Sim, sou a favor da educação inclusiva responsável

Compartilhe:

Quem me conhece e quem já leu minhas colunas sabe que sou a favor da educação inclusiva. Sou a favor da educação inclusiva responsável. Há muitos anos estudo e tento criar meios para que isso se torne realidade, mas, infelizmente, ainda estamos longe de termos uma escola inclusiva sólida e “séria”. Por isso, sou contra o “INCLUSIVISMO RADICAL” e sou CONTRA o fechamento das APAE’s.

Uma vez fechadas as APAE’s, o destino das crianças assistidas pela instituição será a exclusão inclusiva ou, talvez, a não inclusão e, sim, o isolamento. Criar e edificar uma escola inclusiva não é fácil, exige esforço, trabalho, muito estudo, planejamento cuidadoso de cada passo e suas adaptações a partir dos resultados obtidos, exige olhar atento, exige preparo humano, exige, acima de tudo, boa vontade. O inclusivismo radical descalibrado deixará milhares de crianças fora da escola à mercê de sua própria sorte.

Se eu puder sonhar acordada, nesse momento, gostaria que as APAE’s continuassem de portas abertas e atuassem como um local de apoio para crianças no contraturno escolar, tornando, dessa maneira, o processo de inclusão em escolas regulares de ensino efetivo e eficiente. O fechamento das APAE’s é desumano, é cruel, é inconsequente, é um retrocesso enorme em todo o processo de educação de crianças com deficiência.

Sim, eu sei que pelo Plano Nacional de Educação, em validação no Congresso, prevê que nenhuma instituição poderá receber recursos públicos para prover ensino a grupos restritos, como o de pessoas com deficiência como autistas, downs, cadeirantes, paralisados cerebrais, múltiplas deficiências, dentre outros. Entendo também que é inconstitucional a manutenção de escolas especiais, já que o Brasil é signatário da convenção internacional que determina que a educação inclusiva, isto quer dizer que em 2016 TODAS as crianças devem estar frequentando escola regular inclusiva, desde que o governo dê condições para isso. Eu só não entendo a postura de fingir que está tudo sob controle quando, na verdade, ainda estamos engatinhando na inclusão e vejo muito pouca vontade do poder público para que a inclusão inclusiva, real e efetiva aconteça.

Sim, continuo a favor da educação inclusiva com responsabilidade e sonho com uma escola PARA TODOS. Sou contra o fechamento das APAE’s, sou contra medidas arbitrárias que tenham a priori objetivos políticos e não o bem das crianças, sobretudo aquelas que precisam de atenção especial e tem necessidades especiais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *