Equipamento facilita atendimento de surdos nos aeroportos do Rio

Disponibilizado pela GOL, o equipamento conta com recursos holográficos com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)​

Ícone que representa Libras, em fundo verde.
Compartilhe:

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes anunciou um equipamento de acessibilidade com tradução simultânea em Libras, voltado para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva nos aeroportos Santos Dumont e Rio Galeão, no Rio de Janeiro. A companhia já oferece esse serviço de assistência especial nos terminais de Congonhas, na capital paulista, e Guarulhos, em São Paulo, há dois anos.

Pioneira ​no mundo, a máquina permite que os clientes possam obter informações e ​esclarecer possíveis dúvidas sobre o seu voo, portão de embarque e/ou outras informações referentes à viagem, usando o ICOM – plataforma de atendimento a pessoas com deficiência auditiva com som e vídeo, conectadas em tempo real a uma central de tradução com intérpretes fluentes em Libras.

Quando acionado, o serviço interliga a comunicação do cliente no aeroporto por uma videoconferência, proporcionando um atendimento rápido e eficiente ao passageiro. O sistema é executado por meio de uma caixa multimídia, com tecnologia da ​empresa ​Midia in th​e​ Box,​desenvolvida para atender, informar e entreter os usuários do sistema. Esta iniciativa tem parceria com a AME (Amigos Metroviários dos Excepcionais), responsável pelos representantes tradutores que fazem a interface para este atendimento.

Em fase de testes, por três meses, o equipamento está disponível no aeroporto Santos Dumont ao lado da fila de assistência especial, e próxima da loja da VoeGol, no Rio Galeão, e poderão ser utilizadas de segunda a sábado das 7h às 19h.

Fonte: Assessoria