Educação inclusiva: a favor ou contra?

O Ministério da Educação (MEC) defende o fechamento das instituições de educação especial e a consequente inclusão de todos os alunos no ensino regular. As opiniões são muito variadas. Muitos são contra educar crianças com e sem deficiência numa mesma escola. Muitos são favoráveis. Dê sua opinião. E você, é a favor ou contra? Conte sua história.

Responder ao tópico

• 03/04/13 às 14h30
  • Por: Mariana Fuzaro

Deviam permanecer as duas alternativas.

Existam alguns casos de crianças deficientes que tiveram a sorte de encontrar profissionais competentes que souberam integrá-las à classe.

Mas isso nem sempre é possível, até por causa da realidade da educação no país.

Eu mesma sou formada em Letras, mas a partir do primeiro dia de estágio já vi que aquilo não era para mim. Tanto é que nunca exerci a profissão. Eles te "soltam" no meio de 50 alunos incontroláveis. Você não pode discipliná-los em hipótese alguma... tem que ser tudo na base do "diálogo"... e eles não estão nem aí para diálogo. E você tem que se virar. Tem que dar aula em duas classes ao mesmo tempo, correndo de uma para a outra, porque faltam professores. Isso porque eram classes só com crianças "normais".

Agora imagine lidar com uma classe assim + uma criança com deficiência.