Web acessível premia iniciativas no Rio de Janeiro

As iniciativas serão reconhecidas com o Prêmio Todos@Web, no Rio de Janeiro, com Inscrições prorrogadas até 9 de junho

Foto aérea do Rio de Janeiro, com estátua do Cristo Redentor vista de trás e Pão de Açúcar no horizonte
Compartilhe:

O Todos@Web, prêmio de acessibilidade na web, chega à quarta edição e reconhecerá, no palco dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, iniciativas acessíveis. Promovido pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web  do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil , a ação conta este ano com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM), e apoio do escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil).

A cerimônia de premiação acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro de 2016, no Rio Media Center, o centro de mídia da Prefeitura do Rio, que receberá a imprensa durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além da entrega dos prêmios e da apresentação dos melhores projetos, serão promovidos workshops com especialistas e haverá a participação de atletas paralímpicos.

“Uma Web para todos é possível. Ao homenagear ações que eliminam as barreiras de acesso para pessoas com deficiência, enquanto ocorre no Rio um evento do porte das Paralimpíadas, estamos chamando a atenção de toda a comunidade internacional para a importância da acessibilidade, que deve ser considerada desde o projeto de um website. Mais do que uma vocação para comunicação, a Web é uma ferramenta de participação e inclusão na sociedade, à qual todos têm direito. Estamos em harmonia com o espírito dos Jogos, e essa é uma parceria muito feliz, que fortalece e valoriza o prêmio Todos@Web”, ressalta Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

“A Prefeitura do Rio de Janeiro abraçou a oportunidade de tornar a cidade mais acessível com a conquista do direito de sediar os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e hoje temos orgulho de afirmar que a cidade é, sem dúvida, mais acessível do que aquela que, em outubro de 2009, ganhou o direito de receber os maiores eventos esportivos do planeta. Um legado de inclusão já pode ser experimentado pela população que usa os BRTs, mora em ruas beneficiadas pelo programa Bairro Maravilha, frequenta os novos espaços de lazer da Região Portuária, visita pontos turísticos que ganharam rotas acessíveis e anda nos arredores de instalações esportivas, como o Sambódromo e o Maracanã.

Além das melhorias na infraestrutura sob a perspectiva da acessibilidade, a Prefeitura do Rio está capacitando profissionais de diferentes setores para trabalharem diretamente no atendimento ao público com necessidades especiais e reconhece a importância da acessibilidade digital, se preocupando em disponibilizar ao público ferramentas e meios de comunicação acessíveis”, afirma Joaquim Monteiro, presidente da Empresa Olímpica Municipal.

Em sua 4ª edição, o Todos@Web recebe inscrições até 9 de junho e é dividido por categorias que contemplam “Projetos Web” (sistemas que não criam barreiras de acesso para pessoas com deficiência), “Aplicativos” e “Tecnologia Assistiva” (aquelas que viabilizam acesso à Web a pessoas com deficiência). Os detalhes sobre a premiação e os critérios de seleção estão disponíveis no site do prêmio.

Fonte: Assessoria