Pessoas com deficiência enfrentam problemas para tirar CNH em Uberaba

Homem com deficiência sentado no banco do motorista em carro adaptado
Compartilhe:

Mesmo com 22 autoescolas existentes em Uberaba, o processo de aprendizagem e obtenção de Carteira Nacional de Trânsito (CNH) oferece dificuldades para candidatos com deficiência. O motivo é que apenas um centro de formação tem veículo adaptado, que ainda não atende todo tipo de deficiência.

A situação é mais agravada pelo fato de apenas Belo Horizonte ter uma clínica credenciada autorizada a fazer os exames médicos e psicotécnicos especiais para pessoas com deficiência, o que leva os candidatos a terem que arcar, também, com custos de viagem.

O Departamento Nacional de Trânsito (Detran-MG) afirmou que todas as clínicas credenciadas são aptas para atendimento a deficientes, portanto só em alguns casos específicos há necessidade de encaminhar os candidatos a Belo Horizonte. A previsão é de que, brevemente, não será mais necessário ir até à capital mineira.

Foi informado ainda que uma lei estadual estabelece que os centros de formação de condutores com frota superior a dez veículos são obrigados a destinar e adaptar pelo menos um veículo para pessoas com deficiência.

Fonte: Portal G1