Ferramentas de acessibilidade estão entre as novidades do iOS 13

A Apple apresentou novidades em acessibilidade para o iOS 13, com lançamento previsto para este ano

Tela preta com o logotipo da Apple, uma maçã mordida, em branco. Há uma barra de carregamento, indicando atualização
Compartilhe:

Confira o CanalTech sobre novidades em acessibilidades anunciadas pela Apple:

A Apple apresentou durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) novas ferramentas de acessibilidade para o iOS 13, a ser lançado ainda este ano. A ideia é que o sistema seja mais amigável com usuários com sensibilidades e problemas relacionados a cor, como daltonismo.

Uma das mudanças é em relação à movimentação em apps. O sistema operacional já conta com redução de animações em alguns programas, como o de clima. Agora, também é possível evitar que vídeos comecem a rodar automaticamente em programas no iOS 13. O sistema pode ser implementado em apps da própria Apple ou por API para desenvolvedores.

A ideia é que o sistema de evitar autoplay de vídeos chegue ao iOS 13 por padrão, podendo ser desabilitado nas configurações. Ainda, será possível escolher uma pequena gama de apps que contam com bloqueio de autoplay.

Outra mudança para evitar problemas com quem tem sensibilidade a movimentos: agora, é possível acionar uma transição em fade, aquele efeito que esmaece uma tela de forma mais leve. Isso diminui enjoo com pessoas que têm problemas com movimentação.

Tal ferramenta também pode ser implementada no kit de desenvolvimento para o iOS 13.

Cor

O iOS 13 também pode fazer com que seja mais fácil usar o iPhone para quem tem dificuldade com cores. Além do sistema voltado para daltônicos, há também modos voltados para outros tipos de cegueira com cores como deuteranopia, protanopia e tritanopia.

A ideia é que o desenvolvedor não precise efetivamente criar um design específico para cada um dos tipo de deficiências visuais. Assim, quando se acionar a opção nas configurações, todos os apps compatíveis com sistema já se tornam mais acessíveis.

O iOS 13 ainda está em suas primeiras versões beta, e deve chegar a todos os usuários de aparelhos compatíveis em setembro deste ano.

Fonte: CanalTech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *