Vinicius Rodrigues passou por uma reviravolta na vida daquelas de surpreender muita gente. No ano passado, após concluir o exército, ele perdeu a perna esquerda em um acidente de moto. Os planos de seguir a carreira militar tomaram outro rumo quando ele conheceu o paradesporto e o Instituto Mara Gabrilli (IMG). Hoje ele é uma das jovens esperanças do atletismo e uma das nossas grandes apostas para disputar as Paralimpíadas do Rio em 2016.
Assim como Vinicius, a equipe esportiva do IMG já conquistou diversas medalhas em participações de importantes campeonatos nacionais e internacionais. Nosso atleta Edson Dantas foi campeão da São Silvestre por sete vezes. Triatleta amputado, Edson personifica o espirito de superação que o Instituto imprime em todas as suas ações.
Fundado por mim em 1997, o Instituto Mara Gabrilli nasceu de uma inquietação quando sofri um acidente de carro e perdi os movimentos do pescoço para baixo. A dificuldade das pessoas em acessar qualquer tipo de serviço, e até mesmo para sair de casa, era latente e muito me incomodava.
Na época, com a ajuda de amigos, fundei a ONG para apoiar atletas com deficiência e angariar recursos para a realização de pesquisas cientificas para cura de paralisias. Nesta área, conseguimos trazer um cientista do Sourasky Medical Center, de Israel, para uma integração com médicos e pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.
Hoje, a ONG que começou com o sonho de uma tetra, cresceu e tem em seus escopo projetos robustos, que visam garantir a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Exemplo disso é o Cadê Você?, projeto que localiza e identifica pessoas com deficiência nas comunidades mais carentes de São Paulo, criando uma rede de proteção que leva por meio de mutirões, informações sobre os principais serviços existentes nas áreas de saúde, trabalho, acessibilidade, educação e direito.
De 2010 para cá, o Cadê Você? já atendeu mais de mil pessoas e contribuiu para transformar muitas realidades. Hoje, para dar continuidade ao projeto, o Instituto busca apoio de empresas que queiram trabalhar pela transformação de uma sociedade mais inclusiva.
Com muito esforço e amor, o Instituto Mara Gabrilli vem consolidando-se com projetos de marca própria, que resgata a diversidade humana em sua faceta mais vulnerável. Em nome de todas as pessoas que fazem parte dessa história, agradecemos a experiência de poder fazer parte de tantas realidades transformadas.