Parque para crianças com deficiências é inaugurado em parceria com a Apae

Foto do parque para crianças em Araraquara
Compartilhe:

Um parque para crianças com ou sem deficiência brincarem foi inaugurado na última sexta-feira (20) em Araraquara (SP). A cidade é uma das quatro no país que recebe o ‘Anna Laura Parques Para Todos’ em 2015. O local é uma homenagem a uma menina saudável que morava em São Paulo (SP) e faleceu em 2012, fazendo a família resolver criar parques em sua homenagem. Além dos brinquedos tradicionais, como balanço e escorregador adaptados para deficientes, o local também tem brinquedos que estimulam as crianças.

A capacidade é de 30 crianças brincando simultaneamente. No local as crianças terão o acompanhamento de terapeutas, educadores físicos e fonoaudiólogos. O parquinho funciona de segunda a sexta-feira, das 8h Às 16h30, sempre com monitoramento de profissionais.

Adriana Biasiolo, diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), acredita que a iniciativa trará muitos benefícios para a cidade. “Foi um presente que a Apae ganhou, assim como o município, já que uma das fundadoras do projeto é natural de Araraquara. Todo o parque é monitorado por profissionais da Apae”, contou.

Iniciativa
O Projeto Alpapato, Anna Laura Parques Para Todos, foi criado como uma homenagem a Anna Laura Petlik Fischer, que faleceu em 30 de maio de 2012. Participam do projeto várias pessoas, instituições e empresas. O primeiro parque foi inaugurado no bairro da Mooca, em São Paulo, no dia 25 de janeiro de 2014.

A iniciativa disponibiliza espaços estruturados compostos por diversos recursos lúdicos para crianças com ou sem deficiências. Dessa forma, as crianças com mobilidade reduzida, alterações sensoriais e intelectuais terão a oportunidade de brincar de forma segura e ampliar experiências motoras, cognitivas e sensoriais. As atividades favorecem a melhora da autoestima, promovendo a acessibilidade social.

Fonte: G1