Leila Kress e Marcia Ouricury

Compartilhe:

Minha grande amiga Márcia é cadeirante desde a infância, com grande limitação física. Até que uma pneumonia a levou para a UTI. Depois de muitos dias de luta, ela teve que ser entubada e com isso, perdemos a comunicação.

Nossa amizade já existe há mais de 20 anos, desde a faculdade. Ela é psicóloga como eu e, pessoa muito ativa, nunca permitiu que a cadeira a definisse. Criou e desenvolveu cursos de transporte e acompanhantes, ministrados no Rio de Janeiro. Ela me ensinou que vida era aquilo que estava disponível e nunca deveria ser desperdiçada. Ela desafiava os problemas e os vencia sempre. Vê-la totalmente "fora de combate" foi muito difícil.

O pior era o isolamento. Ela estava totalmente isolada, enterrada na sua solidão. Às vezes achava que ela ia desistir de lutar. Foi quando tive a ideia de fazer alguns desenhos para nos comunicarmos. Aos poucos, fomos conseguindo entender alguns desejos e necessidades e, assim, criei um Painel para Comunicação Visual. Hoje, o painel está sendo divulgado com o intuito de ajudar outras pessoas. Ele contém alguns desenhos com situações ou necessidades básicas e letras para formação de palavras.

As respostas são dadas apenas com o piscar dos olhos. Acredito que a possibilidade de comunicação reduz a distância entre a pessoa e sua recuperação. Lentamente, a Márcia está melhorando, todavia, por muito tempo, ficou sem emitir som, se utilizando da leitura labial o que tornava a comunicação difícil e lenta. O tempo foi passando e ela foi vencendo vagarosamente os obstáculos de modo quase invisível, mas crescente…

Hoje a minha amiga Márcia voltou para casa com uma traqueostomia e retomou sua vida.

De tudo isso, ficaram três lições:

A comunicação é muito importante, procure se comunicar. Encontre um caminho para sair do isolamento;

Tenha amigos e pessoas que estejam dispostas a ficar com você, não apenas para ir a festa ou para os momentos de glória, se você não construiu amigos, não contruiu nada;

Não desista, a luta pela vida precisa ser lutada toda, inteira, sem nenhum dia a menos. Deixe a vida desistir de você se for o caso, mas não desista dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *