Deficiente auditiva oralizada lança livro e conta como lida com o preconceito

Cris Bicudo sorri para a foto
Compartilhe:

Por Elza Maria Albuquerque

“Minha mãe teve papel fundamental em todo o meu processo de reabilitação auditiva com muita fé e dedicação em tempo integral, registrando todos acontecimentos cotidianos da minha infância em um diário com minhas falas e me introduzindo diariamente no mundo dos sons (discriminação dos sons)”. Esse é um trechinho da história da jornalista Cris Bicudo, que é deficiente auditiva oralizada de perda severa a profunda de nascença, devido a rubéola que sua mãe teve no 4º mês de gestação.

Com intenso trabalho de reabilitação auditiva envolvendo a fonoaudióloga e toda a família (pais, irmãs, primos, tios e avós) desde que nasceu, aos dois anos de idade, Cris já estava “falando”. Atualmente, em busca de maior conscientização das pessoas, ela apresenta palestras e faz consultorias (mentoring) pelo Brasil. “Meu objetivo é compartilhar com o público e divulgar o que é ser uma deficiente auditiva com perda profunda, ser oralizada e, claro, mostrando a importância do uso de aparelhos auditivos e da oralização precoce”, diz a jornalista.

Para contar com detalhes toda a sua história, Cris acabou de escrever o livro “Quem é essa Tagarela”, em que conta, de forma divertida e inusitada, os diversos acontecimentos que permearam a sua vida, desde o seu nascimento até as suas viagens e trabalhos. “Além disso, conto também o meu dia a dia com os meus desafios e muito jogo de cintura para lidar com o preconceito”, afirma.

Segundo ela, a palavra “preconceito” caminha junto com a falta de informação ou de conhecimento. “Exatamente por isso, ressalto a importância de sempre se procurar conhecer pessoalmente um deficiente auditivo, pois cada pessoa é diferente e única”, destaca.

Nesta quarta-feira (28/10), Cris lançará seu livro “Quem é essa Tagarela?”, a partir das 18h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Mais informações:
Lançamento do livro “Quem é essa Tagarela?”, autora Cris Bicudo
Data: 28/10/2015
Horário: 18h às 21h30
Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2332 – São Paulo