Apple patenteia óculos que pode ajudar pessoas com deficiência visual

Dispositivo que permitirá enxergar elementos obstruídos no campo de visão pode ser lançado em 2020

Tela preta com o logotipo da Apple, uma maçã mordida, em branco. Há uma barra de carregamento, indicando atualização
Compartilhe:

 

Uma nova patente registrada pela Apple no Escritório de Registros e Patentes dos Estados Unidos pode se tornar uma alternativa para pessoas com deficiência visual e outros problemas de visão. Isso porque a empresa parece estar desenvolvendo uma tecnologia que permitiria uma pessoa enxergar elementos obstruídos no campo de visão.

A patente fala de uma tecnologia de “distorção de imagem”, que levaria em conta qualquer tipo de obstrução de visão que o usuário possa ter (como catarata, por exemplo). Ao fazer uma análise do ambiente no campo de visão da câmera, processa a imagem captada pelos sensores contra a imagem vista pelo campo de visão do olho obstruído. Aplicando assim uma “distorção” na região da obstrução que permite ao usuário enxergar todos os elementos do ambientes que estavam sendo escondidos por essa obstrução. Ela também permitiria aplicar efeitos de zoom na imagem, o que a tornaria interessante até para quem possui a visão perfeita.

Apesar de o registro da patente mostrar essa tecnologia sendo usado no que parece ser um smartphone ou tablet, o mais provável é que ela seja usada em um futuro óculos de realidade aumentada (RA). O que de acordo com diversos analistas deverá ser lançado no mercado ainda no primeiro semestre de 2020.

Caso o futuro Apple Glass tenha mesmo essa tecnologia, ela pode se mostrar algo extremamente importante para pessoas com problemas visuais diversos que não causam cegueira completa, mas influenciam na capacidade de ver o mundo.

 Fonte: Canaltech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *