Pessoa com deficiência tem benefícios na CNH especial

No entanto, poucas pessoas sabem se podem ou não ter em mãos este tipo de CNH. Com benefícios atraentes, como liberação de rodízio e isenção de impostos como IPI, IOF e ICMS, muitas pessoas buscam as aulas em auto-escolas especializadas neste segmento de condutores.

Publicada em 23 de janeiro de 2013 - 14:30

Mão segura em direção de carro

Maioria dos brasileiros conhecem a habilitação especial para pessoas com deficiência. No entanto, poucas pessoas sabem se podem ou não ter em mãos este tipo de CNH. Com benefícios atraentes, como liberação de rodízio e isenção de impostos como IPI, IOF e ICMS, muitas pessoas buscam as aulas em auto-escolas especializadas neste segmento de condutores.

Luciane Habib, gerente da auto-escola JavarottiSite externo., especializada neste tipo de condutor na Grande São Paulo, declara que muitas pessoas que vão à auto-escola comentam que nem imaginavam ter o direito de possuir CNH especial. "Muitas pessoas poderiam se beneficiar, mas desconhecem o que a lei aprova”, diz a gerente. Um problema para os responsáveis dos locais de ensino é a especialização dos instrutores. “Não há curso para instrutores especiais. Nunca consegui contratar instrutores capacitados. Até porque cada auto-escola tem seu modo de trabalho. Sendo assim, preferimos capacitá-los”, afirma a gerente da empresa em relação à preparação destes profissionais.

Já em relação ao condutor, uma das complicações é a localização de auto-escolas especializadas próximas ao local de moradia do candidato. Guilherme Silva, que está no processo de avaliação da primeira habilitação, sugere que as auto-escolas tentem desenvolver este sistema de aulas para pessoas com deficiência e que sejam mais acessíveis. “A quantidade de aulas depende da necessidade. Você passa por orientação pra fazer a prova. Mas bem que a aula podia ser mais perto de casa. Até tem algumas auto-escolas por aqui, mas nenhuma faz carta especial”, responde o estudante.

A Carteira de Habilitação vem com algumas restrições no local das observações na parte traseira do documento. Sendo assim, o condutor, mesmo com restrição mínima, não pode voltar a guiar normalmente. Estas observações vêm mostradas apenas com letras, desde 2008, pois somente os órgãos responsáveis terão conhecimento da especialidade de cada caso, tendo diferenças entre quem precisa de acelerador e freio manuais e quem dirige um modelo com câmbio automático, por exemplo.

Quando a pessoa com deficiência compra o veículo, os benefícios vem com algumas restrições de período. Caso tenha pedido somente a isenção do IPI, ele não poderá vender o veículo até 2 anos depois da compra. Porém, se tiver conseguido a liberação de outra taxa, fica impedido de vender o automóvel durante 3 anos após a compra.

Para o grupo de pessoas que querem ter habilitação especial, as especificações que as qualificam como condutoras são: paraplegia (paralisia de ambos os membros inferiores e, geralmente, da região dorsal inferior), paraparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo dos membros inferiores que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento), monoplegia (paralisia de um só membro ou grupo muscular), monoparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo de um só membro que não perdeu inteiramente a sensibilidade e o movimento), triplegia (paralisia de três membros), tetraparesia (paralisia parcial dos quatro membros, pois há um pouco de força em alguns deles), triparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo de três membros que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento), hemiplegia (paralisia de uma parte do corpo; exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho da função), hemiparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo de um dos lados do corpo que não perdeu inteiramente a sensibilidade e o movimento), amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita adquirida e câncer de mama (nos casos comprovados por médicos que a pessoa perdeu a força nos membros).

Além destas especificações, algumas doenças também fazem parte do quadro da carta especial, como: artrite reumatóide, artrose, AVE (acidente vascular encefálico), esclerose múltipla, mastectomia (retirada da mama), quadrantectomia (parte da mama), paraplegia, tetraparesia, amputações, nanismo (baixaestatura), próteses internas e externas, talidomida, paralisia, poliomielite, doenças degenerativas, doenças neurológicas, manguito rotatos, artrodese, renal crônica (fístula), Parkinson, linfomas, neuropatias diabéticas, escolioseacentuada e encurtamento de membros de má formação.

Pessoas que não podem conduzir, mas que também recebem os benefícios da carta especial, sendo enquadradas como não-condutoras, são as que possuem deficiência visual, deficiência mental severa e profunda, física tetraplegia ou autismo. A pessoa não-condutora deve passar por perícia de um médico credenciado no SUS (Sistema Único de Saúde), sendo importante levar o formulário da Receita FederalSite externo.. Para o grupo dos não-condutores não é preciso que o deficiente tenha habilitação para dirigir, já que o motorista será uma outra pessoa indicada por ele.

Quando o não-condutor tem até 16 anos, os representantes legais podem recorrer ao benefício da isenção do IPI por ele. Porém, se o deficiente tiver mais de 16 anos, os responsáveis terão que ir à Justiça para pedir por esse direito. O automóvel com desconto sai no nome do deficiente. No entanto, os representantes legais dirigem ou podem indicar até três condutores para conduzir o veículo.

Sem muita dor de cabeça e com um laudo anterior diferenciado, a CNH Especial para Deficientes não demora a sair e não custa mais que a habilitação comum. Pelo menos o custo oficial não é o mesmo. Porém, em sites que discutem e debatem a vida e a acessibilidade para pessoas com deficiência, há muitas reclamações sobre o custo extra em algumas cidades do interior e em estados como Mato Grosso do Sul, onde as auto-escolas dizem haver um gasto extra com as adaptações dos automóveis para as aulas com candidatos especiais. Sendo assim, o valor pago pelo cliente “seria” justo.

O Detran de São PauloSite externo. informa que não existe na legislação federal nenhuma norma que obrigue o CFC (Centro de Formação do Condutor) a dispor de atendimento para pessoas com deficiência física e que cada empresa pode atuar de modo livre, pois são estabelecimentos comerciais.

Fonte: http://180graus.comSite externo.

Comentários

Enviado em 23/01/13 às 16h54

Nataly Pessoa (nataly@blogdoivenio.com):

Gostaria de saber como se dará esse benefício para autistas, eu sou asperger e quero tirar minha habilitação. Como funcionará para tirar a minha habilitação? Onde ir para ter isenção de impostos? na receita federal? Aguardo resposta, obrigada.

Enviado em 23/01/13 às 16h56

Rodrigo (sou.rodrigo@hotmail.com):

tenho um tipo de tetraplegia (nao mecho as pernas e nem os dedos das maos)... eu posso tirar carteira? pelo oque eu li, é de graça? tem carro pra mim fazer aulas?

Enviado em 23/01/13 às 21h42

maria lindomar brandao da silva (linda.brandao59@gmail.com):

eu quero saber se o carro adaptado so e comprado a vista ou se pode fazer por concorcio, se por consorcio tem os mesmos descontos

Enviado em 28/01/13 às 20h54

roberto cosmo dos santos (beto.cosmo@hotmail.com):

sou taxista amputei a perna esquerda fiquei sabendo que foi sancionada a lei que permite eu trabalhar com carro automatico por favor me tire essa duvida aguardo resposta muito obrigado.

Enviado em 23/03/13 às 12h26

sergio monteiro de souza (serjo-2012@hotmail.com):

ola tudo bem, eu sou portador de uma doença,do nome Espondelite, é na coluna posso mudar minha carta pra especial aguardo uma resposta obrigado

Enviado em 10/04/13 às 10h03

maria clarice elias dos santos (cla.lias@hotmail.com):

gostaria de saber passo a passo para tirar a carta primeiro vou ao méddico pesso o laudo ou vou a auto escola ou vou ao detran não sei como proceder por favor explique-me se for possível obrigado tenho artrose nos joelhos e coluna

Enviado em 17/04/13 às 15h14

laudir de figueiredo (lfrcosta@yahoo.com.br):

gostaria de saber como faço para trocar a habilitação comum pela especial,embora eu nao dirija tirei uma habilitação e não sabia que tinha este direto sou renal crônica tenho fistula e sou cardíaca por favor me orienta

Enviado em 25/04/13 às 18h30

nilda turial conceiçao (nildaturial@hotmail.com):

sou amputada das duas pernas, abaixo dos joelhos e uso próteses ha três anos piloto moto com muita facilidade e quero tirar a minha cnh o medico me liberou, na minha cidade não consigo devo procurar o Detran próximo da minha cidade aguardo resposta.obrigado

Enviado em 01/05/13 às 12h40

cintia monteiro (cintiammachado@hotmail.com):

sou monocular,posso tirar a CNH?
Tenho que ter aulas especiais,pois não tenho visão lateral e meu campo visual é diminuido pela deficiência.

Enviado em 01/05/13 às 17h35

Antonine (nemu3@pop.com.br):

Para amputado de pé, penso que qualquer carro com câmbio automático serve, porem fico pensando se realmente compensa a carteira especial; dirijo carro e moto normalmente (usando prótese), tenho um bom carro só que a embreagem é normal(nada automático). Dúvidas: Se fizer a carteira especial não posso mais dirigir meu carro e a moto?, Quanto tempo leva para poder tirar a carteira especial e comprar o carro com câmbio automático? Terei isenção do IPVA anualmente?

Enviado em 01/05/13 às 17h56

Antonine (nemu3@pop.com.br):

Em complemento ao meu e-mail anterior sobre a Carteira especial para deficientes. Gostaria de saber qual o custo aproximado da burocracia total (carteira e os diversos documentos ou taxas a pagar (claro, sem contar o carro a ser adquirido). E em que tempo aproximado vou poder estar dirigindo; sou do RS.
Grato.

Enviado em 02/05/13 às 14h50

Geni Aparecida da Silva (geniaparecidadasilva@hotmail.com):

sou deficiente visual tenho retinose pigmentar em ambus os olhos cegueira em um olho e baixa visão no outro, não tenho carta de habilitaçao e nem carro, gostaria de saber se posso conseguir esta insençao dos imposto mesmo sem ter a carta. por favor me responda obrigada

Enviado em 15/05/13 às 16h01

Rita de Cássia Araújo Balbino (rita-cassia-37@hotmail.com):

Sou deficiente visual do olho direito.Gostaria de saber se posso tirar a minha CNH.E se tenho direito a carteira especial de deficiente.

Enviado em 16/05/13 às 15h37

antonio reginaldo nunes (antonioreginaldonunes@hotmail.com):

sofri um acidente em 2005 e quebrei a bacia e tenho uma platina e cinco parafuso do lado esquerdo e fui aposentado por invalides gostaria de saber se tenho o direito de trocar a minha cnh B para uma cnh especial. OBRIGADO.

Enviado em 17/05/13 às 11h42

rodrigo (costa8@uol.com.br):

gostaria de saber
sou portador de deficiencia mental
e gostaria de voltar a dirigir ,,
fazem 8 anos que deixei a carteira
tenho condiçoes de voltar a dirigir
gostaria saber se tenho direito a carteira especial de deficiente que possa dirigir ,

Enviado em 18/05/13 às 16h44

balbino costa junior (bc-junior1970@bol.com.br):

tenho uma deficiencia na perna direita mais nao me empede de bater o pedal para dar partida sou obrigado a tirar cnh especial ou posso tirar a comum

Enviado em 19/05/13 às 11h11

valeria de andrade (valdeandrade73@hotmail.com):

bom dia
sou portadora de paralizia espatica e gostaria de saber se tenho direito de tira a carteira gratuitamente e qual o orgao que procuro aqui no rio de janeiro?

grata.

Enviado em 20/05/13 às 20h04

nadir (nadircandido@bol.com.br):

estou renovando minha cnh e em um acidente de trabalho perdi o dedo mindinho da mão direita, gostaria de saber se tenho direitos na cnh especial

Enviado em 21/05/13 às 21h26

wilson (willsousa_@hotmail.com):

vou renovar minha cnh, sofri um acidente de trabalho com prensa onde perdi todo o dedo polegar esquerdo e hoje não consigo esticar o braco todo gostaria de saber se tenho direito a carteira especial cnh

Enviado em 23/05/13 às 04h51

Ivan carlos (ivancarvalhaes34@gmail.com):

Os descontos vale só para carros 0k ou usados tambem?

Enviado em 04/06/13 às 20h46

Flávio (flavio.71@hotmail.com):

Sou deficiente fisico amputaçao da perna direita 1/3 da cocha queria tirar uma cnh mais na minha cidade não a auto escola capacitada e me pedem um laudo medico do detran de belo horizonte mg sendo que eu moro em sao lourenço mg porque não serve os laudos dos medicos da minha cidade com o qual eu faço tratamento

Enviado em 11/06/13 às 10h48

Borges (bborgesjr@yahoo.com.br):

Minha esposa em virtude de um acidente teve que fazer uma cirugia no joelho sendo que ficou manca com 3 cm a menos em uma das pernas . Gostaria de saber se ela teria o direito de comprar carro automatico com isenção de IPI e ICMS. grato no aguardo

Enviado em 14/06/13 às 15h54

Moises (guerreiroalbuquerque@hotmail.com):

ola tenho deficiência visual perdi o lado esquerdo total mais o lado direito tenho 20/60 posso tirar a minha 1º habilitação.Aguardo resposta.

Enviado em 23/06/13 às 14h40

maria aparecida santana de avelar (margareth-okamoto@bol.com.br):

tenho fibramealgia, e tirei as safenas tenho minhas pernas muito inchadas e mal consigo lenvata-las tenho direito a carteira especial.

Enviado em 28/06/13 às 11h55

alberto luiz anzolin (albertoanzolin1@hotmail.com):

perdi a visão lado direito somente 20 por cento
preciso renovar o ano que vem minha visão lado esquerdo esta boa minha carta é C posso renovar

Enviado em 05/07/13 às 11h24

Douglas (Samuray_ssa@yahoo.com):

gostaria de saber, sou portador de deficiência há mais de 3 anos, tenho um carro comprado com isenção de impostos IPI, IOF e ICMS, liberação de rodízio. minha CNH é no meu nome sou o unico condutor no documento, bem gostaria de saber se o veiculo que esta no meu nome nessas condiçoes pode ser conduzido por outra pessoa que não seja eu mesmo o proprietario portador de deficiencia ou se o mesmo pode ser emprestado para uma viagem?

Enviado em 11/07/13 às 12h45

Sidnei de Souza Barbosa (Sidneiconcierge1@hotmail.com):

Eu sidnei sou amputado da perna esquerda,devido um acidente de moto,antes eu tinha a CNh normal,mas acabou o vencimento, e agora tenho que tira a CNh para deficiente,so que aqui Em Ilhabela litoral Norte paulista, nao tem auto escola, o que faco !!!! Gostaria muito de conversar com luciana habit gerente de uma auto escola, para saber o que posso fazer., desde de ja agradeco., Ilhabela ,litoral Norte paulista: 11/07/2013

Enviado em 23/07/13 às 19h13

sebastiao nascimento da silva (tiaonascimentoeletricista@hotmai.com):

gostaria de saber, tenho prótese total de quadril sou habilitado c.n.h normal, quero trocar a C.n.h para deficiente qual?qual o tempo de espera .

Enviado em 09/08/13 às 10h38

Léia Borghi (leiaborghi@hotmail.com):

Olá,
Tenho sinovite e síndrome do tunel do carpo, sendo moderada no lado direito. Gostaria de saber se posso mudar a cnh para deficiente.

Enviado em 13/08/13 às 00h20

valéria baroni (valbaroni@hotmail.com):

Tenho artrose cervical e osteoporose nas costas. Gostaria de saber passo a passo como mudar minha CNH, pois pretendo comprar um carro automático.

Enviado em 17/08/13 às 11h21

MARCOS ANTONIO (ZOI_JOGADO@HOTMAIL.COM):

SOU ABILITADO DA CATEGORIA B EU QUERO TIRAR A CATEGORIA E MAIS SOU CEGO DE UMA VISTA E DIRIJO NORMALMENTE CAMIOES TEM ALGUM JEITO DE EU TIRAR ABILITAÇAO E

Enviado em 19/08/13 às 14h08

Sergio Antonio Pereira da Silva (sapsilva48@gmail.com):

Sou portador de Parkison em fase inicial . porem o perito do INSS propôs a cassação da CNH pelo ciretran local onde foi aceito a categoria era AD , a pergunta è se pode ser rebaixada a categoria uma vez que eu não trabalho de motorista ou se existe auto escola que faz a nova habilitação para portador de parkison.

obrigado

Sergio Silva

Enviado em 28/08/13 às 21h12

françoiar lacerda de souza (lfrancoiar3@gmail.com):

sou amputado perna esquerna abaixo do joelho ,, em acidende,minha cnh anterior tinha restrição.quando fui renova-la. o medico,tirou,. quero comprar um carro automático, pois na cnh anterior,tinha restrição essa nova não tem restrição, que devo fazer, se comprar o carro autom.. tenho que somente pegar laudo do medico????










]]]]]]]]]

Enviado em 02/09/13 às 11h42

Lilian Gonçalves Emilio (eliliangoncalves@yahoo.com.br):

Fiz uma quadrantectomia da mama esquerda e gostaria de saber o que preciso fazer para trocar a minha CNH comum por uma especial. Por favor preciso saber quais são os meus direitos e quais os procedimentos que devo seguir. Muito obrigada, Lilian

Enviado em 04/09/13 às 00h23

Reinildo (reinildodosbt@hotmail.com):

sou deficiente visual não tenho a visão do olho esquerdo e o direito não enchergo muito bem minha visão é 20/200 posso tirar a habilitação especial e conduzir o veiculo?

Enviado em 05/09/13 às 02h13

ELIEZER GARCIA (eliaskobay@hotmail.com):

minha esposa operou a coluna e teve de colocar 15 pinos na coluna,gostaria de saber se ela tem direito a carta especial?

Enviado em 12/09/13 às 12h11

Flavio Ivo (fla.nasc2112@gmail.com):

Quanto é a porcentagem total de desconto na compra de um carro 0km para deficiente condutor

Enviado em 12/09/13 às 12h11

jailton? (jailtonmgomes@bol.com.br):

eu oprei de um cáncer malligno. no femor ir coloq uma pros. qual os procedimento que eu tomo para por especial na miha cnh?

Enviado em 12/09/13 às 17h50

osmar leao (osmarpoucaperna@hotmail.com):

tenho paralisia cerebral espatica moderada dirigo a 15 anos carro normal nao vejo nenhuma dificuldade nos pedais ,tenho um carro sem adaptaçoes mesmo assim serei obrigado a ter um cnh para carro adptado

Enviado em 19/09/13 às 12h19

RUI ADRIANO PEREIRA VIEIRA (ruicairu@yahoo.com.br):

Gostaria de saber se tenho direito ao beneficio com a seguinte patologia:
Fratura subcondral na cabeça do fêmur.
Alteração degenerativa/por sobrecarga no ligamento redondo.
Sou portador de sintomatologia compatível com artopatia do quadril esquerdo evoluindo com dor e limitação funcional.Tenho RM compativel com condropatia da cabeça do fêmur e atrodose na coluna lombar.
Aguardo resposta, obrigada.

Enviado em 20/09/13 às 20h10

Edvaldo Rodrigues (edrigues@terra.com.br):

Sou portador de DPOC, gostaria de saber quais os procedimentos para adquirir a autorização especial para adquirir CNH para portador de deficiencia, se direto através do Detran mediante documento ou se ha outros procedimentos.aguardo resposta.
Muito obrigado e boa noite.

Enviado em 22/09/13 às 17h51

james marques (james_marques2013@hotmail.com):

ola gostaria d saber se tenho direito CNH especial em 2008 sofrir um acidente de trabalho e depois d varias cirugias perdir tds os movimentos do punho direito sera q eu tenho direito obrigado estou esperando uma resposta por favor

Enviado em 26/09/13 às 14h03

jailton? (jailtonmgomes@bol.com.br):

oi eu operei de um cáncer na perna sq.e coloquei uma prot. gostaria de saber como eu faco para mudar a minha cnh para sspecil? aquardo respota. obrigado

Enviado em 27/09/13 às 17h41

onildo (onildoivo@hotmail.com):

boa tarde,eu era motorista de ônibus e sofri um AVC,fiquei com o lado esquerdo do corpo sem força e pouco movimento,o braço esquerdo esta sem movimento mas o lado direito esta normal,eu consigo dirigir um carro automatico do meu irmão mas apenas com uma mão;posso ter uma abilitação especial p/ dirigir ?

Enviado em 08/10/13 às 10h16

Mariana (mari_ts91@hotmail.com):

Olá, eu tirei a habilitação normal, categoria B, mas só agora que fiquei sabendo que eu tenho direito a habilitação especial.
Como que eu faço para trocar?

Enviado em 12/10/13 às 10h16

JACKELINE ALVES AMORIM (PASTORAJACKELINEAMORIM@HOTMAIL.COM):

SOU PORTADORA MONOPARESIA NO BRAÇO ESQUERDO DESEJO MUITO TIRAR MINHA HABILITAÇÃO PORÉM NUNCA ENCONTRO INFORMAÇÕES PARA ESSE MEU CASO SOU INSCRITA NA FUNAD E SEI Q TUDO MEU ESTAR ENQUADRADO NA CNH ESPECIAL QUERIA OBTER INFORMAÇÕES MELHORES E MAIS ESCLARECIDAS;

Enviado em 16/10/13 às 10h39

Pâmela Elizabete da Veiga (pamela.e_veiga@hotmail.com):

Bom dia!
Sou portadora de deficiência auditiva parcial, constatado nos exames perda auditiva no ouvido esquerdo. Desejo saber a partir desse resultado já posso fazer minha CNH especial, se "sim", quais os procedimentos que devo tomar para adquirir e sobre a compra do carro também, como eu devo proceder. Muito obrigada.

Enviado em 16/10/13 às 12h13

João victor (j.v_martins@hotmail.com):

Sou deficiente AUDITIVO, e sou beneficiado por inss,se eu tirar habilitaçao especial e pode acabar meu beneficio ou alguma coisa ?
Aguardo tua resposta. obrigado!

Enviado em 21/10/13 às 23h28

Reginaldo da Silva Torquato (reginaldo_torquato@hotmail.com):

tive lesão de plexo braquial, no membro superior esquerdo, como posso estar fazendo para trocar minha habilitação, pois eu já tinha a categoria "D"?

Enviado em 23/10/13 às 19h28

CARLOS ROBERTO VIEIRA (karllosvieira01@hotmail.com):

Minha CNH é cat.: B especial, minha adaptação é suporte esférico acoplado ao volante, como fazer para mudar para cat. D especial, pois dirijo VAN normal, já tentei em vários órgãos e não tive sucesso, pois pela internet, fala que direito, mas no detran, mg dizem que não. Obrigado!

Enviado em 01/11/13 às 18h37

josiane campos conceição (josianekort@ig.com.br):

Eu só tenho dez por cento da vista esquerda, mas a minha outra vista é normal, eu posso tira CNH ?

Enviado em 04/11/13 às 15h12

Silvana Roberta (roberta_30@outlook.com):

Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida, por favor, tenho 100% de uma visão e 0,00% da outra sou monocular, já tenho a cnh com uma restrição x, porém fiquei sabendo que posso renovar com um laudo médico para ser DF, poderia me informar se essa informação é correta. Muito obrigada.

Enviado em 05/11/13 às 10h32

laudemir aparecido camargo (laudemir.camargo@yahoo.com.br):

por gentileza gostaria de saber por onde eu começo, para poder tirar a CNH especial qual a auto escola em Sao Paulo ou interior de SP que eu poderia ir ou qual o orgao publico eu consulto, enfim por ond eu começo se puder me informar agradeço muito OBRIGADO

Enviado em 06/11/13 às 15h00

Maria Cristina de Lima (maria_crisina_lima@hotmail.com):

Por favor, tive cancer de mama a 6 anos, fiz quadartectomia,não tirei linfonodos, quero saber se tenho direito a comprar carro com desconto, obrigada.

Enviado em 07/11/13 às 08h38

Sidnei de Souza Barbosa (Sidneiconcierge1@hotmail.com):

Sou deficiente físico,pois tenho a perna esquerda amputada acima do joelho devido a acidente de moto,mas antes do acidente eu tinha cnh normal mas ela venceu, como faço para tirar uma para deficiente,pois moro aqui no litoral norte de são Paulo, em Ilhabela Sp., e aqui não tem auto escola especializada para meu problema, qual mas próxima, e o que faço. ( me ajude ) meu imail acima.,muito obrigado meu nome Sidnei de Souza Barbosa.

Enviado em 12/11/13 às 07h29

cristina (cris.33@outlook.com):

meu nome e cristina sou deficiente auditiva eu faço tratamento e eu gostaria de saber se tem como reverter a habilitação para especial. se eu tirar a habilitação normal posso reverter para especial auditivo uso aparelho auditivo e faço tratamento na santa casa o meu casa e bilateral a perda auditiva! aguardo resposta desde de ja agradeço muito obrigada

Enviado em 14/11/13 às 19h50

Marquenzio (marquenzio@bol.com.br):

Ola sou deficiente congenito dos dedo da mao direita cid M20,0 posso ter Cnh especial

Enviado em 19/11/13 às 14h07

dirceu guckert (dirceuguckert@hotmail.com):

ola tenho amputaçao bi- lateral abaixo do joelho pretendo fazer carteira mas minha duvida e se eu vou er condiçes pra dirigir e qual o tipo do veiculo indicado pra mim.. como faço pra cnseguir todos descontos disponiveis... os mesmos descontos vale pra carro financiado
desde ja agradeço...

Enviado em 19/11/13 às 14h43

EDLA DIAS (edla_diassobrinho@hotmail.com):

olá meu nome é Edla Dias, gostaria de saber se tem alguma lei que defina o valor cobrado para deficiente físico? porque aqui em rio branco o valor esta o dobro de de uma CNH normal.
ex.:
normal 750.00 CNH Carro
deficiente 1.600 Carro
obrigada!

Enviado em 23/11/13 às 18h31

Igor (Igor_santoroo.21@hotmail.com):

Boa tarde, eu tenho problema de audição, mas severo. Sendo que, com o uso do aparelho auditivo eu entendo tudo normalmente, mas com dificuldade de entender as palavras sem olhar a leitura labial, mas sem grande dificuldade. Nao sei fazer libras nada disso, só comunicação, consigo memcomunicar bem. Então eu me enquadro na lei de obter a carteira especial com a isenção de algumas coisas ?

Enviado em 01/12/13 às 18h45

monica (monica-portella@hotmail.com):

Entrei em um consórcio em julho de 2012 em maio de 2013 descobri que tinha cancer de mama, foi realizada mastectomia radical, com esvaziamento axilar, em julho de 2013, liguei para o consorcio e me disseram que não tenho direito a retirada do carro, somente por sorteio ou lance (sorteio). Continuo com meu carro sem direção hidraúlica esperando o sorteio e dando lances. Obrigada

Enviado em 03/12/13 às 23h26

rui (ruidecker@gmail.com):

Para amputado de tarso do pé E, tenho um carro só que a embreagem é normal(nada automático). Dúvidas: Se posso dirigir meu carro e a moto?, Quando renovar a cnh,ou terei que tirar a carteira especial.

Enviado em 06/01/14 às 00h08

tagno (tagno199115@yahoo.com.br):

Ola tudo bem ? Sou deficiente visual do olho direito.e tenho baixa visão no olho esquerdo, Gostaria de saber se posso tirar a minha CNH.E se tenho direito a carteira especial de deficiente

Enviado em 10/01/14 às 16h23

Armindo Seixas Cardoso Junior (ascj3@hotmail.com):

Estou encostado ao INSS por ser portador de Artrite Reumatoide, Artrodese, e ter feito uma cirurgia na coluna Cervical, tendo colocado uma placa de Titânio, seis parafusos, e grampos cirúrgicos,entre os discos C4 a C7, devido a três Hernias de disco que havia entre as C5 e C7 , infelizmente, eu tenho direito a trocar minha CNH normal pela especial? e ser isentos desses impostos na compra de um veiculo? poderiam me informar? Deus os abençoe.

Enviado em 12/01/14 às 15h56

wesley dos santos lucena (wesleydossantos2013@hotmail.com):

olá estou vc amigo titãnio seis parafusos...

Enviado em 20/01/14 às 16h34

Hudson José Lopes Bretas (hudsonbretas@hotmail.com):

Estou dando entrada no pedido da CNH para deficiência física por LER(D/F) pois sinto muitas dores quando faço longas viagens. Gostaria de saber se eu fico impedido de dirigir outro veículo e se eu o fizer qual a penalidade? Penso na seguinte situação: meus filhos moram em outro estado, quando viajo para lá vou de avião e eles me emprestam o carro deles. Teria algum problema? e se tiver, qual a penalidade?

Enviado em 11/02/14 às 09h36

Adeilda Rita Sales de Souza Moreira (adeilda_moreira@yahoo.com.br):

olá gostaria muito de tira minha primeira carta de motorista gostaria de saber se pessoas com deficiência no olho direito pois não exergo dele só do esquerdo posso tira mesmo a sim me mande resposta obrigada

Enviado em 11/02/14 às 12h25

Elaine (elacamilo@ig.com.br):

Olá boa tarde,fiz 4 cirurgias no pé esquerdo e uma delas é uma artrodese tripla com isso perdi 30% do movimento enão consigo ficar muito tempo parada no transito,eu consigo trocar minha habilitação,por essa especial.
desde já agradeço.

Enviado em 15/02/14 às 15h08

rafaela (rafaelamynamew@gmail.com):

nao escuto com ouvido esquerdo sou deficiente de um ouvido eu posso tirar minha habilitação pois escuto um pouco com o outro ouvido direito tem algum problema????

Enviado em 16/02/14 às 21h41

marcia santos de brito (marcinhaverdes@hotmail.com):

nasci com mal formação conjenita entre a l1,e l2 e tenho escoliose acentuada e tenho um encurtamento de perna ,posso adquirir cnh preferencial

Enviado em 19/02/14 às 21h40

cleber barbosa da silva (clebernextortotop@hotmail.com):

BOA NOITE SOU AMPUTADO BILATERAL NIVEL DA AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL DESDE 3 ANOS DE IDADE JA TO COM 26 ANOS E PILOTO MOTO NORMAL MENTE SEM ADAPTAÇÃO POIS USO PROTESES DE ULTIMA GERAÇÃO, MINHA DUVIDA É POSSO TIRA MINHA ABILITAÇÃO SEM SER COMO MOTO ADAPTADA POIS JA SOU PILOTO A MUITO TEMPO E SÓ AGORA TO COM A NECESSIDADE DA CARTA DE ABILITAÇÃO FICO NO AGUARDO.

Enviado em 10/03/14 às 20h21

Marly maranhao (Marlymaranhao@hotmail.com):

Boa noite gostaria de saber se a doença síndrome do carpo , bilateral acentuada ,operada a mão esquerda fazendo fisioterapia por tempo indeterminado, para depois submeter a direita, tem direito a essas vantagens do carro com direção. Elétrica e automática .

Enviado em 14/03/14 às 12h25

renato (r.renatofreitas@gmail.com):

boa tarde, tenho visao monocular sou considerado como deficiência fisica e posso tirar CNH especial?

Enviado em 25/03/14 às 19h49

Dijalma (mrjal@uol.com.br):

Sou diabético e portador de hérnia discal lombar 4ª vértebra, e três bicos de papagaio; tenho direito a CNH especial e isenção de tributos na compra de veículo automático?

Enviado em 27/03/14 às 10h56

debora alves (alvesdebora73@yahoo.com.br):

Gostaria de saber se tenho direito a troca de CNH normal pela de pessoas portadora de necessidades especiais, pois tenho epicondilite, hérnia de disco, bursiste subcromial e tendinopatia e agora te artrose no pé e algo mais que não sei dizer. Por esse motivo gostaria de saber se tenho esse direito pois a medica já deixou claro que é doença cronica e que não tenho cura.

Enviado em 27/03/14 às 21h37

WELLINGTON BARCELOS DA SILVA (BARCELOSNANO@GMAIL.COM):

TENHO UMA DEFICIENCIA NA VISTA ESQUERDA,DE 100% EU ENXERGO 10% GOSTARIA DE SABER SE POSSO TIRAR A CARTEIRA DE MOTORISTA.

Enviado em 28/03/14 às 11h28

evania campos cavalcanti (evania.c.cavalcanti@hotmail.com):

gostaria de saber como proceder, para ter o desconto na compra de um carro e isençoes de taxas, ja temos o laudo da medica que aconpanha ela pelo sus na dialise,qual os passos seguintes a tomar. Me ajudem pfvr me esclarecendo, pois minha mae é portadora de doença renal cronica, faz hemodialise tem permiquete, vai colocar a fistula agora, e tem protese no femo e tem 82 anos Depende que eu ou meu marido há levemos e nao temos carro, e, nós ha levomos, de taxi e o gasto é grande, em vez de pagar 350 mes de taxi so para a dialise, fora os extras para ir aos medicos qdo precisa, prefiro pagar uma letra do carro e leva-la, ja que tem um desconto na compra do carro com esta carta. Qual é o valor do desconto? E o que ela tem direito? Grata desde já pela atençao. Evânia.

Enviado em 29/03/14 às 00h03

sandra maria ramos rodrigues (sandra.ramos.rodrigues@hotmail.com):

tenho uma filha que é cega total gostaria de saber se posso tirar a carteira de habilitação especial de graça .Ela tem 12 anos como faço.desde já obrigado moro no Rio de janeiro.

Enviado em 03/04/14 às 11h52

Francisco Manoel da Rocha e Silva (franciscomanoel@oi.com.br):

Eu sou visão monocular, quero saber se eu tenho direito a esses benefícios de compra carro zero, com isenção dos impostos.

Enviado em 15/04/14 às 11h21

Felipe (advogado.felipe@gmail.com):

Eu sou visão monocular,já tenho a cnh com uma restrição x, porém fiquei sabendo que posso renovar com um laudo médico para ser PNE, gostaria de saber tambem se eu tenho direito a esses benefícios de compra carro zero, com isenção dos impostos.

Enviado em 15/04/14 às 19h07

Mauro Fernandes (mauro.fernandes@tvglobo.com.br):

Tenho CNH especial, gostaria de saber se posso ser Taxixta, tenho artrose severa em joelho esquerdo, poderia dirigir veículo automático.

Enviado em 30/04/14 às 10h21

Ytalo Rafael (ytalo_rafael69@hotmail.com):

Tenho uma amputação traumática do ante-braço direito, e conseguir tirar minha CNH, onde de cara só me permitiram categoria "B", com observação "D"(Transmissão automática), sendo que não fui submetido a nenhum tipo de avaliação, para ser atestado que não era capacitado na categoria "A", e poder conduzir carros de cambio manual. Então gostaria de recorrer ou até mesmo acionar à justiça, nesse caso, gostaria de obter informações de como proceder.
desde já, grato.

Enviado em 01/05/14 às 17h48

Izildinha Gregorio de Souza (izildinha_gregorio@yahoo.com.br):

Tenho carta normal categoria B, porem, em 1998 tive um câncer de intestino, fiz quimioterapia, hoje faço apenas acompanhamento.
Hoje eu tenho um problema na Hipófise, chamado Acromegalia o que causa crescimento dos ossos (juntas), tenho dificuldade de dirigir carro mecânico, preciso de carro automático.
Eu posso ser beneficiada com carta especial.

Enviado em 13/05/14 às 14h27

Marco a. Drago Peixoto (dragopeixoto@yahoo.com.br):

Boa Tarde! Gostaria de saber se posso conduzir carros normais com a cnh especial. Eu sofri um acidente de carro e tive que por uma prótese completa de quadril.

Sem Mai.
Atenciosamente.

MARCO.

Enviado em 28/05/14 às 09h36

edson (ed_bs13@yahoo.com.br):

sou cego do olho esquerdo ,tenho direito um carro automatico sem pagar beneficios como IPI, IOF e ICMS ?

Enviado em 28/05/14 às 12h14

rudynei pereira da rosa (rudyneipereira4@gmail.com):

fiz uma cirurgia de protese total do qradril e preçiso renovar minha cnh quais procedimentos são necessarios? e também fiz um consórcio de um veiculo normal só que ainda não fui contemplado caso eu preçise de um carro automatico a concessionaria tera que me dar algum desconto?

Enviado em 28/05/14 às 17h16

Zelmira Nelda (ajudarserfeliz3@hotmail.com):

Tenho uma filha que sofreu avc e ficou com sequela s eu que dirijo tenho categoria b posso trocar pela especial, minha filha tem 20 anos mas nao sabe mais le e escrever, existe meios dela consequi si habilitar?

Enviado em 05/06/14 às 21h54

Ana Castro (garrett.ana@gmail.com):

Minha mãe tem prótese nos dois quadris, tem artrose e osteoporose, tem CNH normal, que tirou antes de colocar as próteses. Hoje ela tem dificuldade em dirigir carros normais devido à embreagem, pois a perna esquerda está com movimentos limitados. Gostaria de saber se ela tem direito de trocar a CNH por uma especial e se pode adquirir um carro com câmbio automático com desconto e como devemos proceder nesses casos. Obrigada

Enviado em 15/06/14 às 21h52

Rosemarye Rose (ana.rosega@hotmail.com):

Meu esposo tem o pé direito amputado ja tinha a CNH mas dirige normal,gostaria de saber se é necessário mudar para especial,e como devo fazer?Estamos muito ansiosos com a resposta.Obrigada

Enviado em 19/06/14 às 19h29

Elizabeth Almeida Ferreira (bethincra@hotmail.com):

Sou operada os dois joelhos tinha artrose degenerativa e coloquei protese nos dois joelhos gostaria de saber se tenho direito em comprar um carro automatico pelo plano do governo e tambem se posso renovar minha carteira como deficiente.

Enviado em 20/06/14 às 17h33

Francisco (Francisco9434@gmail.com):

oi sou cego do olho direito posso tirar CNh?

Enviado em 13/07/14 às 14h16

Odair (odair.guerra@ymail.com):

Sofri um acidente de moto e perdi 6 cm do fêmur esquerdo , minha CNH A/D , tô afastado e sou motorista de ônibus e minha CNH vence em março de 2015 , como fica minha situação e posso mudar pra CNH especial?

Desde já agradeço


Enviado em 13/07/14 às 23h29

wellington barcelo da silva (barceosnano@gmail.com):

sou do rio de janeiro aonde tiror carteira de abitasao nao sei aonde ir por favor meajude

Enviado em 13/07/14 às 23h50

cleide fortunato (educa.cleide@hotmail.com):

Sou deficiente visual do olho direito.Gostaria de saber se posso tirar a minha CNH . E se tenho direito aos descontos na compra de um carro zero, e como proceder para conseguir?

Enviado em 24/07/14 às 12h42

Roberto carlos de souza (rc.souza2010@terra.com.br):

BOM DIA.Eu trabalhava de carreteiro.sofri avc 2007.Estou bem. minha memoria esta bem. mais perdi um pouco do movimento do lado direito.A minha CNH venceu e nao revalidei mais.Gostaria de saber se posso dirigir com CNH especial. SE eu comprar um carro adaptado tenho algum desconto. Pois sou aposentado Desde ja agradeço

Enviado em 31/07/14 às 09h33

CLEUNICE (CLZLEAL@YAHOO.COM.BR):

GOSTARIA DE PASSAR MINHA CARTA NORMAL PARA DOENÇAS CRONICAS POIS TENHO DOEÇAS CRONICAS MAS GOSTARIA FAZER SEM BUROGRACIA OK TEM COMO

Enviado em 24/08/14 às 16h59

Ana Paula Fernandes Dos Santos (anapaulafs_adv@yahoo.com.br):

Tenho cnh normal,porém tenho escoliose aguda e tenho prótese na coluna vertebral inteira desde os 12 anos. Posso trocar para habilitação especial? Tenho desconto em carro? Como faço? Obrigada.

Enviado em 28/08/14 às 23h44

Reinaldo (reinaldo012@hotmail.com):

Sou portador de acromegalia, ja fiz duas cirurgias de adenoma hipofisario e nao obtive sucesso, gostaria de saber ha beneficio de desconto na aquisicao de um veiculo.

Enviado em 01/09/14 às 17h11

Hélio Francisco (helio@foltec.com.br):

sofri um AVC perdi parte do movimento do lado direito, ando e movimento o braço e mão, Gostaria de saber se posso dirigir com CNH especial.

Enviado em 21/09/14 às 21h25

Taina Souza (tainapereira454@gmail.com):

Boa noite , sofri acidente de moto , quebrei a tibia a fibula e deu luxaçao fibio.talar , fiz a cirugia coloquei 3 parafusos,mais ja retirei, apos a cirurgia constato artroze e flebite , eu tenho direito a carta especial , quais sao os beneficios? eu nao vou poder mais dirigir carro normal? qual as penalidafes? obgdo aguardo a reaposta

Enviado em 24/09/14 às 14h14

fernando luiz silva (fernando.lusilva@hotmail.com):

tive um acidente fiquei c/ uma sequela nos membros superiores do lado esquerdo, tenho um médico particular, o laudo deste médico é suficiente p/tirar a cnh especial ou o médico deve ser credenciado ao DETRAN?

Enviado em 04/10/14 às 11h52

Sidnei de Souza Barbosa (Itapemar@itapemar.com.br):

Gostaria de saber como faco para tirar minha cnh, pois sou uma Pessoa deficiente fisico por motivo de um acidente de moto,gracias a deus so perdi minha perna lado esquedo acima do joelho uns tres centimetros,
Porem eu acredito que no litoral Norte paulista nao tem auto escola especializada para esse tipo de ploblema com Pessoa deficientes .,por favor me ajude como fazer aqui pelo nosso litoral Norte paulista , estou aguardando o imail de voces ou me ligar para me orientar como faco., 12'38961329 ou 38951087
Eu acho uma vergona nao ter aqui no litoral uma auto escola especializada
Para esse tipo deloblema.,
Desde de ja agradeco muito. Ass. Sidnei barbosa

Enviado em 06/10/14 às 21h36

LERCY (lercycm@gmail.com):

TENHO ESPONDILITE ANQUILOSANTE ,QUERO SABER SE POSSO TIRAR CNH ESPECIAL.OBRIGADO,AGUARDO RESPOSTA.

Enviado em 09/10/14 às 14h19

andre luiz rodrigues (al.rodrigues1962@bol.com.br):

boa tarde,meu nome e andre luiz.sofri um acidente de trabalho,e perdi a visao da vista direita.gostaria de saber se poço tirar abilitaçao p/pilotar moto.obrigado p/atançao.

Enviado em 10/10/14 às 14h13

Maísa Borges da Fonseca (maisaborges26@yahoo.com.br):

Tenho prótese nos dois joelhos.Já estou de posse do Laudo Médico.Gostaria de saber quais os procedimentos, para adquirir um carro automático,sem pagar os impostos e tudo que eu possa ter direito.Aguardo ansiosa a resposta.Muito agradecida, Maísa BHTE 10/10/2014.

Enviado em 21/10/14 às 13h33

Andre Gonçalves da Silva (ag1974@bol.com.br):

Bom Dia!
Sofri um acidente e fiquei com uma diferença de 5.3 centimetros da perna direita para esquerda a lei me enquadra como deficiente na da CNH.
obrigado aguardo resposta.

Enviado em 29/10/14 às 00h17

Jonas Pires da Frota (frotafatima@ig.com.br):

Tive uma amputaçao da perna esquerda devido acidente moto,antes minha cnh era D,mas agora passou para B,restrito ao cambio automatico.
Gostaria de saber se posso retornar a D e voltar trabalhar com carro automatico,e como devo proceder para conseguir.
Moro em Hortolandia SP,e temos o Poupa Tempo que nos atende tambem em Campinas.
Grato pela atençao:
Jonas

Enviado em 30/10/14 às 00h43

DJALMA NONATO (djfnonato@ig.com.br):

Boa Noite,
Devido a um Acidente operei o Femur esquerdo coloquei pino e platina , gostaria de saber dse tenho direito a compra do carro com isenção de impostos

Enviado em 11/11/14 às 12h41

Lucinara Antunes (luluzinhahotmail.com5@gmail.com):

Tenho uma deficiência nós pé,o nome da deficiência é pé torto congênito...gostaria muito de saber se também tenho esses direitos...desde já obrigado

Enviado em 18/11/14 às 11h09

Erico Gonçalves (erico.goncavs@gmail.com):

Eu tenho uma cirurgia na cervical na c2 que impedi o movimento do meu pescoço pois uso uma placa e parafusos eu consigo a minha cnh especial, obrigado aguardo resposta.

Enviado em 18/11/14 às 17h08

Eliana Rosali de Souza (elianarosali@itelefonica.com.br):

Boa tarde
Tenho um problema de visao no olho esquerdo enxergo 10%
ja fiz varios exames é um defeito no globo ocular gostaria de saber se tenho isenção na compra de automoveis,e outros descontos que poderia me beneficiar
Fico no aguardo
Grata
Eliana Rosali

Enviado em 03/12/14 às 10h17

tarciano maya (tarciano.maya@hotmail.com):

Tenho menos que o padrao de visao exigido pelo detran para a categoria B da cng, eu posso tirar essa cnh especial? E como faço para tkrar essa cnh? Obg...

Enviado em 05/12/14 às 15h44

francisco (abreuf2004@ig.com.br):

tenho problema renal cronico estagio III A
não faço emodiálise, mas estou em tratamento há 5 anos.
tenho laudo meu médico atestando isto, fiz um pedido de cnh especial e o médico que me atendeu disse que não aprovaria o pedido porque não tinha fístulas, que é as marcas deixadas pela hemodiálise. Pergunto se tenho direito a este benefício ou só para quem faz hemodiálise?
grato

Enviado em 08/12/14 às 19h39

vanessa (wanessahta.irupi@hotmail.com):

ola,tenho uma doença muscular.recebo o beneficio loas
posso tirar carteira? e sai de graça? e direito meu?
aguardo a resposta!

Enviado em 11/12/14 às 13h27

Magali Pontes da Silva (maga.pontes@hotmail.com):

Olá, boa tarde! Sou portadora de sacroileide bilateral no quadril, bursite bilateral e espondiloartrose. Tenho direito a habiliatação especial? Carta de credito sorteada (portanto com consorcio em andamento) poderá ser usada para aquisição de carro com descontos? Se ja tenho o carro e habilitação condutor normal, posso pleitear isenção ou descontos de impostos: ICMS, IPVA, IR...?

Obrigada,
Magali Pontes da Silva