Conheça o primeiro relógio inteligente para pessoas com deficiência visual

Foto do relógio
Compartilhe:

A empresa sul-coreana Dot criou o primeiro relógio inteligente voltado para pessoas com deficiências visuais. O dispositivo, que se chama "the Dot" ("o ponto", em tradução livre), possui um display com 24 pinos que consegue projetar quatro caracteres em Braille por vez. A velocidade com a qual os caracteres são atualizados pode ser controlada pelo usuário.

Segundo o site da empresa, a acessibilidade foi um fator determinante na criação do aparelho: apenas 1% dos livros existentes são traduzidos para Braille, e leitores digitais de livros em Braille custam mais de US$ 2000. O Dot, por sua vez, deve custar menos de US$ 300. Ele também promete ajudar usuários que não saibam Braille a aprender a ler usando essa linguagem.

Além de mostrar o tempo, o relógio também funciona como alarme, possui um aplicativo de mensagens, capacidade de navegação GPS e conectividade Bluetooth 4.0 para interagir com outros dispositivos. Segundo a fabricante, sua bateria lhe permite ficar 5 dias sem precisar recarregar.

Uma funcionalidade do Dot que poucos outros smartwatches (relógios inteligentes) poderiam reproduzir é a de leitor de ebooks. O display em Braille do dispositivo permite tanto que ele transmita mensagens mais curtas quanto textos mais longos. O gesto de correr o dedo pelo display do relógio também deve ser mais confortável do que entar ler um documento na tela de um Apple Watch, por exemplo.

Fonte: Olhar Digital