O 4º Festival Inclusão em Cena movimenta o ecossistema da inclusão em Curitiba e região. De 20 a 22 de agosto, o Museu Oscar Niemeyer (MON) será tomado por uma programação gratuita e vibrante dedicada à diversidade, acessibilidade e transformação social. Inédito no Sul do país, o Festival se consolida em 2025 como uma das mais completas plataformas de cultura, empregabilidade, tecnologia e diálogo para pessoas com deficiência e suas famílias.
Realizado pelo Coletivo Inclusão, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Governo Federal, o Festival reúne pessoas com e sem deficiência em um espaço plural onde a arte, o encontro e as iniciativas inclusivas ocupam o protagonismo. O encerramento no dia 22/08 será feito com o grupo Tesão Piá, do humorista Fagner Zadra, cadeirante, ativista e um dos embaixadores do Festival.
Este ano, o tema “Metamorfose” conduz as atividades do evento, que conta com atrações artísticas, painéis, oficinas, mutirão de empregabilidade, serviços públicos acessíveis e soluções tecnológicas que promovem qualidade de vida e oportunidades reais para a população com deficiência. “Mais do que um evento, o Festival é uma ação coletiva, feita com e para pessoas com deficiência. Ele reúne práticas inovadoras, dá visibilidade ao talento e propõe mudanças concretas na sociedade. É uma celebração, mas também um chamado à transformação”, destaca André Caminski, gestor do Coletivo Inclusão e um dos organizadores do evento.
Além de ocupar um dos espaços culturais mais acessíveis do país, o MON, o Festival se propõe a ser inclusivo em todos os aspectos: pessoas com deficiência integram as equipes de produção, recepção, fotografia, apoio técnico e alimentação. A ação conta com o apoio de iniciativas como a Zouk Produções (primeira produtora de eventos do Brasil formada exclusivamente por pessoas com deficiência), o coletivo Somos Todos Brasucas e a Unilehu, referências em inclusão produtiva.
Toda a programação do Festival é gratuita e conta com acessibilidade comunicacional, incluindo intérprete de Libras e ações voltadas à acessibilidade física, sensorial e atitudinal.