Inscrições abertas para Curso de Libras em Sorocaba

As vagas são para o primeiro módulo que tem três meses. Nesta primeira etapa o aluno aprende 900 sinais e, com isto, adquire um vocabulário suficiente para comunicação básica.

Publicada em 10 de março de 2011 - 17:30

Símbolo de deficiência auditiva
Mãos que falam para ajudar na inclusão dos deficientes auditivos como um todo. É assim que funciona a Língua Brasileira de Sinais (Libras) utilizada na comunicação de pessoas surdas. A Integra - Profissionalização e Sociabilização do Deficiente Auditivo de SorocabaSite externo., entidade social que trabalha com este público, como forma de facilitar a inserção dessas pessoas, ministra, periodicamente cursos de Libras para os chamados alunos ouvintes.
 
A metodologia é usada não apenas pelos próprios deficientes auditivos mas também por seus familiares, profissionais e demais pessoas que desejem interagir com esta comunidade que, em SorocabaSite externo., chega a 3 mil pessoas, segundo últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)Site externo., de 2006. 

O Brasil, oficialmente, tem duas línguas oficiais. A partir de 2002, além da Língua Portuguesa, o país também reconhece a Libras como oficial. A pedagoga especializada em deficientes auditivos e coordenadora pedagógica da Integra, Alessandra Melo de Carvalho, explica que a dificuldade de comunicação motiva a exclusão dos deficientes auditivos. "O surdo acaba sendo marginalizado pela sociedade por conta da falta de comunicação. Ele não consegue ir ao banco ou ir ao médico sozinho, por exemplo", afirma. Por isto, o aprendizado de Libras por parte das pessoas sem deficiência é uma forma de facilitar a inclusão.

Alessandra, que é especializada em deficientes auditivos e mestranda em Comunicação e Cultura, ministra curso de Libras na Integra. Segundo ela, qualquer pessoa que queira se comunicar com os surdos pode aprender a linguagem de sinais. Apesar disto, afirma ela, normalmente quem procura aprender a falar com as mãos são, normalmente, parentes dos deficientes ou profissionais que precisam lidar diretamente com deficientes auditivos.

Aprendendo Libras

A Integra está com inscrições abertas para o curso de Libras. As vagas são para o primeiro módulo que tem três meses. Nesta primeira etapa o aluno aprende 900 sinais e, com isto, adquire um vocabulário suficiente para comunicação básica. Serão 23 aulas em que, além do alfabeto, números e calendários o aluno aprenderá também expressões, itens da casa, bebidas, comidas, transporte, vestuário e outras coisas. As turmas são abertas de acordo com a demanda encontrada e, normalmente, a turma segue para os outros dois módulos que completam o curso.

O curso custa R$ 210 que pode ser dividido em até três vezes. Alessandra destaca que o valor é totalmente revertido para a entidade, que hoje trabalha com cerca de 180 deficientes auditivos. A Integra Profissionalização e Sociabilização do Deficiente Auditivo de Sorocaba, entidade social sem fins lucrativos, fundada em 15 de Agosto de 1993, da união de um grupo de pais que sentiram a necessidade de criar um espaço de apoio para seus filhos, bem como para a sociedade, as quais eram portadoras de deficiência auditiva e que precisavam de acompanhamento terapêutico, educacional e profissionalizante. Mais informações sobre o curso ou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade podem ser obtidas pelo telefone 3231-5778.
 

Comentários

Enviado em 26/03/11 às 20h59

cristiane paula (cristiane.milanesi@ig.com.br):

bom dia, estou interessada em fazer o curso d libras, por gentilieza, me envie mais informações...qtos módulos? agradeço

Enviado em 07/04/11 às 16h25

Monique Strada (monique@jsn.com.br):

Boa tarde! fiquei interessada no curso de libras,peçoa a gentileza de maiores informações. Aguardo retorno

Enviado em 07/04/11 às 21h29

lilian azevedo (lilian.azevedo@hotmail.com):

Boa noite,gostaria de saber se este curso ainda está disponivel,pois queria muito fazer,por favor me respondam...

Enviado em 12/04/11 às 12h01

Renata (worspite_calhas@hotmail.com):

Olá Bom dia!!
Estou enteressada em fazer o curso ,pois tenho comercio e gostaria de atender meus clientes.

Enviado em 16/04/11 às 19h58

Elisa Pacheco (isapacheco39@hotmail.com):

Boa noite,gostaria de saber se este curso ainda está disponivel,pois queria muito fazer,por favor me respondam!
Com informações como aonde estaria ocorrendo o curto, etc.

Enviado em 20/04/11 às 08h30

Sheila Lazara de Oliveira (sheila.lazara@itelefonica.com.br):

Bom dia. Tenho grande interesse e necessidade em fazer o curso, por favor me respondam.
Com informação sobre curso, localização, ou novas turmas etc.

Obrigada

Enviado em 06/05/11 às 13h25

Vanessa Prestes Momesso (vanessa.momesso@ig.com.br):

gostaria de saber qual a data da proxima turma

Enviado em 10/05/11 às 10h24

Gisele de Oliveira Sousa (giselesousa@hotmail.fr):

Por gentileza, poderiam enviar maiores informações sobre o curso para meu email? Quando e onde são ministradas as aulas?
Aguardo.
Obrigada.

Enviado em 23/05/11 às 22h25

Carolina Maria (carolglle@hotmail.com):

Olá, Gostaria que me enviasse informações sobre o curso de libras. Local, data da nova turma, etc.
Aguardo.

Enviado em 20/06/11 às 18h19

silvana neves ferreira (silvana.nevesfer@hotmail.com):

boa tarde eu queria fazer o curso de libras por favor me mande mais informação

Enviado em 02/07/11 às 13h51

Suzana Santos (susantos85@live.com):

Boa Tarde!!!Gostaria de saber se terá o primeiro módulo agora em Agosto,tenho interesse em fazer o curso.O curso é de qntas horas,recebe algum certificado com as horas?aguardo retorno....obrigada

Enviado em 12/07/11 às 17h59

Maria Cecilia Nunes da Silva (prof.m.cecilia@gmail.com):

Oi...gostaria de saber se terá o o primeiro módulo agora em Agosto, tenho interesse em fazer.O curso é de qtas horas...e quais os dias?aguardo retorno....Obrigada

Enviado em 02/08/11 às 22h43

debora caceres guimaraes (unodebyy@hotmail.com):

ola...gostaria de saber se tera o primeiro modulo agora em agosto,tenh interesse em fazer. o curso e de qtas. horas o valor e os dias ? obrigada.

Enviado em 02/08/11 às 23h38

Jocely M.M.Sgura (molina.joce@gmail.com):

Gostaria de informação sobre o curso de libras.Qual a data da próxima turma, horário, local.

Aguardo resposta
Obrigada
Jocely

Enviado em 23/08/11 às 13h06

Ângela Ap. Macedo (angelamacedo_21@hotmail.com):

Olá... estou enteressada em fazer o curso, gostaria de saber a data da próxima turma e horário.
Obrigada desde já!!
Um abraço
Ângela

Enviado em 09/09/11 às 15h28

sandra regina cordeiro tadeio pires (amoturismo64@hotmail.com):

Acabo de me formar Guia de Turismo e quero muito fazer o curso pata poder atender este público com a devida qualidade e respeito. Mas acho que faltou muita informação nesta reportagem...ficamos sem saber onde, quando, como...

Enviado em 09/09/11 às 15h37

Daniel Limas (daniel@vidamaislivre.com.br):

Sandra, as demais informações devem ser consultadas ao entrar em contato com a instituição, no telefone mencionado na matéria.

Enviado em 30/09/11 às 15h39

gislaine (gipinklopes13@hotmail.com):

gostaria muito fazer esse curso trabalho em um hospital sou recepcionista e queria saber mais informaçoes e valores se pudessem passar tem mais pessoas no meu trabalho interessadas...

Enviado em 21/10/11 às 21h40

felipe (felipe_ribeiro.7@hotmail.com):

boa noite

gostaria de saber o local e como eu faço a inscriçao do curso, e se parcelam em promissória?

obs: por gentileza responder em meu e-mail

obrigado

Enviado em 01/11/11 às 16h06

joyce oliveira (joka-ieq@hotmail.com):

gostaria de fazer um curso de libras ainda a tempo?

Enviado em 04/12/11 às 11h11

indyara (indyara.binho@gmail.com):

Gostaria de saber como faço a inscrição, valor do curso, quantos módulos e meses para cada módulo.

Att

Indyara

Enviado em 13/12/11 às 12h30

Regina Stella de Paula (re_stla@hotmail.com):

Gostaria de saber como faço a inscrição, valor do curso?

Enviado em 16/12/11 às 15h27

benedita escanhola (benedita_bmoe@hotmail.com):

Preciso urgente do Curso de Libras,trabalho com criança especial,como faço a inscrição preferência à noite,Obrigada.

Enviado em 09/01/12 às 13h54

THAIS LARA A.CARMO DA SILVA (thaispedagoga23@gmail.com):

BOM DIA SOU PARANAENSE E ESTOU EM BUSCA DE CURSO DE LIBRAS EM SOROCABA ,SOU PROFESSORA DE LIBRAS FORMADA,ME PASSE CADASTRO DE INSCRIÇAO ,VALORES,E DATAS DO CURSO...

Enviado em 15/01/12 às 13h42

anne (anne.karolyne@ymail.com):

fiquei interessada no curso pode me mandar mais informaçoes

Enviado em 15/01/12 às 17h10

gisele (gi_pretona@hotmail.com):

olá meu nome é gisele gostaria de saber quando abre as escriçoes e quanto é o valor do curso??e se é em sorocaba. obrigada

Enviado em 17/01/12 às 01h45

MÁRCIA SIMON (MAHLOIRA1610@GMAIL.COM):

POR FAVOR, GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES....OBRIGADA.

Enviado em 01/02/12 às 12h55

rebeca (rebeka.152010@hotmail.com):

oi,sou pernambucana,mais gostaria de aprender as libras do estado de São Paulo mais moro em boituva como que eu faço para me escrever,e gostaria de saber o valor também.(por gentileza mande a resposta pelo e-mail.)

Enviado em 28/02/12 às 09h12

Solange (sol82soua@hotmail.com):

Olá,
Gostaria de mais informações sobre o curso de livras...Grata.

Enviado em 20/03/12 às 17h27

Liliam (liliam_tg@hotmail.com):

Gostaria de mais informações sobre o curso de libras, como horário e dia.

Enviado em 21/03/12 às 09h53

Daniel Limas (daniel@vidamaislivre.com.br):

as informações devem ser consultadas ao entrar em contato com a instituição, no telefone mencionado na matéria.

Enviado em 27/03/12 às 15h04

Rose (rosebnasc@hotmail.com):

Gostaria de saber melhores detalhes ref. o curso de libras.
Att.
Rose

Enviado em 02/04/12 às 10h01

wendell (wendelro@hotmail.com):

Bom dia .
estou muito enteressado neste curso ,por gentilesa poderia me enformar quando sera aberta as inscriçoes para prossima turma
obrigadooooo

Enviado em 13/04/12 às 09h44

ELISANGELA (elisangela.andrade8@gmail.com):

Olá bom dia,gostaria de saber o horario e quais os dias da semana que tem o curso pois fiquei interessada.Aguardo!

Enviado em 19/04/12 às 00h03

Miriam Luiza Pereira Ayres (miriam.ayres@hotmail.com):

Gostaria de fazer este curso, pois me interessa muito,já faz algun tempo que estou a procura,por gentileza qualquer coisa entrar em contato.

Enviado em 20/04/12 às 19h43

ana paula (ana.bachir22@gmail.com):

esse curso já começou?
gostaria de saber os dias e horarios.
obrigada

Enviado em 23/04/12 às 14h16

VANESSA (vanessa.momesso@valid.com.br):

QUAL A PROXIMA DATA DE INICIO DO CURSO DE NLIBRAS

Enviado em 30/04/12 às 09h49

dilma maria da silva (dilmadoarte@gmail.com):

gostaria de fazer o curso de libras ,mande mais detalhe p mim no meu email obrigada!

Enviado em 27/05/12 às 23h28

Juliana (julyenferm@ig.com.br):

Gostaria de receber mais informações sobre o curso...grata.

Enviado em 29/05/12 às 19h12

roberio santana (roberio-santana@hotmail.com):

gostaria de sabe se ainda tem vaga p cusso de libras e onde faser as incriçoes

Enviado em 02/06/12 às 08h26

valdete (valdeteortiz@yahoo.com.br):

Gostaria de fazer o curso o mais rapido possível !
Quando é o início da proxima turma ?

Enviado em 04/06/12 às 10h04

Daniel Limas (daniel@vidamaislivre.com.br):

as informações devem ser consultadas ao entrar em contato com a instituição, no telefone mencionado na matéria.

Enviado em 27/06/12 às 16h07

Vívian Lopes (vyvyangvt@gmail.com):

Tenho interesse em fazer o curso de libras, quero saber onde faço a inscrição, pois meu filho estuda em escola especial e quero muito que ele aprenda também para podermos nos comunicarmos com as pessoas.
Agradeço a ajuda.

Enviado em 27/06/12 às 19h35

valeria (valeriargoes@ig.com.br):

Boa Noite
Gostaria de saber sobre o curso de libras, quando voce vao comecar nova turma , valor, endereco ou telefone para contato
grata

Enviado em 13/07/12 às 13h25

Regina Celia dos santos (refiorisantos@yahoo.com.br):

Boa tarde, sou pedagoga e gostaria de fazer o Curso de Libras. Quero saber se o mesmo me habilita para trabalhar nas escolas da Prefeitura de Sorocaba?

Enviado em 26/08/12 às 15h19

Cristina (cris_ibc2006@yahoo.com.br):

Gostaria de saber sobre o curso de libras, tenho interesse em fazer este curso.
Como faço para obter informações, telefone endereço.
Sou de Sorocaba.

Enviado em 12/09/12 às 17h58

eliana (eli_terci1@hotmail.com):

Gostaria de saber sobre o curso qual é data de inicio e qual é o endereço e se o preço é esse mesmo.

Enviado em 01/10/12 às 16h13

Antonio (aurorasorocaba@gmail.com):

Boa Tarde , gostaria de saber o local do curso o tel. para inscrição .. grato

Enviado em 25/10/12 às 01h00

Hilda Ferreira de Souza (hilda.teatro@hotmail.com):

Gostaria de saber quando eu posso fazer inscrição, endereço e o valor da inscrição.

Obrigada!

Enviado em 29/10/12 às 10h06

kelly carmo da silva (biaeguigacytma@hotmail.com):

endereço e tel.para entrar em contatos pra poder me matricular...urgente

Enviado em 04/12/12 às 18h04

Eliana (eli_terci1@hotmail.com):

Porque vocês não responde nossos e-mails, afinal este curso existe mesmo ou não, e este site é verdadeiro o que acontece afinal??? Que dificuldade pra se fazer um curso de libras em Sorocaba!

Obrigada Eliana

Enviado em 05/12/12 às 09h46

Daniel (daniel@vidamaislivre.com.br):

Eliana,

O site Vida Mais Livre apenas publica reportagens, como o jornal Folha de S. Paulo, como o Uol. Para você saber mais informações sobre o curso de Libras, você deve entrar em contato com a instituição.

Atenciosamente,

Enviado em 15/12/12 às 20h34

giselle (giereccb@gmail.com):

Gostaria de informacoes sobre o curso data de inscricao e inicio enviem por gentileza. Obrigada.

Enviado em 04/01/13 às 14h25

maria salvadora carvalho machado (maria2011salvadora@hotmail.com):

Fiquei interesadissima nesse curso, só assim terei oportunidade de conhecer mais o ser humano-muito obrigada pela oportunidade. um ótimo ano 2013

Enviado em 20/01/13 às 23h37

Marcos Antonio de Arruda (maarruda334@hotmail.com):

Oi, gostaria de saber mais informações sobre o curso de LIBRAS´e quando terá inscrição e qual valor?

Enviado em 25/01/13 às 15h55

Kelly (kellycstar@hotmail.com):

gostaria de saber qdo começa um novo curso, pois estou muito interessada em faze-lo

Enviado em 04/02/13 às 13h39

Dalva Martins (almeida.dmc@gmail.com):

Eu e mais uma amiga estamos interessada em fazer o curso, vcs oferecem o curso de 1 ano ou tem que ser apenas por modulo ? Qdo posso m inscrever? Obrigada fico n aguardo

Enviado em 05/02/13 às 20h31

Thaís (thais.biasoto21@hotmail.com):

Boa noite!
Gostaria de saber mais informações sobre o curso de libras e valores.
Grata!

Enviado em 21/02/13 às 09h12

maria angelica (asmaile2007@yahoo.com.br):

Por gentileza, estou interessada em fazer o curso de libras. Aguardo informações. obrigado

Enviado em 02/03/13 às 05h34

adriano alves (adryano_aas@hotmail.com.br):

gostaria de saber mais informações sobre novas turmas i horarios. obrigado pela atenção

Enviado em 07/03/13 às 10h06

giovanna araujo (gi.ovanaflor@hotmail.com):

eu queria saber onde fica.... e o telefone para mim aprender mais de libras ....

Enviado em 22/03/13 às 11h26

Sônia Aparecida Lopes Vasconcelos (soni0703@bol.com.br):

Sou professora PEB I, gostaria de fazer o curso de LIBRAS para dar aula de Libras por favor preciso de informações sobre novas turmas, horário, valor do curso, carga horária, e um ponto de referência obrigada. aguardo resposta.

Enviado em 25/04/13 às 15h21

sabrina viana (sabri_viana@hotmail.com):

ola boa tarde,gostaria de saber os dias,valores e horarios do curso de libras,pq sou de itapetininga e quero ver se os meus horarios batem c o curso.obrigada aguardo retorno...

Enviado em 21/06/13 às 10h14

Andreia Salles Silva (guimaraesandreia@hotmail.com):

Bom dia! Fiquei muito interessada no curso de libras gostaria do telefone para entrar em contato para devidas informações, agradeço a atenção desde já.

Enviado em 31/07/13 às 17h07

Marli N. Souza (Enioapoliveira@hotmail.com):

Olá fiquei intereçado no curso queria saber mais informaçoes ou ou mande um telefone no email para me comunicar

Enviado em 07/08/13 às 11h55

sandra (sandi.barba@gmail.com):

me interessei no curso, mas ligo nesse telefone e ta dificil, por favor peço que me mande o endereço e demais informções para fazer este curso obgd agradeço desde ja a atenção.

Enviado em 09/09/13 às 10h42

Rubiane (rubiane_rc@hotmail.com):

ola, quantos meses de curso?

Enviado em 28/09/13 às 19h16

erineuza erineuza.jesus@hotmail.com (erineuza.jesus@hotmail.com):

por favor peço que me mande o endereço ou telefone que gostaria de saber a data da proxema turma

Enviado em 01/11/13 às 11h11

maria angelica ferreira smaile (asmaile2007@yahoo.com.br):

Bom dia! Estou interessada em fazer o curso de libras em 2014. Desejo informações de data de quando iniciarão e valores. obrigado.

Enviado em 08/01/14 às 12h48

Joelma (familiahams@gmail.com):

Oi, boa tarde! Quero muito ingressar no curso de Libras agora no início de 2014, preciso de maiores informações quanto ao valor de investimento e datas e horários para início do curso. Muito Obrigada, aguardo seu retorno!

Enviado em 08/02/14 às 23h47

JOÃO PAULO FERREIRA (FERREIRA6339@HOTMAIL.COM):

OI, BOA NOITE! TENHO MUITA VONTADE EM FAZER ESSE CURSO.SOU DE PITANGUEIRAS PR: É UMA PENA EM DISTANTE DA MINHA CIDADE. SUCESSO E FELICIDADESS Á TODOS PROFESSORES ALUNOS...E AOS DEMAISS.

Enviado em 01/04/14 às 09h58

sueidi (sueidi.souza@gmail.com):

bom dia, tenho interesse nesse curso, gostaria de saber o valor e a data e horario.
obg