Orquestra Hanbit se apresenta gratuitamente no Brasil

Única companhia no mundo formada exclusivamente por músicos com deficiência visual, a orquestra sul-coreana se apresenta pela turnê “Hope Concert – Music in the Dark”

Foto de uma orquestra formada por pessoas de diversas idades. Eles usam trajes à rigor e estão disposto uniformemente em um palco com pé direito elevado
Compartilhe:

A única Companhia de Artes do mundo formada, exclusivamente, por portadores de deficiência visual, a “Orquestra Hanbit” da Coreia do Sul chega este mês a São Paulo. Serão duas apresentações em São Paulo, nos dias 21 e 23 de setembro; e uma em Tatuí (interior do estado) no dia 25. A realização do espetáculo é de responsabilidade da Ampliart Difusão Cultural, Rafa Music e Galeria Central. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

A turnê “Hope Concert – Music in the Dark” (Concerto da Esperança – Música no Escuro” é inédita no Brasil, mas tem em seu portfólio mais de 150 apresentações em sua Terra Natal e, no exterior, recebeu inúmeras críticas positivas, especialmente por “tocar com a alma”.

Músicas internacionais e brasileiras compõem o repertório imperdível desta turnê que possui um enorme impacto social para a comunidade de pessoas com deficiência visual. Para a diretora geral do evento no Brasil, Sandra Mimoto Torres, o concerto trará ao público brasileiro entusiasmo e a esperança de um mundo melhor. “Um lugar em que todas as pessoas, deficientes ou não, possam ter oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional”, emociona-se.

Hanbit Chamber Orchestra & Hanbit Brass Ensenble

Na turnê brasileira, a Hanbit Performing Arts Company será representada pela Hanbit Chamber Orchestra composta por instrumentos de cordas e sopro, com um repertório que vai do clássico tradicional à música contemporânea, incluindo músicas de filmes e pop e pela Hanbit Brass Ensenble, o grupo de metais que inclui músicas clássicas, pop, jazz e apresentações impactantes.

Música com perfeição

Pessoas com deficiência visual, em sua maioria, possuem uma excelente audição e, aproximadamente, 80% dos cegos tem ouvido absoluto, que é a capacidade de formar imagem auditiva interna de qualquer som.

A música clássica é composta por uma lógica mais complexa. São instrumentos, ritmos, sons, cada um ao seu tempo, que, regidos por um maestro, confluem para uma sonorização mais profunda, envolvente e emocionante. Viver a experiência de assistir a um concerto de música clássica auxilia numa percepção menos óbvia da música, da cultura, e da vida, fornecendo elementos que permitem o desenvolvimento de um senso crítico, exercitando raciocínios e interpretações diferentes aos quais estamos acostumados. “É um exercício para os ouvidos e para a alma”, completa Sandra.

Sobre a Hanbit Performing Arts Company

A Hanbit Performing Arts Company foi criada em 2003 em Seul, Coréia do Sul, originalmente como Hanbit Brass Ensemble. A companhia desenvolveu uma nova forma de reabilitação ocupacional para pessoas com deficiência visual, ajudando a combater o preconceito contra os deficientes. O projeto sugere formas de enfrentar os problemas sociais e curar feridas através da música de alta performance, promovendo a inclusão e estimulando a criatividade e perseverança entre seus membros.

A companhia também trabalha com projetos sociais de inclusão, contribuindo para a criação de uma sociedade mais igualitária e ajudando na solução de problemas como altas taxas de suicídio, crises familiares, violência, sentimento de alienação e perda etc. Esse trabalho é realizado através do Hanbit Charity Choir e da Modern Pop Band Blue Ocean.

Hanbit Orchestra – “Hope Concert – Music in the Dark” – São Paulo (Barra Funda)
Quando: 21/9, às 21h
Onde: Theatro São Pedro
Endereço: R. Albuquerque Lins, 207, Barra Funda, São Paulo – SP
Obs.: Encerramento das celebrações do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, promovido pela Secretaria dos Direiros da Pessoa com Deficiência.
Participação especial: CORALUSP
Ingresso: Gratuito

Hanbit Orchestra – “Hope Concert – Music in the Dark” – São Paulo (Sumaré)
Quando: 23/9, às 20h
Onde: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Participação Especial: CORALUSP
Ingresso: Solidário: Doação de um agasalho
Informaçõe no site da Unibes

Hanbit Orchestra – Tatuí
Quando: 25/9, das 15h
Onde: Conservatório de Tatuí
Endereço: Rua São Bento, 415 – Centro
Participação Especial: Concerto com a participação do CORALUSP
Bate-papo com músicos e alunos às 20h
Ingresso: Gratuito

Fonte: Assessoria

  • Ney Kitahara

    adorei

  • Rafael Altro

    Todos os concertos serão as 20h00 com entrada gratuita.

    Atenciosamente

    Produção