Assistente virtual da Amazon identificará produtos para pessoas com deficiência visual

Novo recurso da Alexa informará o nome de produtos que não são facilmente reconhecidos pelo tato, como alimentos enlatados e em caixas

Foto de um mão feminina com um produto em frente à câmera do dispositivo.
Compartilhe:

A Amazon anunciou um novo recurso para tornar a Alexa mais acessível para pessoas com deficiência visual. A partir de agora, a assistente consegue informar qual objeto está sendo apontado para o Echo Show. O dispositivo é uma versão do alto-falante inteligente com uma tela.

Batizado de Show and Tell (“mostre e diga”, em tradução livre), o recurso permite que a Alexa analise e informe o nome de produtos que não são facilmente reconhecidos pelo tato, como alimentos enlatados e em caixas.

Para isso, basta se aproximar do Echo Show e dizer frases como “Alexa, o que estou segurando?” ou “Alexa, o que está na minha mão?”. Caso seja necessário, a assistente dará orientações em áudio para que o usuário consiga posicionar o item em frente à câmera do dispositivo.

A solução, que está disponível para usuários do Echo Show nos Estados Unidos, foi criada em conjunto com funcionários da Amazon que possuem algum tipo de deficiência visual. A empresa afirma ainda que o retorno de seus clientes foi fundamental para que a opção fosse desenvolvida.

“Ouvimos dizer que a identificação de produto pode ser um desafio e algo que os clientes queriam ajuda da Alexa”, afirmou a Amazon. “Se um cliente está escolhendo uma sacola de alimentos ou tentando determinar qual item foi deixado no balcão, queremos tornar esses momentos mais simples, ajudando a identificar esses itens e fornecendo aos clientes as informações de que precisam naquele momento”.

Este não é o único recurso de acessibilidade do Amazon Echo. O dispositivo oferece ainda uma opção para exibir legendas com a resposta da assistente.

Fonte: Tecnoblog