2º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência acontece em Uberaba

Com o tema “Inclusão e Cidadania: Conhecendo realidades, transformando condições de vida”, o evento ocorre nos dias 8 e 9 de março e recebe inscrições

Arte em fundo verde, com os símbolos das deficiências intelectual, visual, física e auditiva, em fundo verde
Compartilhe:

A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com Associação Mineira de Equoterapia (Ame), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Uberaba e Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), promove o 2º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência.

Com o tema “Inclusão e Cidadania: Conhecendo realidades, transformando condições de vida”, o evento ocorre nos dias 8 e 9 de março, no Anfiteatro da PMU e na Escola para Surdos Dulce de Oliveira, em Uberaba, Minas Gerais.

O congresso faz parte do cronograma de ações do Projeto Portas Abertas 2018. Segundo a coordenadora Keila Afonso Silva, toda a sociedade está convidada, principalmente pessoas com deficiência ou que atuam com elas. “Vamos refletir as ações já desenvolvidas, repensar os avanços que tivemos e discutir o que está sendo válido ou não na prática da inclusão social da pessoa com deficiência. Precisamos que ela venha a ser o personagem ativo dessas ações, contando experiências e nos ajudando a clarificar as informações para melhorarmos os serviços oferecidos”, conta Keila.

Durante o Congresso, serão realizadas palestras, debates e apresentações de trabalhos acadêmicos. Dia 9, a chefe do Departamento de Proteção Social Básica, Gabrielle de Palvas Andrade, apresenta o relato “Proteção Social Básica e a Inclusão no Município de Uberaba”, seguido de sete oficinas.

Keila reforça que todas as palestras e oficinas são importantes para efetivar a inclusão na cidade de Uberaba. “Já estamos à frente de outros municípios da região, pois somos os únicos a oferecer atividades deste tipo, mas também queremos ser modelo de promoção da cidadania. Inclusive já estamos recebendo inscrições de municípios vizinhos justamente para conhecer nosso trabalho”, destaca a coordenadora.

As inscrições para o Congresso e informações mais detalhadas sobre o cronograma de atividades e inscrição para apresentação de trabalho em andamento ou concluído na modalidade de comunicação oral estão disponíveis no endereço www.uberaba.mg.gov.br/congressoseds. Os participantes podem se inscrever em apenas uma oficina e as inscrições também podem ser feitas na hora do credenciamento.

Fonte: JM Online