Não ter preconceito é ser livre. Preconceitos são correntes que nos ligam a paradigmas e a convenções estabelecidas não sei quando, não sei por que.
Se sou senhor de minhas escolhas, não preciso advogar pelo pensamento de uma outra pessoa que manda apenas em quem tem preguiça de pensar.
De repente, encontro indivíduos por aí levantando bandeiras do que nem sabem o que significam (se é que tem algum significado!). Separatismo, exclusivismo… Só quem segue minha religião, quem torce pelo meu time, quem nasceu no meu país! Só os que são jovens ou apenas os brancos, talvez sejam só os negros ("o que essa branquela tá querendo contigo", ouvi outro dia) e, de repente, estamos nós separados e fracos em nome de uma identidade que nos deforma, porque o que tem que nos tornar belos é justamente a nossa humanidade, caldeirão comum que nos integra, nos une e nos fortalece.
As fronteiras podem ser culturais e devem existir pra preservar a história escrita dos que vieram antes de nós, naquilo que acertaram seguimos, no que "erraram", aprendemos. Mas as fronteiras culturais não precisam do valor: "melhor ou pior que o seu", nem precisam excluir ninguém, podem apenas demarcar. A própria cultura, construtora de pontes por excelência, integra o diferente também, pois cada tempo tem sua marca, cada povo seu próprio valor.
Para os que não desejam voar, aprisionem-se, não faltam por aí "verdades" pregadas como estacas, absolutas em suas posições, pesadas e vazias.
Eu sigo por aqui leve, vou aprendendo a cada dia a me livrar dos preconceitos que não me acrescentam nada, não me ensinam nada, não me trazem paz. Sigo entendendo cada vez mais, que ser gente é ser diferente, simplificando tudo que não me cabe julgar.
Se as relações humanas já são tão intrincadas e encantadoras, o fato de manter minha mente limpa do que está pré-concebido, deixa muito espaço para que eu construa a minha verdade interna, sempre relativizada pela minha humanidade e povoe com meus próprios valores meu mundo interior.
Quanto menos raízes eu tiver mais alto serei capaz de voar.