Smartphone, um bicho de 7 cabeças que pode ser domesticado! Parte 3

Compartilhe:

Se você tem alguma deficiência, muitas vezes, enfrenta dificuldades para usar o smartphone, seja com relação a mobilidade, usabilidade ou acessibilidade do dispositivo. Mas algumas funcionalidades e aplicativos podem ajudar!

Os deficientes auditivos e surdos podem usar o Prodeaf ou o Hand Talk para se comunicar com ouvintes. A pessoa digita o texto ou fala e o aplicativo traduz para Libras (Língua Brasileira de Sinais), usando um avatar que apresenta gestos e expressões faciais que ajudam na compreensão. Os dois são gratuitos.

Outro aplicativo interessante para usuários de Libras é o Uni Libras, um dicionário gratuito que possui o índice em Libras, o que facilita muito para surdos que não utilizam o português. Outro diferencial é a possibilidade de pesquisar na internet por meio de Libras, com uso de imagens, vídeos etc. Isso ajuda demais os surdos que encontram dificuldade com o português a se tornarem mais autônomos em seus estudos, trabalho e lazer.

O aplicativo Que Fala é muito interessante, pois ajuda pessoas com dificuldades de fala, mudas etc., que não utilizam Libras, a se comunicarem, pois identifica, pode meio de imagens, o que a pessoa quer dizer. Da mesma forma, funciona o TapToTalk que permite, inclusive, que a pessoa faça upload de suas próprias imagens personalizadas. Também é útil para pessoas com deficiência intelectual.

Pessoas com deficiência física, dificuldades motoras etc. encontram uma incrível gama de aplicativos específicos que ajudam na utilização do smartphone e na realização de tarefas. Além do leitor de telas, disponível para Android (Talkback), Windows (Narrador) e iOS (Voice Over), que permite a leitura de tudo o que há na tela do smartphone, aplicativos, textos, internet etc. Com o leitor de telas, você não precisa saber onde estão os ícones, enxergar ou tocar neles para abrir. Basta navegar com os gestos específicos e sem tocar no ícone desejado, apenas navegando por ele, você pode tocar em qualquer ponto da tela e abri-lo. Com ele, é possível ler textos, livros, por exemplo, no aplicativo do Kindle. Ou navegar pela internet, ler e-mails, textos de aplicativos, mensagens de texto, interagir em aplicativos sociais, como Facebook, Twitter, WhatsApp etc.

Com o uso dos assistentes virtuais, como a Cortana (Windows), Google Now (Android) e Siri (iOS), é possível automatizar diversas tarefas no seu celular, como realizar ligações, agendar compromissos, enviar e-mails, SMS, abrir e-mails, sites, aplicativos e muito mais, sem precisar usar as mãos, apenas com comando de voz. Com a nova funcionalidade que o Google anunciou recentemente, será possível, inclusive, com um só comando, direto do Google Now, enviar uma mensagem para o WhatsApp, por exemplo.

A Samsung está desenvolvendo um aplicativo que permitirá à pessoa com deficiência física navegar/explorar o smartphone sem o uso das mãos, com periféricos como mouse de cabeça, controle óptico etc.

Muitos desses aplicativos também servem para as pessoas com deficiência visual (cegueira ou baixa visão), que podem, sem usar as mãos ou saber a posição dos itens na tela, comandar o aparelho e suas tarefas de rotina.

Esses são apenas alguns exemplos, pois são centenas de aplicativos que ajudam a se locomover, tirar fotos, comunicar-se, encontrar locais, pesquisar na internet, reconhecer notas de dinheiro, cores e objetos, para encontrar transporte público, saber se determinados locais são acessíveis e muito mais!

O que você está esperando para domesticar o seu bichinho chamado celular?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *