Eventos pelo Brasil marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Símbolo da acessibilidade
Compartilhe:
 Daniel Limas, da Reportagem do Vida Mais Livre

No período de 21 a 28 de agosto, comemora-se, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esta data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Neste ano, o tema é Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos.

Segundo o último Censo, realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência (23,9% da população do país). Das quais, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.

Aproveitando o tema, a Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil) lançou em julho de 2014 o Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual, que tem o intuito de promover para as pessoas com deficiência e seus familiares esclarecimentos acerca dos seus direitos e para o verdadeiro exercício da cidadania. Este manual foi desenvolvido pela Assessoria Jurídica da instituição com uma linguagem de fácil compreensão. Clique aqui para fazer o download.

Pelo país, muitos municípios e instituições estão promovendo ações em prol desta importante parcela da sociedade:

São Paulo

Itu
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itu promove, de 21 a 30 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Como parte da programação haverá a palestra “Linguagem do corpo e leis universais para a autocura” com Cristina Cairo. Na palestra, Cristina explica como ocorrem os acidentes, as doenças e como fazer para neutralizar este processo, descobrindo o caráter e a personalidade por meio do formato do corpo, dando dicas para uma boa saúde e uma vida bem melhor. O trabalho visa o equilíbrio físico, emocional e mental através da mudança comportamental. Os interessados podem fazer inscrição pelo telefone (11) 4022-4604 ou pelo e-mail secretaria@apaeitu.org.br

No dia 29 ocorrerá o Dia da Beleza, em parceria com o Espaço Hinode de Itu. Além das atrações, durante todo o dia haverá pinturas faciais e sorteio de produtos do Espaço. E para os alunos e usuários da APAE terá distribuição de meias doadas pela Empresa Têxtil Santa Rita e distribuição de sucos e gelatinas com o apoio da Lual Alimentos.

Confira a programação completa:

21/08 – 14 horas
Palestra: Higiene Pessoal e Saúde
Parceria com o Hospital São Camilo de Itu

25/08 – manhã e tarde
Atividade externa com os alunos e usuários

26/08 – 12 às 16h30
Bazar Clube de Mães na APAE de Itu

27/08 – 8 às 13h30
Visita dos alunos do curso de Enfermagem do Ceunsp de Itu

28/08 – 9 às 14 horas
Apresentação dos cães da Guarda Civil Municipal de Itu
Palestra: “Cuidar dos Cães” com Drª Natali
19 horas
Palestra: “Linguagem do corpo e leis universais para a autocura” com Cristina Cairo

29/08 – 9 às 14 horas
Visita do Corpo de Bombeiros de Itu
10 às 17 horas
Dia da Beleza com: limpeza de pele, limpeza de mães e peeling capilar gratuitos
10 às 15 horas
Apresentação com as artistas circenses Ana Cristina e Jéssica Dario da Cia Circenses Sweet Lira.
13 horas
Show com o cantor Yohan Mota

30/08 – 21 às 03 horas
Tradicional Noite do Queijo e Vinho
Show da Banda Eros

Piauí
Teresina

Dentre as atividades programadas para a semana, as práticas esportivas ganharão destaque, levando a população que possui alguma deficiência à competições de basquete, tênis, futebol, vôlei, dentre outros esportes. A ação faz parte do projeto Desporto Acessível, realizado pelo segundo ano na Nova Potycabana. Esta edição acontecerá no dia 22, no horário de 16h às 19h e contará também com atrações culturais.

Em 25/08, haverá um evento organizado pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Piauí (Apaes PI), que contará com diversas atividades, dentre apresentações culturais, jogos, passeios e bazares. Será na Apae do bairro Piçarra e se estende até o dia 28, cujo encerramento será realizado na Nova Potycabana.

Alagoas
Maceió

Numa parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), e o Governo do Estado, será realizada, de 18 a 24 de agosto, a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência Física. O objetivo do evento é disseminar a inclusão social de pessoas com deficiência, por meio da prática esportiva.

O cronograma de atividades terá início com o primeiro “Curso de iniciação ao esporte paralímpico”, ofertado pela Semel. As aulas, que se estendem de segunda-feira (18) até quarta-feira (20), serão ministradas pelos técnicos do Comitê Paralímpico Brasileiro em três modalidades: atletismo, natação e futebol de sete.

A programação do evento continua, no sábado (23), com o dia do Lazer na Praia. A equipe técnica da Semel, composta por educadores físicos, além de professores voluntários, vão ofertar atividades de recreação, frescobol, futebol amputados, frisbee, voleibol sentado e bocha adaptado, a partir das sete horas da manhã, nas quadras de esporte da Praia de Pajuçara, em frente ao antigo Beer CRB.

O encerramento das atividades acontece no domingo (24), na Praça do Centenário, no bairro do Farol, durante o “Lazer na Praça”. No local, os portadores de deficiência física, atendidos por várias associações, poderão expor seus trabalhos artísticos desenvolvidos em parceria com essas entidades, além de terem acesso às ações dentro da programação dominical.

Santa Catarina
Criciúma

Durante essa semana serão realizadas várias atividades junto com alunos, pais e população. Segue  a programação:

19/08 – Amostra Vocacional Rogacionista Diocesana com participação de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. Atividades em dois períodos: 8h30min e 14 horas.

21/08 – Culto Ecumênico, às 19 horas, na sede da Apae Criciúma.

25/08 – Folclore com apresentação dos alunos da Escola Jairo Tomazi. Atividades em dois períodos: 8h30min e 14 horas.

27/08 – Festival de Atletismo na Unesc.

28/08 – Tarde dançante no Palmeirinhas Clube, no bairro Jd. Angélica.

Içara
A programação conta com show de valores, panfletagem, piquenique, baile, festa da família, Apae na praça, Palestras, cinema 3D, missa da saúde e visita ao Parque Ecológico de Maracajá.

Paraná
Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, a programação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação envolve  palestras, Orientações sobre Deficiência Visual, Encontro de Educação Especial e a II Formação Continuada na Área de Educação Especial, no Centro Profissionalizante da APAE, onde os profissionais da rede municipal de ensino tem oportunidade de aprendizagem para o exercício profissional docente.

Uma das atividades que pretende chamar a atenção de toda a comunidade iguaçuense é a distribuição do Guia Básico de Inclusão Social, em pontos estratégicos da cidade, como locais de visitação turística.

Guaratuba
A abertura da Semana, nesta quinta-feira (21), será nos meios de comunicação e nas redes sociais com a divulgação de cartazes e folders da campanha com promessa de surpresas para o público.

Na sexta (22) os participantes vão até as escolas e locais de grande movimento distribuir materiais informativos sobre os temas.

No domingo (24), haverá uma missa de Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Na terça-feira (26) será feita uma “Blitz Cidadã” nos órgãos públicos com a participação dos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e APADVG (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Guaratuba) e da equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Governo, Urbanismo e Administração.

Na quinta (28), será realiza da Caminhada “Eu Não existo Longe de Você”, com concentração na praça Alexandre Mafra às 13h30. Os participantes se dirigem até o Ginásio de Esportes José Richa onde haverá o encerramento, previsto para as 15h30, de novo com a presença da prefeita Evani Justus, secretários municipais, vereadores, Apae e APADVG.

Rio Grande do Norte
Assu

Programação

Quinta-Feira (21/08)
Abertura da Semana
Entrevista ao “Panorama do Vale” (Rádio Princesa do Vale)
– 18h às 19h

Sexta-Feira (22/08)
Palestra: Construindo Caminhos na Perspectiva dos Direitos Fundamentais da Pessoa com Deficiência
– 9h às 11h (Sede Apae)

Sábado (23/08)
Entrevista ao “Radiola de Cabaré” (Rádio Princesa do Vale)
– 13h às 15h

Segunda-Feira (25/08)
Dia da Beleza
Equipe de Cabelereiros Solidários
– 8h às 11h (Sede Apae)

Terça-Feira (26/08)
Manhã do Bem Estar
Profissionais da Apae e convidados parceiros da instituição
– 8h às 11h (Sede Apae)

Quarta-Feira (27/08)
Exposição “Artes da Inclusão” (Autores: Assistidos da Apae)
– 8h às 11h (Cine Teatro Pedro Amorim)-

Quinta-Feira (28/08)
Encerramento da semana com passeio de trenzinho
– 7h às 10h (Saída: sede APAE/Assu)

Minas Gerais
Divinópolis

Acontece em Divinópolis, entre os dias 24 e 30 de agosto, a 2ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com o tema “Um novo olhar para as diferenças”. O evento contará com atrações musicais, palestras, exposições, serviços na área da saúde, entre outras atividades.

A abertura do evento será no dia 24 de agosto na Praça da Catedral e terá atrações musicais, balé das crianças das instituições, apresentação do projeto fonte de luz, show da Banda Tekillas, além de apresentações culturais das instituições, exposição, artesanato, prestação de serviços na área da saúde e sociais, brincadeiras entre outras atrações a serem confirmadas.

Entre os dias 25 e 29, as instituições realizarão atividades internas, a escolha de cada uma e o encerramento acontece no dia 30 de agosto com a ‘Cadeirada Unificada’ que terá saída da Praça do Santuário, seguindo pelas principais ruas da região central. Segundo a organização, a ação busca interação das pessoas com a realidade daqueles que têm deficiência. Os participantes poderão realizar trajetos manobrando cadeiras de rodas, com vendas nos olhos e com bengalas para deficientes visuais, destacando a questão da acessibilidade.

Mato Grosso
Rondonópolis

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rondonópolis (Apae) promove entre 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, sempre abordando um tema, e este ano é “Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos!”.

No domingo, 24 de agosto, o Rotary Club Rondonópolis Rondon realiza, no salão de eventos do Caiçara Tênis Clube, a tradicional ‘Costelão da Apae’ com renda totalmente revertida para a associação. Há mais de 20 anos o Rotary promove o evento, a renda é utilizada para custear parte das despesas da Apae de Rondonópolis.

O evento inicia às 11 horas. Como já é de conhecimento dos participantes, será necessário levar pratos e talheres. O cardápio terá costela bovina assada, acompanhada de arroz, salada verde, farofa, mandioca, maionese, pão e venda de bebidas. Informações pelo telefone (66) 3422-2985.

Outro destaque da programação será palestra com médico geneticista Francis Galera, na quarta-feira (27-08), a partir das 13 horas, com o tema ‘Mucopolissacaridoses: aspectos clínicos e diagnósticos’.

PROGRAMAÇÃO
21/08 – 08h30 – Missa de abertura na Apae;
22/08 – Oficina de beleza;
24/08 – Realização do 22º Costelão no Caiçara Tênis Clube;
25/08 – Visita dos ‘Divertores da Alegria’;
26/08 – Sessão de cinema para os alunos no Rondon Plaza Shopping no período da tarde;
27/08 – Palestras na escola CIE (13 horas)
– geneticista Dr. Francis Galera
– assistente social do INSS ;
28/08 – A entidade estará aberta para visitas.