Grande Recife recebe ações de conscientização sobre o autismo

Foto de um quebra-cabeças colorido, símbolo do autismo
Compartilhe:

Recife e Jaboatão dos Guararapes recebem uma série de ações educativas sobre o autismo nesta quinta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A programação conta com entrega de panfletos de orientação sobre a doenaça e sinais de alerta, rodas de conversa, além de orientações de profissionais.

O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID). Com vários níveis dentro do espectro do autista, a doença vai desde sérios comprometimentos até casos com diversas habilidades mentais. A Organização da Nações Unidas (ONU) estima que, no mundo, existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.

Nesta quinta-feira (2), há entrega de materiais sobre a doença nas escolas e também na Estação Central de Metrô do Recife, onde há também um estande. No Shopping Guararapes, no bairro de Piedade, em Jaboatão, além do estande e dos panfletos, há uma roda de conversa sobre estratégias escolares para autistas com a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Rafaella Asfora, às 14h.

A especialista Frínea Andrade conversa com os presentes sobre o brincar e o autismo também no shopping, às 15h30. A relação do autista com a família vai ser o tema abordado pelo psicólogo Antônio Guinho, às 17h. O fechamento do evento no Shopping Guararapes acontecem às 18h30, com a apresentação ‘Heróis PE”.

A TV Globo Nordeste também participa da campanha iluminando com a cor azul – também usada na campanha – a antena digital da emissora, localizada na Rua da Aurora, no Recife. A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que, para começar o tratamento, as pessoas que têm autismo devem ser encaminhadas às unidades de saúde de cada município, como os postos de saúde.

Fonte: G1