Em Pernambuco, filmes com audiodescrição estão disponíveis para locação gratuita

Cena do filme Cazuza - O tempo não para
Compartilhe:

O recurso da audiodescrição em filmes possibilita ao espectador com deficiência visual receber informações sobre o cenário, figurino e expressões faciais dos atores, por exemplo, que ajudam na contextualização dos diálogos. As pessoas com deficiência visual que desejam aproveitar essa ferramenta podem ter acesso a filmes nacionais com audiodescrição em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os interessados podem fazer a locação gratuitamente de um acervo disponibilizado pela Secretaria de Cidadania (Sedesc) do município.

De acordo com a assessoria de comunicação da Sedesc, a prioridade são as pessoas com deficiência, mas todos que desejarem podem locar os longas-metragens. Para solicitar as obras, é necessário apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço para efetuar o cadastro e assinar um termo de responsabilidade pelo uso e devolução do filme. Cada pessoa pode ficar com o DVD por até 10 dias.

Os filmes têm também legenda, o que facilita o entendimento das pessoas com deficiência auditiva. No total, estão disponíveis 30 filmes brasileiros de diferentes gêneros e classificações indicativas. O horário de atendimento é das 7h às 13h. A Secretaria fica na Rua Santa Cecília, nº 35, bairro Vila Mocó, na região central da cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3862-9224.

Lista de filmes para locação:

3 EFES
A Mulher Invisível
Batismo de Sangue
Brava Gente Brasileira
Cão sem Dono
Casa da Mãe Joana
Casa de Alice
Cazuza – O Tempo Não Para
Central do Brasil
Cidade dos Homens
Divã
Era uma Vez
Estômago
Lula, o Filho do Brasil
Meu Nome não é Johnny
Olga
Ó-paí-ó
O Guerreiro Didi e a Ninja Lili
O Homem do Ano
O Homem que Copiava
O Quatrilho
O Que é Isso, Companheiro
Orquestra dos Meninos
Os Desafinados
Os Normais 2
Saneamento Básico
Se Eu Fosse Você
Tropa de Elite
Verônica
Zuzu Angel

Fonte: G1