Circuito Paulista de Esportes para pessoas com deficiência visual vai começar

As inscrições para o evento podem ser feitas pela internet, até 8 de setembro; a primeira etapa acontece nos dias 16 e 17 de setembro

Em um fundo azul, ícone de cego com um cão-guia
Compartilhe:

Desenvolver e fomentar o esporte para pessoas com deficiência visual no estado de São Paulo são os objetivos centrais do “Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais”. A primeira etapa será disputada em setembro, e as competições abrangem as modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, judô, natação e xadrez.

“A ideia é incentivar o esporte inclusivo nas cidades paulistas, motivando as pessoas com deficiência visual à prática desportiva. E os benefícios do esporte são notórios para a saúde e também para a sociabilização dessas pessoas. Além disso, o Circuito Paulista tem como papel difundir os esportes menos conhecidos, mas tão interessante quanto qualquer outro”, comenta Robson Panobianco, atual presidente da FPDC.

O evento é organizado pela Federação Paulista de Desporto para Cegos (FPDC) e dividido em três etapas. A primeira delas acontece entre os dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Podem participar entidades filiadas e não filiadas, que nesta primeira etapa ficam isentas de taxa. É preciso, no entanto, inscrever-se no site oficial do projeto.

Considerado um evento de grande porte e uma das maiores competições paradesportivas do Brasil por concentrar seis modalidades em um único dia, a expectativa da FPDC é de que sejam atendidos cerca de 1500 atletas de forma direta. A intenção é também atrair entidades que ainda não são filiadas e possíveis patrocinadores para projetos futuros, além de cativar mais mídia e público ao longo do Circuito.

“Nós procuramos, como federação, fomentar e desenvolver o paradesporto no estado de São Paulo, oferecendo para entidades e atletas o melhor e mais adequado ambiente para que as habilidades sejam mostradas. O que esperamos com esse evento é alcançar maior e melhor nível técnico, beneficiando ainda mais as nossas estrelas do esporte adaptado”, comenta.

As demais etapas estão previstas para março e abril de 2018. “As datas, no entanto, podem oscilar porque precisamos dos calendários oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), a fim de não confrontar termos vários eventos acontecendo no mesmo dia”, finaliza Robson.

Viabilizado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, o “Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais” é patrocinado pelas empresas ADITYA BIRLA, WOODBRIDGE BRASIL e GRUPO BAUMINAS, e conta ainda com os apoios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV).

O quê: 1ª Etapa do Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais
Quando: 16 e 17 de setembro de 2017
Onde: Centro de Treinamento Paralímpico
End.: Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – SP
Obs.:  inscrições no site do evento
Formulário disponível até 31/08 para filiados; de 01 a 08 de setembro para não filiados

Fonte: Assessoria