar!!!

Enviado em 16/12/12 às 17h12

yohanna (yohannasantos@gmail.com):

A sossiedade esta asseitando deficientes,espesiais vamos aceitar e aumentar a sossiedade não é beijos tchau a todos(as)meu numero é (81)99339844 mais eu não tenho credito................................................................................

Enviado em 25/12/12 às 08h17

Osivany Andrade (osi.pedagogia@gmail.com):

Parabéns Maurício de Souza pela iniciativa!!
Sou sua fã de longas datas..
A diversidade quando abondada desde cedo as crianças,conscientizam-se e esclarecem-se sobre deficiências Grande abraço!

Enviado em 30/12/12 às 12h00

João Lage (joaolage@gmail.com):

Maurício é exemplo de quem trabalha pela inclusão das pessoas especiais. Estive com ele algumas vezes e pude ver seu empenho nesta jornada. Parabéns !!!

Enviado em 04/01/13 às 13h05

joao lucas (joaotakaki-@hotmail.com):

adorei a ideia do Mauricio de Souza por ter colocado personagens deficientes em seus quadrinhos e sei que ele conseguiu mais leitores assim como eu que sou cadeirante e fiquei super feliz quando descobri que tinha um personagem como eu na turma da monica

Enviado em 08/01/13 às 20h55

karoline (karolinerochaaguiar@gmail.com):

oi adoro a monica

Enviado em 11/01/13 às 16h16

Rosimeire de Sousa Neri (rodeso2008@hotmail.com):

Parabenizo toda a equipe de Maurício de Sousa por ter dado esse grande passo, pois retratar a diversidade de forma lúdica foi maravilhoso. Assim as crianças a partir da literatura e HQ podem apreender a conviver com as diferenças humanas. Leciono para a pessoa com deficiência e quando eles (alunos) veem pessoas com as suas caracteristicas ilustrads, se sentem valorizados e a sua auto estima também eleva-se... Parabénssssssssssss!!!

Enviado em 15/01/13 às 14h39

samiilly alves (alves.samilly@yahoo.com):

mauricio crio a turma da monica

Enviado em 12/02/13 às 10h48

suzana rodrigues :

e muito legal o senhor ajudar as criamcas mas voce deveria ajudar as que nao tem casa beijos

Enviado em 24/02/13 às 18h08

karyna (kakacyrus@hotmail.com):

nossa a minha primeira historia foi a da minica e continuo lendo desde grande parabens continue assim......criando historia que traz lembrança da infancia ..... parabens....<3 <3 <3

Enviado em 26/02/13 às 18h51

marta:

eu gostei muito do site, assim como gosto muito dos persongens criados por ele, eu gosto principalmente da turma da mômica onde tem uma turminha bem divertida que adora aprontar bjs mauricio

Enviado em 16/03/13 às 15h46

vitor (patigabiviti@yahoo.com.br):

1963 malricio quiol a turma 1970 malricio desenhava 2013 malrico u sou o computador

Enviado em 27/03/13 às 18h42

Ana Paula (anapaulakath@hotmail.com):

mauricio eu adoro esses teus dezenhos ate eu estou fazendo um trabalho de tua historia e eu achei tua vida muito interesante e descobri que nao e so a monica que tu criou mais os outros dezenhos tambem mauricio eu adoro os teus dezenhos

Enviado em 16/04/13 às 09h12

pamella da oliveira (pamella.oliveira@hotmail.com):

muito emocionante

Enviado em 22/04/13 às 09h56

joca machado:

Vida Mais Livre: Há casos de pessoas com deficiência em sua família ou amigos próximos?
Vida Mais Livre: E na sua empresa, há muitos empregados com deficiência? Como vocês lidam com a inclusão?

Enviado em 25/04/13 às 19h41

ana laura (analauravidottofreitas@hotmail.com):

turma da Monica eu a doro vocês

Enviado em 21/05/13 às 15h18

kaik martins noleto (martins4@live.com):

oi eu gostei muito das estorinha

Enviado em 23/05/13 às 20h08

gabriela (luablanco821@hotmail.com):

acho muito legal suas hisorias e inportante...

Enviado em 10/06/13 às 12h15

bruno duarte espindola (bruno-08carrosse@hotmaiu.com):

ola sou bruno um desenhista já criei 75 personagens da turma do bruno fiz 9 turmas de personagens e o total deu 75 personagens mas vou criar mas! tchau

Enviado em 13/06/13 às 22h01

joão (bruno-08carrossel@hotmaiu.com):

muuuuuito bão

Enviado em 21/07/13 às 11h59

Victor Gabriel Pereira (denise.pereira709@gmail.com):

Mauricio leia o meu comentário eu sou uma criança de 10 anos moro em São Bento sou um ótimo desenhista quase profissional sei criar personagens como você gosto muito da turma da Mônica já te fiz uma das suas criações e do cascão poker espero que leia o meu comentário o meu Feceboock é Victor Gabriel Pereira tá com a minha foto lá.

Enviado em 14/08/13 às 10h58

maria clara (patmacedosilva@gmail.com):

oi eu sou uma grande admiradora sua mais queria saber quando você criou a mônica <3 !!!


Enviado em 15/08/13 às 13h02

luana (luanaemanugat@hotmail.com):

oiiiiiiii meu nome é luana gosto muito da turma da monica tenho varos gibis deles e gosto tambem do mauricio de souza ha e tenho 10 anos

Enviado em 15/08/13 às 13h05

luana drumond (luanaemanugat@hotmail.com):

ammmmmmmoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo a turma da monica beijos para todosssssssssssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enviado em 03/09/13 às 19h37

bia (biabassetto12@hotmail.com):

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmmooooooooo aaaaaaaa turmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa monicaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa adoroooooooooooooooooooooooo

Enviado em 07/09/13 às 11h59

tatyane (raveni.paivapereira@hotmail.com):

achei super interessante saber mais sobre a turma da monica adoro

Enviado em 11/09/13 às 08h50

iara:

a dorinha é muito legal

Enviado em 14/09/13 às 17h25

Geovana (geovanasr@hotmail.com):

adoro o luca e a dorinha eles sao dimais

Enviado em 25/09/13 às 16h15

samara (samarabs2011@hotmail.com):

está pesquisa mi ajudou muito
VALEU

Enviado em 11/10/13 às 21h39

sidneia felix jevene (sidneiajevene@gmail.com):

como protetora da causa animal, quero sugerir q toda turma da monica, me ajude a concientizar as crianças, tudo sobre cachorrinhos de estimação, os maus tratos o abandono , monica sabe muito bem fazer isso. mais crianças educadas menos adultos maus.

Enviado em 11/10/13 às 22h15

sidneia felix jevene (sidneiajevene@gmail.com):

só tenho q parabenliza-los, pois desde sempre as historis daa turma da monica educam, com a linguagem q toda criança entendem bem rapido; assim como os novos personagens, luca, dorinha eos outro mais recenteslevam as crianças ao mundo deles; fazendo com isso eles entenderem como é facil quando se entende; eu queria sujerir. q o franginha, dono do bidu, tambem contribuisse numa companha contra maus tratos com animais, e principalmente o abandono q é tão cruel. sou fã do franginha....parabens mesmo de coração, vcs são demais....

Enviado em 13/10/13 às 22h29

marcelo barros (marcelo1barros@hotmail.com):

Olha bem legal esses personagens.Eu tbm tenho deficiência intelectual.Apesar de ser leve.O que tenho é uma micro-diselexia gostaria que inventassem um personagem com dislexia.Adoro seus gibis.

Enviado em 14/10/13 às 19h34

micalia.silvia2013@hotmail.com:

adoreii vai me ajudar muito

Enviado em 11/01/14 às 23h22

Cristiane Rocha (cristiane.rocha2000@hotmail.com):

Mauricio de souza tenho um filho de 9 anos que quer ser quadrinista, e desenha muito bem e é seu fã número 1 compra todos os seus gibis e só pede isto como presente. E você está de parabéns pela iniciativa grandiosa de incluir os excluídos lindo isto.

Enviado em 04/04/14 às 15h42

Maria Celeste Pimenta Alves (mcpequeri@yahoo.com.br):

Preciso muito, muito do e-mail da cartunista Maurício de Souza. Preciso pedir autorização para poder pintar em parede da escola os personagens da Mônica.
Muito, obrigada,
Celeste

Enviado em 14/04/14 às 09h46

samuel (samuel_sf@hotmail.com):

emuito bom

Enviado em 20/04/14 às 20h26

Ana Claudia de Abreu (anaclaudia.abreu@ymail.com):

Maurício faz uma personagem com Pc, síndrome de Down para o dia das mães e me envie por favor!

Beijos da tia Ana(professora de classe especial).

Contribua com seu comentário!

©2014 Espiral Interativa. O conteúdo produzido por colunistas e blogueiros, bem como os comentários de leitores publicados no Vida Mais Livre, não refletem a opinião da redação do portal.