Ação do MPF quer implantar acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva na TV

Compartilhe:

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) abriu uma ação civil pública, com pedido liminar, contra sete emissoras para que elas garantam o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva.

De acordo com o órgão, a legislação determina que as TVs implementem recursos de acessibilidade, como dublagem, janela de libras, audiodescrição e legenda oculta na programação televisiva veiculada em todo o país.

Integram o processo a Fundação Padre Anchieta, Rádio e TV Bandeirantes, Fundação Evangélica Trindade, Rádio e TV Capital, TV Stúdios de Brasília, Tv e Rádio CV e a evangélica Sara Nossa Terra.

Além das emissoras, o MPF também aciona a União, para que, por meio do Ministério das Comunicações, não edite qualquer norma que possa limitar as obrigações previstas quanto às tecnologias assistivas para os deficientes.

O Ministério Público pede também que nos próximos editais e contratos de publicidade, a União contrate apenas empresas que disponibilizem os recursos exigidos. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 50 mil.

Fonte: Portal Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *