Evento celebra a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no RJ

Com shows, palestras e feijoada, a programação promove debate e inclusão durante a uma semana em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro

Ícone de uma silhueta humana com cérebro que representa a deficiência intelectual, em fundo roxo
Compartilhe:

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Nova Iguaçu (SNPDIM), que acontece entre os dias 22 e 28 de agosto, tem um desafio: mostrar que as diferenças são enriquecedoras. O evento, que há dez anos conta com o apoio da empresa de alimentos Granfino, entre outras instituições beneficentes e órgãos públicos, vai abordar o tema “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”.

Palestras, feijoada, exposição e mais uma edição dos Jogos Abertos Especiais de Nova Iguaçu são algumas das atividades oferecidas com o intuito de valorizar o direito das pessoas com deficiência. A SNPDIM acontece anualmente e arrecada fundos para a manutenção das APAEs.

A semana começa com uma cerimônia de abertura no dia 22. No dia 23 haverá o Festival Nossa Arte”, com exposição de trabalhos artísticos dos alunos apeanos no Shopping Nova Iguaçu. O Fórum será realizado no dia 26, com palestras sobre autismo, síndrome de down e microcefalia. Outras atrações como os Jogos Abertos de Nova Iguaçu, onde os alunos das APAEs e colégios públicos da região disputam diversas modalidades, também compõem a semana.

Entre os eventos mais importantes está a Feijoada (dia 28), que acontece tradicionalmente na Casa de Shows Riosampa, com várias atrações apresentadas pelos alunos das APAEs e shows.

Para Silvia Coelho, presidente do conselho administrativo da Granfino, e presidente da comissão organizadora da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, esse evento é uma boa ideia para entendermos melhor as necessidades e oportunidades da inclusão social. “Com as palestras e essa interação social, os alunos se sentem mais confiantes para conquistar uma vaga no mercado de trabalho e ter mais independência na vida. Para nós é gratificante ajudá-los a se imporem e se superarem cada vez mais”, diz.

Serviço: Feijoada
Quando: domingo, 28/8, das 12h às 18h
Ingresso: camisa (R$40,00)
Local: Casa de Show Riosampa
Endereço: Rod. Presidente Dutra, km 177, nº 14.000 – Nova Iguaçu
Ponto de venda: APAE –
Tel.: (21) 2695-9500

Fonte: Assessoria