Comitê Paralímpico Brasileiro oferece iniciação esportiva em oito modalidades

Projeto acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e atende jovens com deficiência em idade escolar

Foto de uma pista de corrida. No centro da imagem, há números escritos no chão em ordem decrescente.
Compartilhe:
O Comitê Paralímpico Brasileiro iniciou neste mês a temporada 2019 do Centro de Formação em esportes paralímpicos, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A expectativa é atender 500 jovens até o final deste ano.
O projeto proporciona a crianças com deficiência física, visual ou intelectual de São Paulo e de municípios vizinhos a iniciação esportiva em oito modalidades paralímpicas. Os participantes devem ter entre 10 a 17 anos. E precisam estar matriculados em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
As aulas ocorrem em sistema de rotação. A cada três meses é possível aprender um esporte diferente. O objetivo é que os alunos experimentem todas as modalidades oferecidas: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.
Os frequentadores do Centro de Formação recebem gratuitamente transporte, alimentação e uniforme. Após as atividades esportivas, os estudantes recebem um kit com lanche, fruta e suco, que é preparado sob supervisão dos nutricionistas do CPB. Ao todo, 20 educadores entre estagiários e professores especializados em esporte para pessoa com deficiência trabalham diretamente com as crianças.
“O Centro de Formação é mais uma ferramenta para descobrirmos talentos, que podem representar o Brasil no futuro. Mas nosso objetivo também é mudar a percepção em relação às pessoas com deficiência, que são vistas como incapazes. Cada estudante que atendemos é uma família com a consciência da eficiência dele. Nós temos mais 170 vagas e a meta é dar oportunidade para o maior número de crianças”, disse Ramon Pereira, coordenador de Esporte Escolar no Comitê Paralímpico Brasileiro.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br, contendo a ficha de inscrição. Pode ser entregue pessoalmente no departamento de Coordenação de Esporte Escolar do CT Paralímpico. O centro fica localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo.
Fonte: Webrun