Novos óculos inteligentes podem ajudar pessoas com deficiência visual

A Samsung anunciará as novidades de 2018, como os novos óculos, na próxima semana, durante a CES – Consumer Electronics Show, evento nos Estados Unidos.

Foto de três óculos inteligentes. Eles possuem lentes escuras e retangulares, com opções de armações em rosa, branca e preta.
Compartilhe:

A Samsung anunciará ao mundo alguns de seus lançamentos para o ano de 2018 durante a CES – Consumer Electronics Show, evento que acontece na próxima semana, nos Estados Unidos. Entre eles, estão projetos do Creative Labs, equipe da sul-coreana que tem liberdade para desenvolver projetos independentes, incluindo os óculos inteligentes Relúmĭno.

O gadget foi criado para que pessoas com alguns tipos de deficiência visual possam enxergar com mais clareza, trabalhando em conjunto com um aplicativo móvel instalado no smartphone do usuário. O app consegue identificar situações visuais que podem ser problemáticas àquele usuário, enviando essas informações aos óculos, que se ajustam automaticamente.

No modo “regular”, os óculos deixam as imagens embaçadas mais claras, decifrando os contornos dos objetos na visão do usuário, tornando-os mais proeminentes. Já no “modo de inversão de cores” o Relúmĭno faz com que fique mais fácil ler textos em uma tela a uma distância considerada normal, sem ser necessário aproximar ou afastar a tela do rosto para obter uma boa leitura. Esse modo também exibe o texto em alto contraste para melhorar a experiência.

Outros projetos do C-Lab

O pessoal do C-Lab da Samsung também vai apresentar outros dois projetos: um alto-falante direcional portátil chamado S-Ray e o GoBreath, dispositivo que monitora a atividade pulmonar do usuário para melhorar sua saúde.

O S-Ray é um aparelho individual, para que somente uma pessoa possa ouvir os sons emitidos. Ele conta com dois alto-falantes retangulares que podem ser conectados a computadores, por exemplo, além de um terceiro em formato circular que deve ser acomodado no pescoço, projetando o som para os ouvidos do usuário.

Já o GoBreath é um dispositivo portátil assoprável, mais ou menos como um bafômetro, sincronizado com um app próprio que analisa o sopro do usuário que sofre com problemas pulmonares, ou que foi submetido a uma cirurgia de pulmão. Com o aparelho, o usuário aprende a respirar de maneira adequada com técnicas de respiração, conseguindo recuperar sua saúde mais rapidamente.

Fonte: CanalTech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *