Caruaru reforça inclusão nos polos do São João

Além do Camarote da Acessibilidade, o São João de Caruaru contará com panfletagem sobre proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores e ações contra violação de direitos

Foto em plano aberto da Festa de São João de Caruaru. Entre bandeirinhas, há um casal com trajes de frevo dançando em um grande corredor, rodeado de pessoas
Compartilhe:

A Folha de Pernambuco publicou matéria sobre a acessibilidade na Festa de São João de Caruaru, confira o texto na íntegra:

No São João de Caruaru deste ano, estão programadas várias ações voltadas à inclusão e garantia de direitos. As pessoas com deficiência (PCDs) e idosos com mobilidade reduzida terão à disposição o Camarote da Acessibilidade no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

“Tteremos intérprete de libras nos principais shows, favorecendo as pessoas surdas à compreensão das músicas e garantindo integração delas nessa grande festa cultural. Há também rotas acessíveis em volta do Pátio para facilitar o acesso com o estacionamento. Isso facilitará o embarque e desembarque das pessoas que utilizam cadeiras de rodas. Abrimos um edital para que instituições de PCDs possam participar da grade de apresentação de quadrilha e banda de pífano”, comentou a coordenadora de Promoção das Pessoas com Deficiência, Rosimery Silva.

Já nos principais polos de animação haverá equipes de abordagem social, que estarão realizando a distribuição de panfletos informativos, adesivos e fixação de cartazes junto a comerciantes e ambulantes, com a divulgação dos canais de denúncia (Disque 100 e Disque Denúncia Agreste), e orientando quanto à proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. Os profissionais envolvidos nas atividades contarão com a participação do Conselho Tutelar em todas as abordagens que serão voltadas também para taxistas, mototaxistas, e transporte alternativo.

As equipes percorrerão locais como o Parque de Eventos, Parque 18 de maio, comércio (formal e informal), Alto do Moura, Estação Ferroviária, Polo Azulão, polos rurais, assim como nas festas das comidas gigantes. As ações também preveem o pré-cadastramento de crianças e adolescentes identificadas em situação de violação de direitos, com distribuição de pulseiras de identificação para os pequenos, facilitando a identificação em caso de perdas pelos pais.

O Espaço de Proteção será mantido no Pátio de Eventos e no Alto do Moura, para onde serão levados os casos identificados, que serão posteriormente encaminhados para a rede de proteção, como CRAS ou CREAS, quando necessário.

Calendário

A 19ª Edição do Arraial do Idoso, no Polo das Quadrilhas, que será realizado no dia nove de junho, a partir das 14h. No dia de São João, em 24 de junho, será realizada a Fogueira de Sàngò, evento religioso de tradição e respeito à diversidade das religiões de matriz africana, que marca, pela segunda vez, os festejos juninos da cidade.
Já em 28 de junho, quando se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), será realizado pelo segundo ano consecutivo, o evento intitulado de ‘Intervenção Cultural LGBT no São João de Caruaru’.

Nesta edição, a festa será realizada no Polo Camarão, a partir das 20h30, e contará com falas de movimentos sociais e apresentações artísticas de Marcos Mercury, Banda As Fulô, Edmilson do Pífano e Toinho do Baião.

Fonte: Folha de Pernambuco