A importância da prática esportiva para pessoas com deficiência

Ganhos em confiança e na autoestima são só alguns dos benefícios promovidos pelo esporte. Conheça outras vantagens das atividades físicas e as dicas de profissionais da área.

egração Esportiva do Deficiente Físico...
Daniel Limas, da reportagem do Vida Mais Livre
 
Dizer que a prática de esportes é muito importante para as pessoas de todas as idades é chover no molhado. Já está mais que comprovado que praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde.
 
São vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.
 
No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos. “O esporte é muito importante para o sentimento de que tudo é possível dentro das minhas limitações e adaptações para execução daquilo que desejo fazer ou praticar”, explica Ademir Cruz de Almeida, presidente da ABDF (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos) e da WAFFSite externo. (World Amputee Football Federation).
 
Patrícia Camacho (na foto acima), coordenadora de projetos da Ciedef Site externo.(Associação para a Integração Esportiva do Deficiente Físico), é da mesma opinião. “Além dos ganhos físicos, a prática esportiva é uma forma de interação social, de ultrapassar limites e consequente melhora da autoestima e posicionamento da pessoa com deficiência na sociedade.”
 
Foi um pouco do que aconteceu com Ademir, que pratica esporte há 22 anos. “Além de melhorar a autoestima e a confiança em nós mesmos, o esporte traz o sentimento muito favorável de que podemos realizar muitas coisas.”
 
Jogadores de futebol para amputados comemoram vitóriaO presidente da ABDF conta também que já praticou natação, voleibol sentado, atletismo e, atualmente, se dedica ao futebol para amputados, que ainda não é uma modalidade paraolímpica, mas é uma prática em que o Brasil se destaca e é tetra-campeão. Sua relação com o esporte começou com um convite de um preparador físico que o estimulou a nadar. Chegou a praticar as atividades junto com pessoas sem deficiência e posteriormente resolver se dedicar ao paradesporto.
 
“Hoje, sonho que o futebol para amputados se torne paraolímpico um dia. Essa modalidade já me proporcionou vários momentos inesquecíveis na minha vida e oportunidades de crescimento cultural, social, político etc. Tudo o que tenho hoje foi graças ao paradesporto”, orgulha-se.
 
Esporte para todos?
 
Todas as práticas esportivas devem ter um acompanhamento médico. Essa é uma regra que vale para qualquer pessoa. Caso a pessoa tenha, por exemplo, alguma doença ou limitação cardíaca, respiratória ou circulatória, é fundamental que um médico avalie os riscos da prática esportiva. “É fundamental ter condições físico-motoras para desenvolver a atividade escolhida e estar sob orientação de um profissional especializado”, explica Patrícia.
 
Ademir também sugere que o interessado escolha, de acordo com as suas limitações, a atividade física que melhor pode ser desempenhada. Após estas etapas, é importante procurar os clubes, associações e academias que trabalham com a modalidade pretendida.
 
Modalidades
 
São vários os esportes praticados em todo o mundo e novidades sempre surgem nessa área. No Brasil, as mais comuns são: Natação, Atletismo, Basquete em cadeiras de roda, Voleibol sentados, Futebol de cinco, Futebol de Paralisados Cerebrais, Tênis, Tênis de mesa e Bocha. “Todos os esportes têm uma série de adaptações e regras específicas. Além disso, existem dentro das mesmas modalidades classificações funcionais, para dar condição de igualdade e competitividade”, explica Ademir.
 
Esportes mais comuns por tipo de deficiência:
 
Pessoas com deficiência visual: atletismo, ciclismo, futebol, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.
 
Pessoas com deficiência auditiva: atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, handebol, natação, vôlei, natação, e muitas outras (quase as mesmas das pessoas sem deficiência, pois não existem grandes limitações dos deficientes auditivos).
 
Pessoas com deficiência física: atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de inverno.

Comentários

Enviado em 18/03/10 às 12h36

Wagner da Silva (wgsilva80@yahoo.com.br):

Que matéria fantastica. Pois a prática de exercisios fisicos só nos faz bem,e sem duvida é um investimento na nossa saude.A! aproveitando a oportunidade,gostaria de saber de alguma instituição que ofereça o esporte de natação pois tenho interesse. Meu nome é Wagner, e tenho deficiencia Visual.

Enviado em 18/03/10 às 15h34

Daniel Limas (daniel@espiralinterativa.com):

Wagner, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário. Talvez você consiga mais informações sobre esportes para pessoas com deficiência nas associações citadas na matéria. Além disso, você pode tentar com a Confederação Brasileira de Desportos para Cegos. O site é www.cbdc.org.br e o telefone é (11) 2207-2301. Você também deve encontrar mais informações com a Associação Desportiva para Deficientes (ADD). O telefone é (11) 5011.9922/0482/6133.

Enviado em 22/03/10 às 14h38

Centro de Convivência (centrodeconvivencia@embu.sp.gov.br):

Achamos muito interessante o site, as reportagens, os videos, etc... mas sentimos falta dos esportes para os deficientes intelectuais.

Enviado em 22/03/10 às 14h59

Daniel Limas (daniel@espiralinterativa.com):

Centro de Convivência, obrigado pelo comentário. Caso tenham notícias (desses esportes e demais), por favor, encaminhem para nós.

Obrigado, Daniel

Enviado em 22/03/10 às 17h24

Adriano Dri (adriano_almeida79@hotmail.com):

Olá!! ...eu sou cadeirante, e sei bem que tudo que vc disse no post é bem verdade, os beneficios sao muitos, isso aí, forte abraço!!

Meu blog e de + alguns amigos...

http://varandasdavida.blogspot.com/

Enviado em 22/03/10 às 23h38

Cybelle (cyvaronos@gmail.com):

Já está comprovada a importância da atividade esportiva, tanto fisicamente como emocionalmente.

www.deficientealerta.blogspot.com

Enviado em 23/03/10 às 15h03

ADEMIR CRUZ (ADEMMIRABDA@HOTMAIL.COM):

PARABÉNS PELA MATÉRIA, FICOU EXCELENTE!!

Enviado em 29/03/10 às 13h15

thais (foxthsmendes@hotmail.com):

Olá amigos, sou cadeirante e gostaria de saber mais sobre esse assunto, pois minha deficienccia mexe com os nervos e não posso fazer esporte! Me ajude!Beijos a todos. Obrigada

Enviado em 29/03/10 às 14h18

Daniel Limas (daniel@espiralinterativa.com):

Thais, obrigado pelo comentário. Sua sugestão pode virar uma reportagem. Não conheço nenhum local. No entanto, no site abaixo, talvez você encontre mais informações ou possa se informar.

Abraço e obrigado pela participação.

O site é: http://www.add.org.br/esporteAdaptado/instituicoes.php
Abraço, Daniel

Enviado em 02/04/10 às 11h18

amanda teles (amanda_telex@hotmail.com):

olá!
Gostei muito dessa reportagem ,enfatizou tudo muito bem o assunto!
Sempre é interessante que as pessoas sejam informadas da atual situação de inclusão pela qual os deficientes estão passando!
Parabéns!

Enviado em 02/04/10 às 20h43

kelly lorraine (k_angel.kiss@gmail.com.br):

As pessoas que leem isso encontram a felicidade de continuar vivendo, mas basta querer!!

Enviado em 24/05/10 às 20h21

Tays Leite (tays.vivica@hotmail.com):

Adorei a reportagem e a muito tempo estou atras de um lugar para práticas de esportes para deficientes.
Sou mãe de uma menina de 7 anos, portadora de paralisia cerebral. Gostaria que vocês se possível me indicassem algum local para que minha filha possa praticar esportes.
Obrigado e aguardo resposta.

Enviado em 25/05/10 às 10h00

Daniel Limas (daniel@espiralinterativa.com):

Tays, tudo bem? Acredito que você possa procurar as ONGs mencionadas na matéria. Além disso, recomendo a ADD, a ANDE, CIEDEF, ABDA... Depois, quero saber das novidades. Abraço

Enviado em 07/06/10 às 11h47

donizeti aparecido (dapsouza.verdao1201@hotmail.com):

Parabéns todos. Sou Def. Auditivos, gostaria ter jogador de futebol. Moro Santo André-SP. Obrigado.

Enviado em 25/06/10 às 15h52

leticia (leticiadallya@yahoo.com.br):

A principal barreira que pessoas com deficiencia hoje encontram e a falta de estrutura nas ruas e infelizmente nas escolas, falta adaptaçoes e treinamento dos profissionais.

Enviado em 25/06/10 às 18h47

matheus alves gama. (matheus.adidas_@hotmail.com):

muito bom suas recuperaçoes.

Enviado em 21/09/10 às 21h14

Maria Lívia (Livinhamellou12@hotmail.com):

Adorei esta matéria me ajudou muito com o meu trabalho de educação física eu tirei 10 neste trabalho muito obrigado por escrever sobre os portadores de deficiÊncia física.

Enviado em 19/10/10 às 17h59

raiane (raianebbt@gmail.com):

muito bom demais parabens

Enviado em 23/11/10 às 21h44

matheus (matheus_dantas_tjf@hotmail.com):

muito bom essas explicações

Enviado em 02/01/11 às 16h08

João ferreira marques Filho (joaosuita@hotmail.com):

Achei bastante interessante a matéria, mas senti falta dos esportes também para as pessoas com deficiência intelectual.Não esqueçam de divulgá-las
também da próxima vez.OK

Enviado em 25/04/11 às 11h42

marcos (marcosmoreninho@gmail.com):

legal

Enviado em 12/07/11 às 14h36

silvania farias da silva (silvania.silva.farias@bol.com.br):

ola,gostaria de saber onde tem unidade de esporte para pessoas defícientes fisico é o meu filho ele portador de defíciencia fisíco ele tem mielo e hidrocéfalia e quer participar de fultebol porque ele sempre participa na escola com os colega com goleiro então gostaria de saber se ele pode participar nesse esporte aguardo resposta obrigada e um abraço

Enviado em 11/08/11 às 19h00

Lorrayne Paixão (lolopaixao8_@hotmail.com):

poxa amei esse site

Enviado em 17/08/11 às 13h21

andrilene (andrilenerodriguis@hotmail.com):

ameiii meu trabalho ficou otimo

Enviado em 10/09/11 às 13h41

suely isabel (suelyisabelfernandes@hotmail.com):

Sou deficiente fisica,tive paralisia,quando criança, comecei a praticar a natação,tenho 50 anos,esta um pouco difícil,pois não tenho muita força no quadril,mas não desisto rsrsr.Pois esta me fazendo ,bem.Vcs são uns amores em tudo que fazem amo este site nota dez pra vcs, beijos

Enviado em 20/09/11 às 09h35

Prof:Ester (ester_mju@hotmail.com):

anei muitu bum ess

Enviado em 20/10/11 às 20h35

Victória Bueno (vicbueno24@hotmail.com):

Obrigada essa pesquisa me ajudou um monte no meu tarbalho de Educação Fisíca

Enviado em 26/10/11 às 13h44

Mandinha:

obrigada pela ajuda!!!

Enviado em 01/12/11 às 23h54

gisele maria da cruz (giselelza@hotmail.com.br):

sou deficiente fisica das pernas desde criança eu sempre sonhei em jogar voley nunca tive oportunidade,sei que tenho capacidade para isso,pois e o meu grande sonho ser jogadora de voley ou então dançarina,sou uma pessoa alegre e muito estrovertida,não quero morrer antes de realizar o meu sonho so presiso de uma oportunidade,meu nome e gisele moro no loteamento jardim bandeirante BR.040 LUZÂNIA GO.MEU TELEFONE E 99226556,99497089 OU 96099592 so presiso de uma oportunidade tenho certeza que voces não vão se arrepender,quem sabe eu ainda não serei uma grande campea...

Enviado em 17/12/11 às 10h59

ANA VITORIA (ANNA_VITOORIA@HOTMAIL.COM.BR):

ACHO LEGAL OS DEFICIENTES TEREM UM ESPAÇO NO MUNDO DOS ESPORTES.

Enviado em 13/01/12 às 15h19

sergio castro (sergiojdcastro@ig.com.br):

O site do Comite Paralímpico Brasileiro(CPB) apresenta todas as modalidades praticadas até a Paralimpíada de 2016. Há também um site excelente chamado PARAOLIMPICOS DO FUTURO, onde há instruções para paraatlewtas, técnicos, histórico, classificação funcional, regras, enfim, bastante completo. Em um proximo artigo, sugiro a pesquisa e publicação de Atividades físicas e esportivs para Deficientes Intelectuais DI).

Enviado em 22/02/12 às 06h01

Zacarias humberto (Zacariashumberto@hotmail.com):

Gostei muito deste documentario me ajudou muito na parte estudantil porque tenho um trabalho escolar e isso ajudou-me bastante tambem a intender que ninguem esta excluido de praticar esportes. Saudacoes a todos que tenham um bom dia.

Enviado em 22/02/12 às 06h13

Zacarias humberto (Zacariashumberto73@ovi.com):

Gostaria que os clubes desse tambem chance aos esportistas dificeinte faço esse apelo aos clubes.bom dia a todos

Enviado em 03/03/12 às 09h10

adrileny:

esses comentários me ajudaram bastante para o meu trabalho de educação física...

Enviado em 03/03/12 às 20h27

Bianca (biancavolpato@hotmail.com):

Oi...meu nome é Bianca, tenho 13 anos, moro em Bauru -S.P...sou deficiente auditiva, gosto muito de esportes, já tentei vários esportes e não consegui nenhum esporte adequado para mim. Qualquer resposta me mande pelo meu e-mail...biancavolpato@hotmail.com
Até mais..

Enviado em 17/03/12 às 11h35

Gabriela (gab_isales@hotmail.com):

meu nome é gabriela tenho 12 anos,Bianca,eu acho que você não deve desistir dos esportes ,se esse é o seu sonho...eu ja fiz uma cirurgia no timpano eu tinha infecção,mais graças a Deus ja esta tdo bem,e não foi por isso que eu desisti da coisas que eu gostava..um abraço e pense nisso

Enviado em 22/03/12 às 20h07

Mikaela (catmyka27@gmail.com):

esses exercício ajuda muitas coisas e serve para o corpo.
esses comentarios mim encinaram muitas coisas
não só para as pessoas deficientes mais para todos e ajuda para as pessoas se recuperarém de muitas coisas que acontecem em nossas vidas.

Enviado em 26/03/12 às 10h43

isabela juliana oliveira martins:

EU ADOREI SABER SOBRE ESSE COMENTARIO<:?EU NEM IMAGINAVA QUE ESSAS PESSOAS PUDESSEM FAZER ESSE TANTO DE COISA SENDO QUE TEM PESSOAS QUE PODEM FAZER MAIS DO QUE ISSO E NAO CONSEGUE AGENTE ATE SE EMOSSONA QUANDO VER AUGUEM ASSIM MAI FAZER OQUE NE SI DEUS DEU ESSA OPORTUNIDADE PRA ESSAS PESSOAS SEREM TAO IMPORTANTE PARA GENTE E PARA AS PESSOAS QUE TEM DO LADO DELA UMA FELICIADE TODA E GRANDE

Enviado em 01/04/12 às 13h28

Joel F.Chagas Jr (rartne5@hotmail.com):

Incentivar financeiramente a um individuo sem limitações que pratica esporte é espetacular, porém icentivar e conseguir progresso no esperte com pessoas com limitções seja ela qual for e sem auxilio financeiro na maioria das vezes, isso é algo sem tamanho, diria até DIVINO, sou professor de TAEKWONDO em Toledo no Párana, faço um trabalho social pioneiro imagino Eu com autismo, de onde estou tendo a maior recompença já recebido por mim, a recompensa de ver um SER ILUMINADO que era até então ignirado pela sociedade``normal´´ ter um convivio perto do ``NORMAL´´ o esporte pode e faz a diferença sempre...e isso sem auxilio financeiro nenhum..

Joel
presidente
Associação JrChagas de TAEKWONDO WTF
045-8818-9035

Enviado em 13/04/12 às 22h01

lilian (lilianbetelina@yahoo.com.br):

Muito interessante esse artigo.Parabéns!

Enviado em 14/04/12 às 19h40

bianca (biancaferreira@hotmail.com):

eu acho muito bom pq faz bem a saude e exercicia o corpo

Enviado em 16/04/12 às 23h54

franciscoroberto guariglia (franciscoroberto@hotamil.com.br):

acho muito importante que o cadeirante faça esporte par se exercitar seus musculos.

Enviado em 30/04/12 às 01h09

Felipe moreira saude (maristelafelipemoreira@hotmail.com):

Olá,meu filho Felipe tem sindrome de down,25 anos,treina corrida ha 5anos , participou de uma maratona 5km no aterro do Flamengo e fez em 36 min.Gostaria muito que pudesse treinar com paratletas da Suderj ou outros. Mas não sabemos a quem procurar,poderia nos ajudar? Desde já agradecemos. Maristela

Enviado em 07/05/12 às 21h34

pamella (pamipires@hotmail.com):

achei muito intereçante pq ninguem sabe como praticarem o esporte para quem tem deficiencia.

Enviado em 22/05/12 às 20h58

Mário (mariodetran@hotmail.com):

eu boa noite tudo bem olha sou pne e gostaria de saber si tem como eu entra no grupo como que eu fazor jogar futebal

Enviado em 27/05/12 às 17h27

ercio:

eu gostei achei aravilhoso

Enviado em 29/05/12 às 18h11

sara:

boa noite eu acho muito bom que os deficientes estao se disinvouvendo nao e so pq se a pessoa e deficiente e pq ela nao tem que faser nada ela pode sim eu gosto de pessoas deficiente elas e muito boas .e so isso xau que deus o abençoi

Enviado em 31/05/12 às 23h05

Maria Cibele Silva (cibelitasilva@hotmail.com):

Eu acho o esporte uma ferramenta importantíssima para os portadores de deficiência física, ajudando eles na sua autoestima e locomoção.
Estou desenvolvendo um projeto sobre inclusão social aos portadores deficiência são pessoas que sofre preconceito e intolerância na sociedade, e para mudar esssa situação é preciso que a sociedade entenda que os portadores de deficiência não precisam de piedade, e sim de IGUALDADE! porb essa razão o esporte é muito importante.

Enviado em 21/06/12 às 14h54

hana:

pratique sempre algum esporte, pois sua vida so tem a melhorar!

Enviado em 14/08/12 às 21h57

maicon:

muito ruim

Enviado em 19/08/12 às 10h48

Dayane (daya.cr@hotmail.com):

Ola tenho 29 anos e sempre gostei de esportes mas quando tive osteomelite tive que parar, fiz três cirurgias e me sinto sedentaria e desmotivada que esporte posso praticar?Hoje tenho uma protése de quadril total.

Enviado em 24/08/12 às 07h53

shirlei (shirlei.batistagatinha@gmail.com):

sou shirlei essas pessoas com deficiencia consegi sobreviver eles tem que agradecer a deus por eles nao ter morido ter perdido perna ou pelomenos deus nao levou mais nada fim

Enviado em 31/08/12 às 08h39

lidiane (lidianeegabriel469@gmail.com):

eu acha espetacula

Enviado em 28/09/12 às 09h28

leandro (leandro.de@hotmail.com):

sou deficiente físico e fiquei sabendo desse , dos treinos e esporte na semel , bem amo eporte nunca tive oportunidade de praticar muito bom esse sait vou procurar e vou fazer, obrigado

Enviado em 03/10/12 às 17h52

emilly costa sarmento (emilizinha_len@hotmail.com):

muito bom mesmo

Enviado em 09/10/12 às 13h15

edilene (edilene@gmail.com):

eu nao estou achando
as regras ok.........

Enviado em 09/10/12 às 13h18

edilene (edilene@gmail.com):

eu gostei muito desta pagina.

Enviado em 16/10/12 às 23h28

louanne riker (brunalouannemonteiro@hotmail.com):

eh pro esportes para pessoas paratlegicas???????????

Enviado em 21/10/12 às 21h17

sofia (sosteii@gmail.com):

Ola
gostei muito deste site, é muito interessante.
Eu também trabalho com pessoas com necessidades especiais. Neste momento estou a começar um projeto de taekwondo com alunos c múltiplas deficiências, e gostaria de saber se me podem dar alguma dica sobre como treinar com estes jovens...obrigado

Enviado em 30/10/12 às 21h25

henrique (henrique_rep01@hotmail.com):

gostei sao pessoa muito bom no esporte eu gosto de futebol cego

Enviado em 22/11/12 às 12h16

raiane (rai_ane_19evelin@hotmail.com):

mais eu quero saber qual ainportancia preciso fazer uma atividade escolar e nao vii nada que possa responder minha pergunta.

Enviado em 28/11/12 às 18h58

Graziele (grazi@hotemail.com):

gostei muito,adorei

Enviado em 05/12/12 às 12h00

Cleuder Almeida (cleuder_edfisica@hotmail.com):

A verdade prevalece em todas situações, ainda mais quando provamos através do apoio,imagens, resultados, etc... Eu sempre falo que a deficiência não é física o espirito que é muito forte, por que existe muitas pessoas "sem deficiência" e não consegue fazer nem a metade que esses abençoados fazem. Parabéns pelo trabalha!

Enviado em 08/01/13 às 22h57

Gabriel Francisco de Camargo Lima Guttilla (gabriel.lima1986@uol.com.br):

Sou um jovem de 26 anos de idade e sou portador da Sindrome de Down e não estou muito entusiasmado em fazer nenhum esporte minha mãe sempre tenta me animar mais não quero fazer nada disso gosto de deitar e ver televisão e de comer muito sabia?Ela tenta me convencer para fazer algum esporte mas eu não dou ouvido sei que ela quer o meu bem mais eu estou cansado por isso quero que alguém me ajude e de algum conselho bacana tá bom?Valeu por ter paciência beleza?

Enviado em 01/02/13 às 23h22

myllena francisca (mimiafeganismo@gmail.com):

as vezes uzamos um contribimento pra ajuda-lo as coisas q nois precisamos.

Enviado em 17/02/13 às 22h12

Marta (marta.campinas@hotmail.com):

Adorei a matéria, muito interessante mesmo. Sou deficiente fisica e gostaria muito de praticar hidroginastica, algum esporte até mesmo p ajudar a não atrofiar. Moro no pq. são Rafael em SP, mais não tenho veiculo próprio p estar me locomovendo e preciso de um centro especializado p as minhas necessidades como deficiente. Agradeço desde já...

Enviado em 24/02/13 às 21h24

marco aurélio da silva cavalcante (marcortricolor2@hotmail.com):

adorei esta materia,gostaria de saber se tem limite de idade para participar de algumas modalidades pois eu ja tenho uns 48 anos e sou deficiênte fisico.

Enviado em 02/03/13 às 08h28

Denise pereira:

muito importante ........

Enviado em 15/04/13 às 00h08

Gerlane martins (Ger_passionate13@hotmail.com):

Essa matéria contribua para o desenvolvimento n só d pessoas com deficiência mas sim com nós, nós levando a compreensão q só nós praticam esportes mas sim pessoas com deficiência

Enviado em 29/05/13 às 14h38

Magna Alves Ribeiro (maguinhamgg@hotmail.com):

gostei tem todas as informacoes que eu precisava

Enviado em 12/06/13 às 20h55

KAMILA (MILAMILA097@HOTMAIL.COM):

MUITO OBRIGADO VOCÊS MIM AJUDARAM A FAZER MEU TRABALHO SOBRE ESSAS FANTASTICAS PESSOAS LINDAS E GUERREIRAS ......BEIJOKAS

Enviado em 16/06/13 às 09h19

beatriz costa (byacosta2012@GMAIL.COM):

MUITO LEGAL PRATICA ESPORTE EU AMO ESPORTE

Enviado em 17/06/13 às 17h05

joa (joa02@hotmail.com):

vida

Enviado em 26/06/13 às 20h02

ynaê crystyna silva (nathy_hgatinha@hotmail.com):

EU adorei essa matéria pra falar a verdade eu adoro esportes. principalmente natação AMO ESSES TIPOS DE MATERIAS ... adorei ler essa matéria obrigado por nos ajudar a entender como é importante o esporte valeu mesmo ...mande mais ,sobe o assunto . POR FAVOR ...OBRIGADO ,BEIJOKAS...

Enviado em 04/07/13 às 13h15

gleiceany Lima (gleiceanykitty@hotmail.com):

Muiito bom serviu ate para o meu trabalho de fisisca... ameii.. deficientes fazem coisas melhor do que todos nós.

Enviado em 31/07/13 às 20h10

luiz carlos machado (luiz-carloss2011@hotmail.com):

gosto muito de asistir ,ver que uma pesoa realiza hum sonho ate admiro muito esas pesoas q praticam esportes q sao deficienti fisico
pq tipo eu era uma pesoa q tinha as duas pernas agora n tenho mais perdi a perna esquerda numa acidenti poriso to escrevendo gostadia de praticar esportes tamben si algum de voces ten deus no coracao ente en contato comigo pelo telefone 48/32645158 quero mi ajunta a vcs porque quero mudar minha vida miliga por favor ta

Enviado em 10/08/13 às 14h02

Daniel de Souza Faria (dsouzafaria@hotmail.com):

Boa tarde, gostaria de fazer algum esporte adaptado, jogar futebol, natação, atletismo. vocês conhecem algum Instituição que eu possa fazer, mas sem prática para competir e sim para lazer, mas queria algo voltado somente para pessoas com deficiência em São Paulo.
obrigado

Enviado em 20/08/13 às 15h40

sergio castro (sergiojdcastro@ig.com.br):

Boa materia. continue assim. abç

Enviado em 05/09/13 às 16h01

Miranilson (miranilsonlopes@yahoo.com):

Dessa forma, gostei bastante, amo muito os deficiente e que cada um deles seja muito feliz e que sejam muitos respeitados. Obrigado!

Enviado em 24/09/13 às 17h31

tarcisio ferreira:

gostei muito

Enviado em 27/09/13 às 14h03

villu santos (26deabril@hotmail.com):

e muito legallllllllllllllllllllllllllllllllll

Enviado em 09/10/13 às 15h25

fernando:

gostei de mais me ajudou muito

Enviado em 12/10/13 às 21h33

Cássia Godoy (cassiagmf@hotmail.com):

Sou educadora física e portadora da Síndrome de Usher. Desde meus 15 anos pratico atividade física, iniciando com jazz. Apaixonada pelo universo da educação física, conclui a faculdade, e nunca parei de praticar atividade física,
Hoje com 48 anos e a Síndrome de Usher evoluiu muito e a limitação visual bastante comprometida. O equilíbrio, insegurança em caminhar são muito atenuados com a prática da atividade física. O importante é não perder a propriocepção, a agilidade, força e principalmente o equilíbrio. Enfrentar desafios de praticar modalidades que parecem impossíveis para mim, foram determinantes para a superação física e mental. Diversificar as atividades é imprescindível.

Enviado em 15/10/13 às 16h05

juliano Oliveira Natal RN (julianooliveirapersonal@hotmail.com):

Parabens pela materia. Sou Educador Fisico e Militar. Escrevi um projeto sobre a oferta de atividades adaptadas para deficientes fisicos aqui de Natal RN. estou mantendo contato com parceiros sobre possiveis patrocionios, afim de "tirar do papel" este projeto. já tenho algumas cadeiras de rodas esportivas, e alguns equipamentos como bolas, raquetes de tênis e tênis de mesa, etc. o Objetivo do projeto é oportunizar a pratica de esportes adaptados para os deficientes físicos com um único cárater, o de participação(vivencia) das modalidades adaptadas e de musculação(TRP - treinamento resistido com pesos), com o propósito de "tirar" os deficientes físicos do sedentarismo. o presente projeto tem algumas adaptações afim de, no futuro, atender outras deficiências, pois o gasto é muito grande, pois até para começar o projeto, farei sozinho, em virtude da falta de voluntários. mas, "bola pra frente".
Juliano Oliveira - CREF 2474 G/RN
coordenador tecnico do CBP RN - TIGRES

Enviado em 19/10/13 às 22h19

NELSON DA SILVA TENÓRIO (ns-tenorio@bol.com.br):

Estou Super Feliz Com Estas Maravilhosas Matérias, Super Importantes, Pois Estou Fazendo Pesquisas Para Fazermos Trabalho Em Grupo De TCC Com o Tema: Entretimentos Para Deficientes Auditivos, Estas Matérias Divulgadas, Com Certeza Irão Nos Ajudar Muito. PARABÉNS....!

Enviado em 29/11/13 às 08h02

cintia taina (cintiataina3@globomail.com):

essas informações foram muito importantes, contribuíram muito pra o que eu precisava.

Enviado em 31/12/13 às 01h50

creusa de assis (creusadeassis@yahoo.com.br):

Boa noite estou feliz com as informacoes que li,sobre os trabalhos e voluntario tambem isto significa que temos pessoas concientes e humanas, meu filho e portador de hemiplegia na mao direita e perna ja fizemos fisioterapia e hidroterapia, que melhjoru muito e corigiu bastate a lesao, depois parei por um tempo ele tem 15 anoas e quer praticar natacao e takewdou, gostaria de saber se tem endereco na zona leste. de uma instituicao obrigada

Enviado em 29/01/14 às 15h53

Ilana Kiara Mota (ilanakiara.psi@gmail.com):

Tenho o objetivo de implantar na minha cidade uma Hípica para pessoas com Síndrome de Down,gostaria de apoio no sentido de Fazer um projeto juntando benefícios e valor aproximado para começar. Sou Psicologa e tenho dificuldades de pesquisa.
Obrigada, espero respostas.

Enviado em 28/02/14 às 12h17

dafine (dafinecarolinamaisgata@gmail.com):

isso me ajudou muito obrigado

Enviado em 10/03/14 às 15h28

Paula Maia (paulamaiaresende@hotmail.com):

Olá.
Tudo bem?
Eu sofri Acidente Vascular Cerebral (A.V.C.), fazem 5 anos.
Eu sou afásica (é um distúrbio na formulação e compreensão da linguagem, uma deterioração da função da linguagem, depois de ter sido adquirida de maneira normal e não causada por dificuldade intelectual).
Eu faço fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura, teatro de afásico "Ser em Cena", T.O., Cantar, Kumon (português e inglês), botox, academia (musculação e bike) e caminhada.
Eu queria praticar bicicleta nas ruas. Posso?
Obrigada!

Enviado em 24/11/14 às 17h05

lorena (lorena.alves@outlook.com.br):

adorei vai ser ótimo viu ho my god

Contribua com seu comentário!

©2014 Espiral Interativa. O conteúdo produzido por colunistas e blogueiros, bem como os comentários de leitores publicados no Vida Mais Livre, não refletem a opinião da redação do portal.