Curso ensina pais a serem terapeutas de crianças com deficiência, em Belém

Sandra está ao lado de sua filha Taíse
Compartilhe:

Um curso realizado em Belém pela primeira vez ensina pais a serem terapeutas de crianças com deficiência. A ideia é ajudar no desenvolvimento dos filhos. Isaías, por exemplo, é tímido, mas é só dizer para ele que vai encontrar os amigos que ele se anima. Portador da síndrome de down, até pouco tempo era motivo de preocupação. Essa realidade mudou. "Ele não tinha atenção. Hoje em dia já tem e me ajuda bastante em casa", afirmou a dona de casa e mãe do jovem, Ildene Carneiro.

Ele frequenta um centro de reabilitação para pessoas com problemas neurológicos na capital paraense. Pacientes participam de atividades que ajudam a desenvolver todas as áreas do cérebro. "Tem as partes do sistema nervoso que são responsáveis pela parte cognitiva que é de você conversar com as outras pessoas, tem a parte do aprendizado", afirmou a fisioterapeuta Carla Dias.

Pessoas com algum tipo de lesão cerebral podem ter uma vida ativa, mas precisam, além de acompanhamento médica, dos pais também envolvidos com o seu desenvolvimento dentro de casa. Por esse motivo, o Instituto para o Desenvolvimento do Potencial Humano da Filadélfia veio até o Pará capacitar pais para que eles sejam os terapeutas dos filhos. Esta é a primeira vez que a instituição ministra o curso no Brasil. Cinquenta e nove pais de vários estados brasileiros participam da experiência.

Dona Sandra sempre acompanha a filha Taíse na terapia e fica atenta às técnicas. "É importante fazer esse trabalho em casa com eles que eles se aprimoram mais. Ela tem amigos, tem mais amigos do que eu", brinca.

Fonte: G1