Braille Bricks: a acessibilidade na educação infantil

Projeto utiliza blocos de montar em braile como ferramenta para alfabetização infantil e busca apoio dos fabricantes de brinquedos

Mãos de criança tateiam um dos blocos em braile sob uma mesa de madeira
Compartilhe:

A alfabetização é um dos momentos mais importantes na vida das crianças. Há muitos desafios no processo, e eles aumentam quando há uma deficiência visual – de nascença ou desenvolvida – no caminho.

Pensando nisso, a Fundação Dorina Nowill Para Cegos anunciou um projeto para  auxiliar na alfabetização dessas crianças serem: blocos de montar, no maior estilo Lego, mas em Braile.

Em conjunto com a agência Lew’Lara\TBWA, a Fundação lançou a campanha Braille Bricks que transforma os blocos de montar em um alfabeto completo em braille. A ferramenta busca estimular a criatividade e auxiliar na alfabetização de crianças com deficiência visual.

O brinquedo já está em uso por cerca de 300 crianças na Fundação Dorina Nowill, e em outras instituições. Mas há também o desafio comercial: convencer os fabricantes de brinquedos a produzirem os blocos para crianças do mundo inteiro com a campanha #BrailleBricksForAll.

Para apoiar, basta acessar o site do projeto e enviar sua mensagem pelas redes sociais. Você também pode acompanhar todas as novidades sobre o assunto através do Twitter e do Facebook da campanha.

Fonte: Hypeness