Imediatistas por natureza, que beleza

Compartilhe:

Somos imediatista por natureza. Queremos resultados rápidos, a dieta que nos fará emagrecer 7 quilos em 3 dias, sem sacrifícios ou escolhas alimentares, exercício que deixe nossa barriga tanquinho com apenas 3 minutos diários na superabdominatortonificaitor e tônico capilar que deixe nosso cabelo com brilho inconfundível e faça ele crescer 20 centímetros com 4 dias de uso. Vejam as propagandas, é exatamente isso que elas vendem, os milagres que tanto esperamos. Infelizmente, constatamos que em 3 dias conseguimos eliminar alguns gramas, usando 3 minutos diários o superabdominatortonificaitor nosso abdômen continua igual e nosso cabelo não cresceu nem um centímetro depois de 4 dias. Ficamos frustrados e desistimos das metas que estabelecemos, ficarmos mais magros, mais tonificados e com cabelos mais longos. Da mesma forma a maioria, das pessoas espera que o processo de transformação de nossas escolas em ambientes inclusivos seja rápido, sem sacrifícios e desafios.

A inclusão é a transformação do sistema educacional, e toda transformação leva tempo, ou você acha que uma lagarta vira borboleta do dia para noite? Inclusão é muito mais que uma abordagem para servir crianças com deficiência no contexto da educação geral, a inclusão é uma reforma que apoia e acolhe a diversidade entre todos os alunos. O objetivo primordial da educação inclusiva é a eliminação da exclusão social, seja ela por consequência da diversidade de raça, classe social, etnia, religião, sexo e habilidades. Educação é um direito básico e a fundação para uma sociedade mais justa.

Como o professor Mel Ainscow, da Universidade de Manchester, e especialista em necessidades educacionais especiais disse, a inclusão deve ocorrer em 3 níveis. O primeiro é a presença, e aqui ele fala em presença física, o estar na escola. Mas como todos nós sabemos estar na escola não garante a participação e o aprendizado. Portanto, é necessário que a criança participe, para isso é preciso que se dê condições para que a participação ocorra de forma efetiva. O mais importante de todos, é preciso garantir a aquisição de conhecimento. A inclusão pressupõe identificar e sobrepujar as barreiras que impedem o aluno de adquirir os conhecimentos acadêmicos, barreiras que podem ser arquitetônicas, curriculares, metodologia de ensino e, talvez, a mais complicada das barreiras, a atitudinal.

O processo de inclusão é de aprendizado, inclusive, o de conviver com o diferente, e isso só pode ser aprendido fazendo. A efetividade do processo de inclusão só acontecerá de fato quando as escolas tiverem claro o que desejam e o, principal, fornecerem aos professores condições de trabalho, reconhecerem que eles são fatores essenciais nesse processo de transformação. Os professores precisam de reconhecimento e valorização.

Inclusão é um processo, uma longa jornada que se aprende na viagem, retirando as pedras do caminho, adaptando-se as condições existentes, utilizando apoios nos obstáculos que consideramos de mais difícil transposição. Precisamos de coragem e vontade de fazer acontecer e dar certo.

Assim como dietas milagrosas e aparelhos de ginástica que transformam nosso corpo com apenas poucos minutos de uso, a inclusão é um processo longo e de aprendizado constante. Não podemos enfraquecer nem desistir. Não é qualquer brigadeiro que arruinará nossa dieta ou qualquer dor muscular que nos fará desistir de chegar a nosso objetivo, não é qualquer dificuldade que nos fará desistir da inclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *