Festival de Cinema Acessível promove exibições com audiodescrição e libras em Porto Alegre

Foto do símbolo do cinema em fundo amarelo
Compartilhe:

Inédito no Brasil, o Festival de Cinema Acessível, que possibilita às pessoas com e sem deficiência assistirem, na mesma sessão, os clássicos do cinema nacional, é realizado na Cinemateca Paulo Amorim, da CCMQ.

Entre os dias 8 de maio e 9 de junho, os filmes "O Tempo e o Vento", "O Homem que Copiava", "Saneamento Básico, O Filme" e "Dois Filhos de Francisco" são exibidos quinzenalmente, às sextas-feiras, sempre às 19h30, com recursos de acessibilidade para pessoas cegas, com baixa visão, surdas e com deficiência auditiva.

As sessões são gratuitas, mas para participar do evento é necessário se inscrever através do e-mail festivalcinemaacessivel@gmail.com.

Mais de vinte profissionais foram envolvidos na iniciativa, entre roteiristas, narradores, consultores em audiodescrição, intérpretes de Libras, cinegrafistas, produtores culturais, curadores, técnicos de áudio e de estúdio, comunicadores e profissionais de legendagem. No mês de agosto, já está prevista uma sessão especial, durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, com a projeção de um dos títulos de maior sucesso durante o evento.

Confira abaixo a programação completa:

Sextas-feiras

22 de maio – “Saneamento Básico, O Filme”

05 de junho – “O Tempo e o Vento”

09 de junho (terça-feira) – “Dois Filhos de Francisco”

Horário: 19h30min

Fonte: Catraca Livre