Musical infantil acessível para adultos e crianças com deficiência visual

Espetáculo da Pocilgas & Cia baseado no livro “Heróis à Vista” aborda as superações de uma menina de 10 anos ao lado do cão-guia Boris

Foto do espetáculo. Em um palco, três pessoas manipulam fantoches de uma menina e um cachorro
Compartilhe:

O musical infantil Heróis à Vista, que fica em cartaz até 11 de junho, aborda as superações de uma menina de 10 anos ao lado do cão-guia Boris. Com direção de Márcio Araújo, o espetáculo da Pocilgas & Cia conta com a manipulação de bonecos em diferentes técnicas (direta, bunraku e fantoches) e traz uma grande inovação: audiodescrição para pessoas com deficiência visual, gravada pela cantora Ceumar.

Baseada no livro homônimo publicado pela Globo Livros, “Heróis à Vista” é uma grande aventura que conta a história de Boris, um cãozinho filhote que sonha ser um cão-guia, assim como o pai. Mas a avó Irina, uma cão-guia aposentada, avisa: “você terá que ser perseverante e aprender a se desapegar! Essa é a maior dificuldade de um cão-guia!”. Ao mesmo tempo, Luíza, uma menina de 10 anos, sonha ser detetive, mas ela também tem uma dificuldade: é cega. E por isso, alguns amigos na escola a desencorajam. Mas ela está decidida!

Em prol da causa do cão-guia

Heróis à vista transmite às crianças a importância do compromisso com a cidadania por meio de uma história de cumplicidade e esperança entre uma garotinha e seu cão-guia. Peça e publicação foram inspiradas em Boris, cão-guia de Thays Martinez, idealizadora do livro homônimo e protagonista no processo de elaboração e aprovação da lei que autoriza o trânsito livre desses animais por todo o Brasil. Thays – autora de Minha vida com Boris, publicado em 2011 pela Globo Livros – é fundadora do Instituto IRIS, organização que é uma das pioneiras no Brasil na difusão do cão-guia como facilitador do processo de inclusão da pessoa com deficiência visual. A ONG receberá parte da renda das vendas de ingressos da peça para investir na causa, ou seja, para vencer o desafio de aumentar o acesso das pessoas que querem um cão-guia a esse benefício.

Atualmente, o IRIS conta com uma lista composta por quase 3 mil pessoas que aguardam a doação de um cão-guia. Além do objetivo de doá-los aos inscritos, Thays tem um sonho a ser realizado: criar uma estrutura para treinar cães-guia no Brasil, oferecer classes a instrutores e disseminar informações precisas sobre a enorme contribuição dos cães-guia na vida das pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

O quê: Espetáculo infantil “Heróis à vista”
Quando: Sábados e domingos, até 11/6, às 16h
Onde: Teatro Alfredo Mesquita
Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo – SP
Tel.: (11) 2221-3657
Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada)

Fonte: Assessoria