Associação AME apresenta aplicativo de tradução de Libras em tempo real

ICOM é um aplicativo que faz tradução da Libras para o português em tempo real através de uma videoconferência e estará no estande durante a Reatech 2019

Em fundo verde, ícone em branco com ícone que representa Libras
Compartilhe:

A Associação dos Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME) apresenta seu aplicativo ICOM na Reatech 2019. Disponível para os sistemas IOS e Android, o app facilita a comunicação com surdos e traduz simultaneamente Língua Brasileira de Sinais (Libras) para  português. A dinâmica ocorre por meio de um call center de intérpretes 24 horas, que atende chamadas de vídeo ao vivo. A ferramenta estará disponível em terminais para que o visitante possa ter a experiência de utilização no estande da AME no evento.

Segundo o Censo 2010, das cerca de 45,6 milhões pessoas com deficiência no País, quase 10 milhões afirmam ter alguma dificuldade de audição. E dentro dessa população, 10% – cerca de um milhão – se declaram surdos e são o público que mais necessita de um apoio na comunicação. O ICOM veio para atender a este grupo. Hoje são cerca de 30 mil os surdos que já baixaram e utilizam o aplicativo, que realiza uma média diária de 800 atendimentos. “Este número pode crescer, ainda há muitos surdos que podem se beneficiar da ferramenta”, afirma o presidente da AME, José de Araújo Neto. Para a comunidade surda, o português é a segunda língua, e muitos não se preocupam em aprender, o que reforça a importância de ferramentas que ajudem na comunicação.

O ICOM é voltado para empresas e poder público preocupados em garantir ao surdo o direito de ser atendido em seu próprio idioma. A resolução 667, de maio de 2016 da Anatel, obriga as empresas de telefonia a garantirem ao surdo a possibilidade de tradução da Libras para o português, por isso hoje todas elas oferecem este tipo de atendimento de forma universal. “O ideal é que empresas de todos os setores, além dos órgãos públicos também tenham esta preocupação de promover o respeito e a cidadania”, comenta Araújo.

O principal diferencial do aplicativo hoje é sua disponibilidade em locais públicos e privados, sem a necessidade do usuário gastar seu plano de dados. Isso porque quando o serviço é contratado, ele também garante que a internet que será utilizada na chamada seja de responsabilidade da empresa ou órgão que o contratou – da mesma forma que as empresas de telefonia liberam uso de whatsapp e/ou redes sociais sem que o plano de dados seja usado.

Como funciona

O diálogo é realizado por meio de uma chamada de vídeo para o callcenter da AME, que conta ao todo com 45 intérpretes. Por exemplo, se o surdo vai a uma consulta médica e não consegue se comunicar com a recepcionista, esta liga para a central de seu computador, celular ou tablet, e direciona a câmera para o paciente. Ele explica o que veio fazer e o intérprete do call center informa a recepcionista o que está falando a pessoa surda. O caminho pode funcionar de maneira inversa também: o profissional de uma empresa pergunta a seu colega surdo algo por meio do ICOM. A intérprete do outro lado da ligação de vídeo irá se comunicar em Libras para que o funcionário surdo entenda o que o outro quer falar. Saiba mais sobre o app no site do Icom.

O quê: AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais) na 16ª Reatech 2019
Quando: Dias 13 e 14/5, das 13 às 20 horas; e dias 15 e 16/6, das 10 às 19 h
Onde: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
End.: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda
Localização do estande: Rua 400, estande 412 a

Fonte: Assessoria