W3C Brasil abre inscrições para o Prêmio de Acessibilidade na Web

Ícone que representa um computador iMac, em fundo amarelo.
Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web. O prêmio é promovido pelo escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C), instalado na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e tem como objetivo conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiência na web.

Segundo o site do prêmio, acessibilidade na web é uma premissa básica para as metas do W3C: “Uma web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável”. Infelizmente, no entanto, boa parte das páginas desenvolvidas não seguem padrões web e muito menos padrões de acessibilidade, o que inviabiliza o acesso à informação por pessoas com deficiência.

De acordo com uma pesquisa recente do W3C Brasil, apenas 2% de um total de mais de 6 milhões de páginas analisadas em sites de órgãos públicos brasileiros estão em conformidade com os padrões de acessibilidade. Além disso, estima-se que o indicador para as páginas web do setor privado, ainda em levantamento, seja semelhante ao do setor público, o que indica que ainda temos um longo caminho a se percorrer em acessibilidade na web.

As inscrições de projetos para o 4º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web podem ser feitas até 03 de março de 2016. Para saber mais, acesse: premio.ceweb.br